Como se preparar para o mercado de TI e ser um ótimo profissional?

  • 29/jul/2020

Como se preparar para o mercado de TI e ser um ótimo profissional?

Powered by Rock Convert
Tempo de Leitura: 4 minutos

O mercado de TI é um dos que mais cresceu nos últimos anos. Com o desenvolvimento da internet e o maior uso dos serviços online, atuar nesse ramo cheio de inovação se tornou bastante atrativo.

Entretanto, para alcançar o sucesso nesse segmento é preciso buscar qualificação, estar sempre atualizado em relação às novas tecnologias e ferramentas e, ainda, saber encontrar e aproveitar as oportunidades.

Considerando isso, mostramos abaixo onde estão essas oportunidades, além das habilidades necessárias para se tornar um profissional bem-sucedido na área. Quer conferir tudo isso? Então continue a leitura e saiba mais!

As oportunidades do mercado de TI

Com o crescimento da área de TI e o surgimento de inovações tecnológicas, diversos segmentos nasceram ou se tornaram relevantes para o mercado. A seguir, mostraremos quais são as áreas da tecnologia com mais oportunidades atualmente.

Ciência de dados

O cientista de dados é o profissional que permite que as empresas tomem decisões mais inteligentes e acertadas por meio do tratamento e da disponibilização de dados obtidos do mercado ou de seus clientes.

Essas informações são de grande valor, pois possibilitam insights que ajudam a direcionar a empresa e, consequentemente, levam à melhoria do desempenho do negócio como um todo.

Gestão de projetos

A gestão de projetos é outra área que está em alta nos últimos anos. O profissional desse ramo é responsável por planejar e controlar o desenvolvimento de projetos de software. Por conta da crescente adoção dos serviços digitais, o número de oportunidades também tem crescido.

Nesse sentido, vale observar uma mudança na forma como as empresas contratam esses profissionais. Se antes essa prática era terceirizada, hoje diversas empresas que executam projetos digitais contam com um gestor para as suas consultorias.

Gestão de banco de dados

Outras oportunidades disponíveis estão na gestão de banco de dados. Nessa área, o profissional é responsável pela instalação, pela configuração e pelo monitoramento de bancos de dados ou sistemas de banco de dados de uma ou mais instituições.

O número de oportunidades tem crescido pela mesma razão do aumento das vagas em gestão de projetos: a adoção de práticas digitais nas diversas áreas do mercado — o que, consequentemente, aumenta o volume de dados a serem armazenados e gerenciados nas empresas.

Desenvolvimento front-end

Os desenvolvedores front-end é que são responsáveis por programar toda a experiência visual de um site. Por isso os profissionais dessa área precisam estar por dentro das novidades em relação a bibliotecas de código e frameworks, além de conceitos como acessibilidade, design e responsividade.

Com a migração do mercado para o mundo digital, esse profissional passa a ser cada vez mais requisitado em agências de marketing e empresas de software para cumprirem esse papel no processo de atualização dos negócios das empresas.

Desenvolvimento mobile

A web cresceu consideravelmente nos últimos anos e a utilização de dispositivos móveis nunca foi tão alta quanto hoje. Dessa forma, o desenvolvimento de aplicações para smartphones e tablets se popularizou e os bons programadores dessa área se tornaram ainda mais essenciais para o sucesso das empresas.

Com isso, a quantidade de ferramentas e oportunidades também cresceu, tornando esse segmento um dos mais desejados por diversos profissionais.

As melhores formas de se capacitar para o mercado de TI

Para obter êxito no mercado de tecnologia, é fundamental saber como se capacitar e trilhar uma carreira de sucesso. Pensando nisso, listamos abaixo os melhores caminhos para quem deseja iniciar seus estudos e trabalhos na área.

Powered by Rock Convert

Busque por uma boa graduação

Atuar na área de TI requer bastante estudo, assim como ocorre em outras áreas. Nesse sentido, buscar por uma boa graduação costuma ser um ótimo meio de garantir as bases necessárias para atuar no mercado e ter um pensamento analítico.

Aqui, a dica é se atentar aos conteúdos ministrados e entender como eles se tornam relevantes no cotidiano de um profissional de TI.

Aprenda sobre programação

A área de TI é bastante promissora e competitiva. Nesse sentido, é constante a busca por melhorias em projetos de código, a fim de eliminar gargalos de desempenho. Para isso, ter habilidades sólidas em programação se torna fundamental.

Atualmente, existem diversas linguagens que podem servir como instrumento de estudo e, posteriormente, ferramenta para conseguir uma vaga no mercado. Entre as principais delas temos Javascript e Python, bastante utilizadas no desenvolvimento web e em projetos de inteligência artificial e machine learning, respectivamente.

Esteja sempre atualizado sobre tendências

A área de TI está sob constante mudança, e é essencial que os profissionais estejam sempre atualizados. Para isso, é de grande importância acompanhar portais de tecnologia da informação, assinar newsletters e estar por dentro do mercado por meio de canais do YouTube, por exemplo.

A grande dica aqui é buscar as novidades em vez de esperar elas chegarem até você. Além disso, é importante não se deixar levar pela ideia de que já se conhece tudo, porque o mercado de TI é bastante vasto e se renova frequentemente.

Seja fluente em inglês

O bom desempenho no inglês é de grande importância para o sucesso de um profissional de TI. Isso porque grande parte dos materiais de estudo, bibliotecas e documentações estão nesse idioma. Além disso, existem excelentes oportunidades para quem domina a língua inglesa.

Dessa forma, a principal dica aqui é buscar um curso e, paralelamente, procurar se adaptar ao idioma e conhecê-lo melhor também por meio de jogos, músicas e filmes.

Desenvolva suas habilidades comportamentais

As habilidades comportamentais não pareciam tão relevantes para um profissional de TI há alguns anos, entretanto, essa realidade mudou.

A facilidade de trabalhar em grupo, repassar conhecimento para seus colegas e interagir de maneira mais empática com colegas de trabalho tem se mostrado transformadora nos ambientes corporativos, portanto, é fundamental desenvolvê-las.

Faça networking

Conhecer pessoas do seu ramo de atuação pode ser uma excelente oportunidade de agregar conhecimento à sua carreira e, até mesmo, de conseguir oportunidades que não seriam alcançadas de outra forma.

Para isso, é importante participar de eventos e desenvolver relações com outros profissionais da área. Vale ressaltar, inclusive, que recrutadores tendem a escolher profissionais com uma rede de contatos conhecida.

Tenha facilidade para se adaptar

Se comunicar de forma eficiente e ter a capacidade de argumentar de maneira clara são habilidades que favorecem a geração de engajamento e integração em equipes de desenvolvimento de software — e, consequentemente, a adaptação ao ambiente e ao time.

Além disso, é importante notar o quanto uma postura aberta ao aprendizado pode ser útil: o profissional se torna mais aberto a acatar os valores da empresa e ser transparente em seus processos e atividades.

Enfim, ao compreender onde estão as melhores oportunidades e quais características, habilidades e passos são necessários para garantir o sucesso no mercado de TI, será muito mais simples trilhar um caminho sólido e alcançar seus objetivos.

Entendeu como se preparar para o mercado de TI? Quer saber ainda mais sobre áreas de carreira? Então assine nossa newsletter agora mesmo e esteja sempre por dentro das novidades!

Powered by Rock Convert

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você