Connect with us

Inicie Sua Carreira

Dia do profissional de TI: oportunidades e desafios desse mercado!

Vamos comemorar o dia do profissional de TI? Vem com a gente e descubra por que essa carreira está ganhando cada vez mais destaque na sociedade!

dia do profissional de ti
Tempo de Leitura: 4 minutos

No dia 19 de outubro é comemorado o dia do profissional de TI, área que, cada vez mais, ganha importância na sociedade. Afinal, o mundo hoje é digital, mas só chegamos nesse cenário devido à criatividade e dedicação de quem escolheu seguir essa carreira.

Nesse sentido, é fundamental aproveitarmos essa data para entender uma série de aspectos, como a evolução da tecnologia nas últimas décadas, o papel desse profissional em cada passo da transformação digital, os desafios e as possibilidades de atuar nesse segmento.

Para tratar desse assunto, preparamos este post. Continue a leitura e descubra por que investir na carreira de TI é sinônimo de sucesso!

Por que comemorar o dia do profissional de TI?

É uma data que representa o reconhecimento de todo o pessoal que trabalha nesse setor que não para de crescer. Estamos falando de analistas de sistemas e de redes, desenvolvedores, engenheiros de softwares, programadores e muitos outros profissionais responsáveis pelos avanços e bom funcionamento de tudo o que se relaciona à TI.

A tecnologia otimiza os fluxos de trabalho, melhora a produção e reduz custos em empresas de todos os portes e segmentos. Ganha cada vez mais espaço com a transformação digital, automatizando diferentes processos para entregar produtos e serviços com melhor qualidade aos consumidores.

Nesse sentido, a TI é uma área com boas perspectivas, alta empregabilidade e que não se abala diante de crises econômicas. Tem ainda a vantagem de oferecer diferentes carreiras, ou seja, pessoas com diferentes perfis profissionais podem se dar bem no setor.

Como foi a evolução da tecnologia ao longo dos anos?

Quando a gente pensa em TI volta o olhar para o futuro e já associa a termos como Big Data, Internet das Coisas (IoT), cloud computing e inteligência artificial. Contudo, essa área começou a dar os primeiros passos e se estruturar na década de 1960 por conta da necessidade do processamento de dados nas organizações.

Foi a época dos grandes computadores e sistemas de controles operacionais. Assim, quem se interessava pela área buscava a qualificação técnica justamente em processamento de dados.

Somente na década de 1980 é que o computador começou a ocupar um espaço no cotidiano das pessoas, no entanto somente nos países desenvolvidos. Quanto à Internet, ela ganhou mais velocidade a partir dos anos 2000 e passou a ser fundamental na rotina e serviços.

Foram grandes transformações que mudaram, inclusive, o mercado de trabalho, tanto é que existem alguns empregos ameaçados pela tecnologia.

Qual carreira mais combina com você?

Indústria 4.0

A cada evolução, novos recursos e segmentos foram surgindo, abrindo mais oportunidades para os profissionais da TI. Atualmente, a transformação digital ou indústria 4.0 já é uma realidade para muitas empresas, sendo que os negócios que ainda não se adaptaram a esse novo cenário podem ficar para trás.

Estamos falando de um novo modelo de produção e funcionamento das organizações, com a implementação de dispositivos cada vez mais inteligentes. Dessa maneira, trabalhar com TI significa trilhar uma carreira ascendente.

Qual a importância do profissional de TI para a sociedade?

Não é exagero dizer que a tecnologia já faz parte da nossa vida. As inovações não param de surgir em diferentes áreas, trazendo uma série de benefícios para a sociedade.

Saúde

Na saúde, por exemplo, esses avanços são responsáveis por diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes, o que resulta em maior longevidade e melhor qualidade de vida da população.

Educação

Na educação, a modalidade 100% digital já é uma realidade, permitindo que mais pessoas possam conquistar o diploma de ensino superior ou realizar cursos de pós-graduação, mesmo que residam distantes de faculdades. Tem, portanto, um valor social, tornando o ensino mais acessível.

Carreira

Há as vantagens da TI para a carreira, possibilitando o trabalho em home office da mesma forma como se o colaborador estivesse presencialmente na empresa.

Serviços

Tem ainda as facilidades de realizar os serviços bancários e fazer compras em ambientes digitais, uma comodidade e tanto para as pessoas.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram a importância de comemorar o dia do profissional de TI, a fim de destacar o importante papel que ele exerce, seja desenvolvendo programas e sistemas, seja trabalhando duro para manter toda essa tecnologia funcionando normalmente.

Segurança de dados

É necessário destacar ainda que, nesse mundo todo conectado, existe uma grande preocupação com a segurança e sigilo de dados, especialmente os pessoais. E nesse ponto entra também o profissional de TI, desenvolvendo sistemas mais seguros para os usuários e para as empresas, principalmente contra ataques cibernéticos.

Como é possível trabalhar com TI?

Quando se fala em TI, é preciso discutir suas possibilidades, mas também desafios. Muita gente ainda enxerga esse setor como meramente de suporte, sendo que ele já é um ponto estratégico para o crescimento de qualquer negócio. Outra questão é que ainda existem pessoas que querem atuar nesse ramo sem qualificação.

No entanto, para trilhar um caminho de sucesso nessa área, é preciso estudar bastante para adquirir uma bagagem consistente de conhecimentos e também para se manter atualizado. A dica é buscar cursos de graduação e depois de pós-graduação nas diferentes áreas da tecnologia, entre elas:

  • Análise e Projeto de Sistemas;
  • Arquitetura de Software;
  • Banco de Dados;
  • Engenharia de Software;
  • Desenvolvimento de Jogos Digitais;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Governança em TI;
  • Redes de Computadores.

A dica é contar com instituições de ensino de referência, que ofereçam cursos que acompanhem as tendências do mercado e que contem com um corpo docente qualificado. Escolher faculdades que tenham uma infraestrutura completa para o ensino 100% digital vai possibilitar que você estude com mais tranquilidade, ou seja, sem comprometer sua rotina.

Habilidades necessárias

Para conquistar as melhores oportunidades, é necessário ser curioso, criativo, proativo e também flexível para trabalhar com diferentes equipamentos e sistemas. Estar sempre aberto para o aprendizado, realizando cursos, treinamentos e certificações também é um diferencial.

O dia do profissional de TI não pode passar em branco, já que ele se tornou peça-chave nas empresas e no desenvolvimento de soluções que transformam a sociedade, agilizam o trabalho nas empresas e facilitam a vida das pessoas. Se você gosta dessa área, comece a planejar sua carreira em algum ramo da tecnologia, já que a capacitação é o primeiro passo para se dar bem nesse mercado.

Falando em mercado, não deixe de conferir as tendências e carreiras em ascensão no setor da tecnologia!

Avalie post

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br