Connect with us

Especialize-se

Qual é o futuro do mercado de trabalho e como se preparar para ele?

futuro do mercado de trabalho
Tempo de Leitura: 4 minutos

O futuro do mercado de trabalho preocupa você? Saiba que, assim como a sociedade, diversas áreas de atuação estão passando por uma série de mudanças a fim de acompanhar as transformações que são incentivadas, sobretudo, pelo uso da tecnologia. É por isso que estar de olho nas tendências é tão importante.

Além do mais, desenvolver as habilidades e competências que o mercado de trabalho procura é uma estratégia para se destacar diante dos concorrentes e conseguir melhores oportunidades de trabalho. Sendo assim, a atualização se torna fundamental para construir uma carreira de sucesso.

Quer saber como se preparar para o futuro do mercado de trabalho? Então, entenda as áreas que prometem se destacar nos próximos anos e as características mais esperadas dos profissionais promissores!

Panorama do mercado de trabalho atual

O cenário atual do mercado de trabalho é a de transição de fases. Se por um lado é possível encontrar desafios que precisam ser rapidamente enfrentados, por outro, existem vários recursos disponíveis para o desenvolvimento social. Por isso, é preciso considerar um conjunto de fatores.

As taxas de desemprego estão aumentando por várias razões, principalmente por conta das instabilidades econômicas que o país vem sofrendo há anos e devido aos efeitos da pandemia. Essa é uma preocupação ainda mais forte para as áreas de trabalho que estão se tornando obsoletas.

A tendência à informalidade do trabalho também é notável, seja como uma alternativa para a geração de renda ou como efeito das novas dinâmicas sociais trazidas pela revolução tecnológica. Esse é outro fator que precisa ser analisado, pois pode impactar muito a organização do trabalho em um futuro próximo.

Ao mesmo tempo, com o aumento do uso da internet, mais pessoas estão tendo acesso a informações valiosas para o desenvolvimento profissional e pessoal. Isso implica em mais formas de buscar o conhecimento, como o aumento da procura por cursos online e faculdades EAD.

Desse modo, para se preparar para o mercado de trabalho do futuro, é preciso considerar o contexto que estamos vivendo. As tendências apontam para a necessidade de investir na educação como forma de se adaptar às mudanças e como diferencial para encontrar melhores oportunidades profissionais.

Áreas que devem estar em alta no futuro

Tendo em vista todos esses fatores, vale a pena conhecer algumas áreas que prometem se destacar cada vez mais no mercado de trabalho. Confira a lista a seguir!

Ciência de Dados

A transformação digital trouxe diversas mudanças e facilidades para a sociedade, de modo que a tecnologia faz parte da realidade de praticamente todas as pessoas, mesmo que indiretamente.

Dentro desse contexto, a Ciência de Dados se destaca bastante. Afinal, para lidar com o grande volume de informações utilizadas na internet e no desenvolvimento de tendências tecnológicas, é preciso conhecer as técnicas mais adequadas.

As áreas de trabalho que se dedicam à análise de dados e à construção de programas que lidam com esse tipo de conteúdo são algumas das mais promissoras ao pensar no futuro do mercado de trabalho. É por isso que apostar em uma graduação ou uma pós-graduação relacionada ao tema é uma boa ideia.

Engenharia Ambiental

Ao mesmo tempo que há o intenso desenvolvimento tecnológico da sociedade, existe o desafio do rápido esgotamento de recursos naturais, que compromete tanto a integridade do meio ambiente quanto as condições de vida para a espécie humana.

É por isso que profissões sustentáveis e áreas de estudo voltadas para a preservação ambiental como aliada do desenvolvimento social estão recebendo cada vez mais atenção no mercado de trabalho. A Engenharia Ambiental é um bom exemplo disso.

Administração Pública

Algumas áreas nunca deixam de estar em alta no mercado. Esse é o caso da Administração Pública. A gestão de órgãos voltados para a organização da sociedade é fundamental para manter as funções do estado e atender às necessidades da população.

Características que devem ser demandadas

Não são apenas as áreas em alta no futuro do mercado de trabalho que você precisa conhecer. As características que são esperadas para esse novo contexto também são importantes para ir em busca da preparação adequada.

Sendo assim, veja algumas habilidades que serão indispensáveis para o novo mercado de trabalho e saiba como se preparar!

Flexibilidade

Ser uma pessoa flexível é fundamental para identificar o momento certo de começar novos planos e ajustar os que já existem. Essa capacidade nada mais é do que a de criar estratégias para driblar os problemas que poderiam afetar consideravelmente as suas metas, sem perder o foco dos objetivos.

Capacidade de adaptação

O novo contexto exige de você habilidades que ainda não foram totalmente desenvolvidas? Então, é hora de começar a se adaptar. A resiliência, assim como a flexibilidade, são muito procuradas por recrutadores e fazem toda a diferença para um profissional do futuro.

Inteligência emocional

Saber como gerir as emoções de forma benéfica, controlando a impulsividade e mantendo o foco no que é importante no momento, também é outra competência necessária para se destacar no futuro do mercado de trabalho.

Inclusive, a inteligência emocional contribui para o desenvolvimento de várias outras habilidades fundamentais para ter sucesso na carreira e conquistar ótimas vagas de emprego.

Importância de investir em uma especialização

Quer saber como se destacar no futuro do mercado de trabalho? Comece a se preparar para as mudanças agora mesmo. Uma pós-graduação tem sido cada vez mais essencial para qualquer profissão, além de ter de tudo para oferecer a você o conhecimento necessário para acompanhar as mudanças da sociedade e se tornar um profissional atualizado.

Além do mais, em uma especialização você tem a oportunidade de desenvolver habilidades que podem se tornar o seu diferencial nos próximos anos no mercado de trabalho. Assim, é possível se sentir ainda mais confiante no futuro e apostar nas melhores vagas de emprego.

Para isso, contar com uma instituição de ensino de qualidade é fundamental. Com isso, o seu investimento vai valer muito mais a pena e será possível obter ótimos resultados com a pós-graduação.

Agora que você entende o que esperar do futuro do mercado de trabalho, chegou a hora de dar os primeiros passos para a sua preparação. Que tal começar investindo na educação? Desse modo, é possível adquirir conhecimentos e habilidades fundamentais para se manter por dentro das novidades e aproveitar as melhores oportunidades.

Ficou com alguma dúvida ou quer deixar uma sugestão sobre o assunto? Sinta-se à vontade para comentar no espaço abaixo!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.