Connect with us

Especialize-se

Como a sua pós-graduação se relaciona com o desenvolvimento pessoal?

desenvolvimento pessoal
Tempo de Leitura: 4 minutos

Se as mudanças profundas e realmente impactantes começam com você, nada mais natural do que concentrar os principais investimentos em si mesmo, ou seja, no seu desenvolvimento pessoal. É a partir daí que todo o restante — incluindo o tão desejado reconhecimento profissional — vem à tona.

Imagine a possibilidade de aumentar as chances de promoção onde você trabalha. Melhor ainda: pense em como seria bom passar a ser cobiçado por outras empresas, dispostas a oferecer salários acima da média só para contar com sua presença.

Essas e outras conquistas só se materializam se houver uma harmoniosa combinação entre desenvolvimento pessoal e plano de carreira. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o primeiro item, comprovando como ele está intimamente relacionado à pós-graduação.

Pronto para descobrir como a continuidade dos seus estudos faz toda a diferença no seu futuro profissional? Confira os principais detalhes na sequência! 

Qual a importância de investir em desenvolvimento pessoal?

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que investir em desenvolvimento pessoal está longe de ser algo passageiro. Na verdade, a prática é contínua e, talvez, nunca tenha sido tão necessária como no momento mais recente.

Afinal, o mundo passa por grandes mudanças. O mercado, de modo geral, é caracterizado por um constante processo de transformação digital, impulsionada pela aceleração do progresso tecnológico dos últimos anos. Para os profissionais das mais diversas áreas, o resultado disso consiste em uma vasta gama de novos conceitos e, essencialmente, novas ferramentas de trabalho.

Dado o aumento da competitividade do mercado de trabalho, você precisa encontrar meios de se diferenciar da concorrência. Para tanto, é fundamental se inteirar a respeito das novidades e mecanismos recém-adotados no seu segmento de atuação.

Além de todo o contexto caracterizado pelo avanço da tecnologia e cultura da inovação, outras competências individuais devem ser constantemente aprimoradas. Assim, essa verdadeira jornada de autoconhecimento também compreende o relacionamento interpessoal, a inteligência emocional e a gestão de conflitos. 

Como a educação superior contribui para isso?

O formato característico da formação superior é determinante nos rumos a serem tomados pelo desenvolvimento de carreira. O que muita gente se esquece é que tanto a graduação como a pós-graduação também estão intimamente ligadas ao processo de formação do indivíduo e da compreensão do seu papel na sociedade.

Tudo acontece de maneira simultânea por conta das experiências únicas vivenciadas durante essa fase acadêmica de aprendizagem. O mesmo processo se repete ao longo de outros tipos de cursos, mas as bases são montadas ao longo da vivência universitária inicial. Além disso, observe o ponto mais importante: é na pós-graduação que elas são ampliadas.

Ampliação de conhecimento

É no decorrer da pós-graduação que você tem a oportunidade de entrar em contato com determinadas especificidades. As escolhas dos tópicos a serem abordados dependem, é claro, dos objetivos de cada curso. 

Independentemente disso, o fato é que o estudante passa a se concentrar em aspectos detalhados da sua área de trabalho. Ao se transformar em um profissional cada vez mais completo, você também acrescenta novos capítulos na sua jornada de crescimento pessoal.

Trata-se, inclusive, de uma consequência do método de aprendizagem. Sempre que nos aprofundamos em partes ainda desconhecidas de nossa formação, somos tomados instantânea e simultaneamente por algumas reflexões.

Pensar sobre como certas descobertas serão usadas a nosso favor no mundo do trabalho é um exemplo. Outro seria considerar os impactos positivos das possíveis aplicações em nosso desenvolvimento pessoal. Cabe frisar que essa abertura de horizontes é síncrona e, com frequência, quase imperceptível.

Desenvolvimento de novas habilidades

Além de habilidades técnicas, outro fator a ser considerado se refere às chamadas atualmente de soft skills, que nada mais são do que um conjunto de habilidades subjetivas, comportamentais e sociais.

Em uma pós-graduação, você dá sequência ao aprimoramento da forma como lida com suas próprias emoções e, principalmente, com outras pessoas. Para que essa fase de aperfeiçoamento entre em ação, nada melhor do que avaliar como está sua capacidade de interagir com o outro.

Por razões elementares, as soft skills contribuem bastante para a evolução pessoal positiva. Na prática, a ideia é fazer com que o indivíduo (estudante e profissional) melhore sua gestão do tempo, sua clareza comunicacional e sua adoção de princípios éticos.

Networking

Enquanto aprende todas essas coisas, você também atualiza sua rede de contatos. Ela se mostra muito útil na hora de ficar por dentro de algum evento imperdível ou de uma grande oportunidade de emprego.

Cursos de pós-graduação ajudam a fortalecer o networking pelo fato de, geralmente, contarem com a participação de muitas pessoas já empregadas e em busca de aperfeiçoamento.

No mais, quanto mais robusta for essa rede, maior será a probabilidade de obter informações importantes e, muitas vezes, privilegiadas. Certifique-se apenas de usar as melhores estratégias de marketing pessoal para que o networking seja devidamente aproveitado.

Quais os benefícios de investir no seu desenvolvimento?

Há diversas recompensas para quem se dedica a se tornar um ser humano melhor e um profissional em sintonia fina com a inovação de sua época.

Possibilidade de salários mais altos

Quanto maior e, sobretudo, útil for o grupo de habilidades técnicas e sociais desenvolvidas ao longo de sua trajetória de vida, maior a chance de ser bem remunerado por isso.

Para ocupar cargos relevantes, como os de coordenação ou gerência, é necessário foco, planejamento e muito estudo. Só chega lá quem convence seus superiores de que é a pessoa mais preparada, sob quaisquer aspectos, para tomar decisões.

Satisfação profissional

Existe um rol de detalhes que constituem a chamada satisfação profissional, como:

  • trabalhar em uma empresa de renome e que mantém um trato especial com seus colaboradores;
  • ver o talento reconhecido e valorizado;
  • conquistar os cargos almejados;
  • ser muito bem pago para fazer o que gosta.

A todos esses fatores se junta a percepção de propósito atrelado às funções desempenhadas. Em outras palavras, você se sente parte indispensável de um movimento maior que produz resultados valiosos para a organização e a sociedade. 

Capacitação para novos desafios

Por fim, mas tão importante quanto as demais vantagens, aparece a preparação para encarar dificuldades e encontrar soluções. Isso se deve ao fato de que você se sente mais preparado e confiante para participar de projetos desafiadores.

Como você pôde ver, ainda há muito o que conquistar por meio de uma pós-graduação, plenamente ligada ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Resta somente o cuidado de selecionar uma instituição de ensino pronta para ajudar nessa caminhada.

Que tal ir em busca dos seus sonhos agora mesmo? Conheça os cursos de pós-graduação da Unyleya e se surpreenda com o que você é capaz de aprender!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.