Connect with us

Bit&Byte

Entenda o que é Robótica Educacional e quais são as suas vantagens!

robótica educacional
Tempo de Leitura: 4 minutos

Falar em robôs em sala de aula não é tema de livro de ficção científica. A Robótica Educacional já é uma realidade no dia a dia de muitos alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas brasileiras, sendo uma área que só tende a crescer devido aos benefícios que proporciona ao aprendizado.

A tecnologia, que já está presente em tantas tarefas da nossa rotina, tem um papel especial nas escolas, especialmente com o uso de robôs, que possibilitam um conhecimento interdisciplinar e desenvolvem uma série de habilidades nos estudantes.

Ficou interessado em entender como funciona essa novidade da educação? Então, não perca nosso post e descubra também como se especializar nessa área promissora!

O que é Robótica Educacional?

Apesar de ainda ser um campo novo, que pode ser trabalhado no ensino curricular e extracurricular da escola, a origem da Robótica Educacional é bem antiga. Surgiu na década de 1960, época em que o matemático norte-americano Seymour Papert percebeu que era possível utilizar o construtivismo proposto por Piaget de uma forma mais prática.

Papert entendeu que a tecnologia poderia melhorar a aprendizagem dos alunos. Só que propor isso naquele tempo significou contar com a descrença de outros estudiosos. Mas isso não foi empecilho para o matemático que, em 1980, desenvolveu uma tartaruga: um robô que podia criar diferentes formas geométricas.

Atualmente, essa ideia está cada vez mais presente nas escolas. Ela permite que os alunos possam aprender colocando a mão na massa (a chamada cultura maker), ou seja, com autonomia para experimentar e resolver problemas.

Como a Robótica Educacional é empregada na prática? 

Os alunos se reúnem em grupo e lidam com uma situação-problema, em que é preciso muita pesquisa, planejamento, raciocínio lógico, criatividade e interpretação de dados para chegar a uma solução.

Estamos falando da educação do futuro, pois, em meio a fios e a sensores, eles “aprendem fazendo”, com liberdade para pensar na melhor solução para o que foi proposto pelo professor.

As aulas acontecem em laboratório com o uso de kits de robótica, desenvolvidos para finalidade educacional, ou com o uso de sucatas junto a outros materiais, como motores e sensores controlados por programas de computador. É o uso de metodologias ativas na educação, pois, a partir disso, os alunos podem construir robôs com diferentes funções, realizando trabalhos e movimentos humanos.

É um processo de construção do conhecimento no qual os estudantes é que ditam o ritmo, sendo que o professor assume a postura de mediador, orientando a turma — e não trazendo soluções prontas.

Quais são as vantagens da Robótica Educacional? 

A primeira vantagem é permitir o aprendizado prático, ou seja, as crianças e os adolescentes deixam de ser meros espectadores das explicações do professor e passam a participar do processo de aquisição do conhecimento de forma ativa. Em resumo: colocam o estudante como protagonista do aprendizado.

Além disso, os projetos da área de robótica não se limitam a apenas uma disciplina, pelo contrário: relacionam-se com diferentes áreas, como Matemática, Física, Artes e até questões sociais. Sem contar os próprios conceitos envolvidos na construção de um robô, como Programação e Eletrônica.

Dessa forma, entre os benefícios da Robótica Educacional, estão:

  • aulas mais dinâmicas e interativas;
  • autonomia do aluno no processo de aprendizagem;
  • trabalho em equipe;
  • gestão de tempo;
  • organização do raciocínio lógico;
  • aprimoramento da coordenação motora;
  • estímulo à comunicação para debater sobre o projeto com o grupo;
  • incentivo à tomada de decisão;
  • aprendizagem multidisciplinar;
  • prática da experimentação, confirmando ou refutando hipóteses;
  • desenvolvimento do espírito investigativo;
  • familiaridade para lidar com tecnologias;
  • melhora no interesse pelo aprendizado em geral.

Futuro profissional

Um ponto importante da inserção da robótica no dia a dia escolar é preparar os jovens e as crianças para os desafios do mercado de trabalho. Além de aprender a trabalhar com tecnologia, eles desenvolvem outras habilidades, especialmente socioemocionais, que são exigidas hoje pelas empresas, como cooperação e criatividade.

Desenvolvem ainda a resiliência, visto que esse aprendizado prático mostra aos alunos que os erros fazem parte do processo e que desistir não é uma opção. É importante entender em que ponto houve a falha para melhorar na próxima tentativa.

Como é a especialização em Robótica Educacional?

Deu para perceber que essa área é uma tendência e que a demanda por profissionais qualificados só vai aumentar, visto que cada vez mais escolas vão implantar a robótica como parte das atividades dos alunos.

Desse modo, quem busca o desenvolvimento de carreira pode apostar sem medo na especialização em Robótica Educacional, curso que você encontra na Unyleya.

A pós-graduação lato sensu tem carga horária de 360 horas (10 meses) com a vantagem de ser 100% online. Assim, você tem toda a flexibilidade de que precisa para estudar, pois não tem que se deslocar até a instituição de ensino.

As aulas ficam em um ambiente virtual de aprendizagem, que você acessa nos dias e horários mais convenientes para sua rotina. Com isso, acompanha as matérias com tranquilidade, podendo revisar sempre que necessário e, em caso de dúvida, é só entrar em contato com o professor.

Dessa maneira, você valoriza seu currículo com um curso de qualidade sobre Robótica Educacional, uma área promissora, além de ter um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), mas que não pesa no seu orçamento.

Ficou interessado nessa formação? Veja a seguir as disciplinas que você acompanha no curso:

  • Desenvolvimento Profissional;
  • Design Thinking;
  • Mecânica e Eletrônica Básica;
  • Metodologias Ativas de Aprendizagem Voltadas à Robótica;
  • Programação em Robótica;
  • Projeto Final: Robótica Educacional;
  • Robótica na Educação;
  • TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) Aplicada à Educação.

Fazer a especialização em Robótica Educacional é a sua oportunidade para trabalhar diretamente com escolas, em empresas que desenvolvem kits computacionais para crianças e jovens, ou ainda uma forma de prestar consultoria na área.

Se você quer fazer o investimento em uma formação que vai trazer resultados, comece a especialização em Robótica Educacional. É uma área bastante aquecida, já que a tecnologia ganha cada vez mais espaço nos processos de aprendizagem, proporcionando aulas mais interativas e o protagonismo do aluno na descoberta pelo conhecimento.

Gostou de conhecer essa área e quer ficar por dentro de mais detalhes da especialização oferecida pela Unyleya? Entre em contato com a nossa equipe e receba todos os esclarecimentos sobre o curso!


Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.