Connect with us

Especialize-se

Como se preparar para o futuro: 5 empregos ameaçados pela tecnologia

Sabia que cerca de 54% dos cargos que existem atualmente devem acabar nos próximos anos? Veja quais são os empregos ameaçados pela tecnologia!

empregos ameaçados pela tecnologia

De acordo com um estudo realizado pelo Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações da Universidade de Brasília (LAMFO/UnB), cerca de 54% das atuações profissionais formais que existem atualmente correm o risco de serem substituídas por recursos tecnológicos, como máquinas autônomas ou softwares.

A pesquisa concluiu que esses empregos ameaçados pela tecnologia devem desaparecer até 2026. Isso corresponde a nada menos do que 30 milhões de empregos. Mas, então, a transformação digital é ruim? Nada disso! As inovações tecnológicas trazem uma série de benefícios para diferentes mercados. 

A chave para que ela seja uma aliada, e não uma vilã, está na capacidade de se atualizar e manter o perfil profissional relevante. Para entender melhor sobre os impactos da tecnologia no mercado e como usar essas mudanças a favor da sua carreira, continue a leitura deste post!

O avanço da tecnologia no Brasil

Que as tecnologias computacionais são uma tendência definitiva, não é nenhuma novidade. Basta olhar à nossa volta: estamos conectados 24 por dia e fazemos uso dos mais diversos dispositivos eletrônicos para atividades cotidianas, incluindo notebook, e-readers, aplicativos, máquinas de cartão, pendrive, roteadores etc.

Enfim, as inovações tecnológicas, especialmente as que se referem a ferramentas computacionais e sistemas inteligentes, como o smartphone, já estão completamente inseridas no nosso estilo de vida — e no mercado de trabalho não é diferente. 

A boa notícia é que, como é possível observar no nosso próprio dia a dia, a relação entre os homens e as máquinas é de integração. Isto é, em geral, a tecnologia vem para agregar em nossa rotina e para otimizar processos. 

Os benefícios são tão grandes que o mercado tecnológico não para de ser estimulado. Então, um planejamento pessoal e profissional que visa a inserção nesse mercado pode render ótimos frutos.

Chama atenção sobretudo a área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), considerada uma das mais promissoras da Era Digital.

De acordo com as estimativas da IDC, líder em inteligência de mercado, a TIC deve crescer 4,9% em 2020. A previsão é que os setores que mais vão expandir nos próximos anos são:

  • inteligência artificial e produtos inteligentes, com alta de 50%;
  • wearables (tecnologias vestíveis, como smartwatches), com aumento de 62%;
  • proteção de dados, com crescimento de 9,6%;
  • softwares voltados para análises de dados, com 11,5% de crescimento.

Como você pode ver, esse cenário é bastante animador para profissões voltadas para a tecnologia. Analistas de banco de dados, advogados especialistas em Direito Digital, pós-graduados em IA, entre outros profissionais, encontram excelentes oportunidades pela frente. 

No entanto, muitas vezes essa integração entre homens e máquinas também é sinônimo de substituição de modus operandi já obsoletos, a grande maioria desempenhada por humanos. Por isso, é importante ter atenção aos desafios dessa nova era e buscar atualizações para manter o perfil profissional competitivo.

Os 5 principais empregos ameaçados pela tecnologia

Lembra-se do estudo do LAMFO que citamos? Pois então, a pesquisa levou em conta mais de 2,6 mil profissões e analisou cada uma entre 2017 e 2018, com o auxílio de profissionais especialistas em inteligência artificial. Os empregos ameaçados pela tecnologia, em geral, são aqueles que podem ser substituídos por robôs, máquinas ou softwares.

Veja, abaixo, 5 dos empregos citados pela pesquisa como grandes candidatos ao desaparecimento. 

1. Operador de telemarketing

Pense bem: qual foi a última vez que você falou com um atendente “humano” ao telefone? Cada vez mais, a opção de resolução de solicitações por canais digitais vem sendo consolidada. Mesmo no telefone, os organismos de inteligência artificial estão cada vez mais eficientes no atendimento robótico de telemarketing.

2. Pesquisadores de mercado

Os pesquisadores de mercado são os profissionais que realizam sondagens, presenciais ou por telefone, dos preços da concorrência e dos serviços prestados. Embora muito relevante para a inteligência de um negócio, esse papel agora pode ser cumprido por mecanismos de coleta e tratamento de dados, especialmente digitais.

3. Cobradores de transporte coletivo

Se você mora em alguma grande cidade, já deve ter se deparado com transportes públicos sem cobradores. O trabalho desses profissionais têm sido massivamente substituído por meios mais seguros de cobrança de passagem, como cartões e QR Codes, que evitam o armazenamento de dinheiro dentro dos veículos e, assim, ajudam a reduzir assaltos.

4. Recepcionistas de hotéis 

Já os recepcionistas de hotel, responsáveis por receber os hóspedes e orientá-los quanto aos serviços oferecidos, estão sendo substituídos por aplicativos de reserva, sistemas de check-in e check-out online, pagamentos realizados por cartão de crédito diretamente no website etc.

5. Gerente de almoxarifado

Os gerentes de almoxarifado realizam o controle de estoque, recebem pedidos, liberam mercadorias, entre outras funções. Porém, essas atividades podem ser desempenhadas por softwares de monitoramento de transporte, sistemas integrados, sensores de estoque, veículos autônomos, entre outras tecnologias da chamada logística 4.0.

A importância da capacitação para o futuro do trabalho

Se antigamente a graduação era um grande diferencial no currículo, hoje ela é praticamente indispensável para uma boa colocação no mercado de trabalho. Já a pós-graduação é o tipo de formação que garante a continuidade dos estudos e a atualização da carreira, o que leva a grandes vantagens como:

  • a reciclagem de conhecimentos;
  • a ampliação das possibilidades de atuação;
  • a possibilidade de uma transição de carreira;
  • o aumento nas chances de promoção;
  • a atualização sobre tendências relacionadas à área original de formação;
  • a especialização da carreira etc.

Por isso, se você está fazendo um curso de graduação ou se já tem o seu diploma guardado, uma pós pode ser decisiva para que seu perfil continue relevante para as melhores vagas. Agora, já que estamos falando sobre tendências tecnológicas, você sabia que dá para fazer uma pós-graduação totalmente online?

Sim, a educação a distância é um exemplo de como as inovações tecnológicas podem ser benéficas para a sociedade. Afinal, nessa modalidade de ensino, há uma democratização do conhecimento, que pode ser acessado por estudantes de todos os cantos do país e com toda a flexibilidade que a EAD oferece. 

Enfim, como você viu, existem empregos ameaçados pela tecnologia. No entanto, na mesma medida, existem inúmeras oportunidades que se abrem no mercado de trabalho com a expansão tecnológica. Para vivenciar essas mudanças da melhor forma, é fundamental investir em capacitações adicionais.

Aproveite e confira nosso manual prático para desenvolvimento de carreira e comece a traçar seus planos!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD