Connect with us

Bit&Byte

Quer trabalhar com tecnologia? Veja quais áreas estão em alta!

trabalhar com tecnologia

O mundo está cada vez mais digitalizado. A chegada da revolução industrial 4.0, que até poucas décadas parecia distante, fez com que muitos negócios acelerassem a transformação para se adaptar às novas necessidades. Por isso, trabalhar com tecnologia é uma grande oportunidade para a carreira.

Fato é que muitas das chamadas profissões do futuro exigem conhecimentos tecnológicos mais específicos. Isso sem contar que diversas áreas — a exemplo da saúde — vêm sofrendo impactos positivos com a chegada de novos softwares e da inteligência artificial, que ajudam em diagnósticos mais precisos.

Conversamos com Andreza Vieira, Coordenadora de cursos de pós-graduação a distância na Unyleya, que nos contou como anda o mercado de tecnologia e deu dicas para quem deseja atuar nessa área. Continue a leitura!

A transformação digital e a busca por profissionais de TI

A transformação digital já é realidade. Basta olhar ao redor. Cada vez mais contamos com aplicativos e internet para facilitar atividades do dia a dia. Diversas empresas e profissões, inclusive as que não têm relação direta com tecnologia, também têm se transformado para se adaptar às necessidades do mercado.

“A revolução está ocorrendo diante de nossos olhos, em todo o mercado de trabalho. Hoje, não há como se inserir, competitivamente, no meio profissional, sem estar em sintonia com as principais tecnologias atuais”, considera Andreza Vieira.

A Coordenadora acredita, então, que o profissional de TI passou a ser mais valorizado. “Para digitalizar todos os processos, precisamos de pessoas formadas em TI. Empresas e instituições públicas alocam, constantemente, cada vez mais vagas a essas pessoas, que ajudam a viabilizar as atividades-fim. Um profissional de TI bem qualificado é, então, fundamental. Contudo, eles estão escassos no mercado, o que é uma grande oportunidade para quem desejar se capacitar na área”.

Principais áreas e carreiras em alta do profissional de TI

O mercado se inova rapidamente, por isso existem muitas áreas propícias para trabalhar com tecnologia. Segundo Andreza, algumas das principais são as seguintes!

Computação em Nuvem (Cloud Computing)

O trabalho de cloud computing permite ajudar uma empresa a deixar de lado um pesado investimento em infraestrutura. Boa parte das organizações já migraram para esse modelo. “Muita coisa, hoje, está ‘na nuvem’. Há diversos serviços que são oferecidos tanto a pessoas físicas como jurídicas”, explica a Coordenadora.

Blockchain

É um nicho bem específico e trabalha com registros e transações de criptomoedas, deixando o processo seguro e confiável. Como o uso dessas moedas cresce a cada instante, a área segue o mesmo ritmo.

Desenvolvimento Full Stack

O desenvolvedor de full stack atua em diversas etapas e partes de um sistema, como servidor, banco de dados, back-end e front-end. No entanto, cada projeto é totalmente diferente e pode exigir, também, conhecimentos mais específicos.

Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

“Com a febre por aplicativos móveis nesses últimos tempos, podemos dizer que o Desenvolvedor Mobile está cada vez mais sendo requisitado no mercado, mas é difícil encontrar profissionais bem capacitados”, explica Andreza.

DevOps

“O termo surgiu da união das palavras ‘desenvolvimento’ (development) e ‘operações’ (operations), que simboliza a infraestrutura. As práticas DevOps incentivam a implantação mais rápida de códigos, e com menos riscos de falhas”, considera a Coordenadora.

Experiência e Interface do Usuário

“O Especialista em UX (User Experience) também é uma boa carreira, devido ao crescimento de plataformas digitais. Além disso, os usuários estão cada vez mais exigentes. Uma forma de se destacar é pensar em toda a jornada de uso de uma aplicação e como melhorá-la cada vez mais”, continua Andreza.

Business Intelligence (BI)

O profissional de Business Intelligence oferece apoio às decisões de uma empresa por meio do processo de captação de dados. A área engloba diversas ferramentas, aplicativos e metodologias que examinam um conjunto de dados e os apresentam em relatórios.

Big Data

“O Cientista de Dados também cresce, devido à explosão de dados no mundo inteiro, sendo necessário muito conhecimento em técnicas no contexto de Big Data. Esse profissional faz o processamento de dados históricos”, esclarece a Coordenadora.

Robótica

O profissional da área desenvolve processos relacionados à mecatrônica, programação, manutenção e operação de robôs. Na prática, o trabalho se dá em tecnologias de máquinas, computadores, softwares e sistemas.

Inteligência Artificial

A área é vasta e possibilita diversas funções, como a criação de carros que se movem sozinhos, implementação de chatbots e sistemas que ajudam no diagnóstico de uma doença.

Data Protection Officer (DPO)

Essa é uma das carreiras mais promissoras. É possível atuar, por exemplo, como Data Protection Officer (DPO), ou Encarregado de Dados, na tradução, cargo mencionado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Agora, todas as empresas que manipulam dados de seus clientes devem seguir o que rege essa lei. Toda empresa deve ter um funcionário com essa responsabilidade”, completa Andreza.

Internet das Coisas

O profissional planeja, desenvolve, analisa e implementa sistemas para a Internet das Coisas, área que trata da conexão de objetos cotidianos à web.

Cursos da Unyleya que possibilitam trabalhar com tecnologia

Alguns dos cursos oferecidos pela Unyleya para trabalhar com tecnologia são:

Diferenciais da Unyleya

Os cursos da Unyleya na área de tecnologia contam com uma série de diferenciais exclusivos, como destaca Andreza!

Atualizações constantes

“Na área de TI, as coisas mudam rapidamente. São processos, ferramentas, tecnologias, metodologias. Nesse sentido, temos a preocupação de realizar atualizações constantes nos cursos”.

Cursos alinhados às exigências

“O conteúdo abordado é definido com base nas exigências do mercado de trabalho, para o aluno se atualizar com as novas tendências. Os cursos são voltados para a prática, assim ele pode colocar a mão na massa desde o início e ter um aprendizado mais efetivo”. 

Certificações valorizadas

“Alguns cursos são, também, treinamentos para certificações. O de Data Protection Officer (DPO), por exemplo, conta com disciplinas que preparam para as da EXIN. Dessa forma, além do grau de especialista, o aluno tem oportunidade de adquirir habilitações que dão um diferencial ao título”.

Corpo docente

“Outro diferencial é o corpo docente, que é formado por profissionais experientes que atuam no mercado seguindo a mesma área da disciplina que lecionam”, finaliza Andreza.

Bem, a conexão entre tecnologia e mercado de trabalho, como você viu, é alta, já que empresas que desejam continuar competitivas precisarão investir em profissionais da área. Sendo assim, trabalhar com tecnologia é uma escolha que tem tudo para fazer sua carreira ter sucesso.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o trabalho com tecnologia? Aproveite e curta nossa página no Facebook para acompanhar de perto outros conteúdos informativos como este!

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD