Connect with us

Bit&Byte

Conheça mais sobre a pós-graduação em Inteligência Artificial

pós inteligência artificial

Já pensou em fazer uma pós em Inteligência Artificial? Apostar na área da Tecnologia da Informação para se especializar é um grande investimento de carreira, tendo em vista o crescimento visível desse setor no mercado.

Mas, afinal, do que se trata a especialização em Inteligência Artificial e para quem ela é indicada? Acompanhe este post e fique por dentro do assunto para entender as vantagens dessa pós-graduação!

O que é Inteligência Artificial e como essa tecnologia é aplicada?

A Inteligência Artificial (IA) nada mais é do que um desenvolvimento tecnológico baseado na maneira que o nosso cérebro funciona. Isso significa que o seu objetivo é se inspirar no funcionamento das redes neurais humanas para desenvolver sistemas de aprendizado semelhantes aos nossos.

Mas não se preocupe! A Inteligência Artificial não tem o intuito de substituir a cognição humana e dominar as pessoas, como visto em diversas obras de ficção científica. Na verdade, o uso de padrões de aprendizado parecidos com o nosso raciocínio ajuda a fazer com que as máquinas tenham mais autonomia na solução de problemas e, assim, facilitem o nosso dia a dia.

A IA já é aplicada nos mais variados sistemas, dos mais simples até mesmo aos mais complexos. Quer um exemplo? Você provavelmente já utilizou, pelo menos uma vez, o reconhecimento de voz do seu smartphone. Até mesmo as pesquisas por voz, presentes nas plataformas de busca como o Google, utilizam ferramentas da Inteligência Artificial.

Além disso, essa tecnologia tem se desenvolvido muito e se subdividido em outras áreas, como Machine Learning, Processamento da Linguagem Natural e Deep Learning. Com isso, é aplicada em diversos setores do mercado, seja de negócios, seja de tecnologia ou até mesmo da saúde.

A pós em Inteligência Artificial é um bom investimento?

Depois de entender a relevância que a Inteligência Artificial tem para o desenvolvimento tecnológico da sociedade, você deve estar se perguntando se uma especialização na área é um bom investimento, e a resposta é, com toda a certeza, sim.

Apostar em áreas que estão em alta é sempre uma boa escolha se considerar o fato de que a IA promete ser ainda uma tendência para o futuro. Sem falar que tecnologia e mercado de trabalho estão cada vez mais íntimos. Praticamente todas as profissões que se destacam requerem conhecimentos, ainda que básicos, dos recursos digitais e tecnológicos.

Além disso, trabalhar com tecnologia é algo que muitas pessoas sonham desde a infância. Isso não apenas pelas vantagens de carreira, mas porque também é um tema muito interessante de estudar e de se especializar.

Oportunidades no mercado de trabalho

No entanto, ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho para as áreas relacionadas à tecnologia é promissor, é necessário também se destacar nesse meio. Afinal, por ser um conteúdo atraente, muitos profissionais estão buscando formação nesse segmento. Sendo assim, é fundamental encontrar medidas para se sobressair entre tantos outros.

Atualmente, ter uma especialização, principalmente em um nicho que está em alta, é uma maneira de ter um currículo mais atraente para os recrutadores e, assim, conseguir boas oportunidades de trabalho. Desse modo, investir em uma pós em Inteligência Artificial se mostra como um investimento de ótimo custo-benefício e com retorno garantido, considerando que o mercado da tecnologia não para de crescer.

Quais conteúdos compõem essa especialização?

O curso de pós-graduação em Inteligência Artificial pode ser feito a distância e é voltado para profissionais formados nas áreas de Computação, Engenharias, Ciências Exatas, Economia ou correlatas. O conteúdo dessa especialização gira em torno da capacitação do profissional para compreender e resolver problemas relacionados ao desenvolvimento de tecnologias e sistemas que utilizam a Inteligência Artificial.

Isso permite criar projetos mais refinados e aplicá-los com sucesso no mercado. Para isso, é realizado um processo de aprendizagem baseado em materiais didáticos dos mais variados formatos, a fim de que o aluno tire o máximo proveito do curso, desenvolvendo-se tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Além disso, o curso tem duração de cerca de 360 horas e aborda conteúdos como os que vamos citar a seguir.

Engenharia de Software

A área da Engenharia de Software é responsável por capacitar os alunos no uso das teorias e ferramentas disponíveis na Ciência da Computação para, dessa forma, construir e fazer manutenção de sistemas e aplicativos. Nesse conteúdo, o estudante vai ter contato mais profundo com sistemas operacionais e linguagens de programação.

Ter esse conhecimento é fundamental para se desenvolver na área da tecnologia, principalmente no segmento de Inteligência Artificial. Além do mais, quanto mais habilidades e autonomia o aluno tiver na Engenharia de Software, maiores as chances de criar inovações e modelos nunca vistos antes.

Deep Learning

Deep Learning (DL) é um dos principais conceitos da Inteligência Artificial. Traduzido para o português, significa aprendizagem profunda. Ele está relacionado com o Machine Learning, uma importante subdivisão da IA.

Na prática, o Deep Learning estuda profundamente as redes neurais artificiais a fim de identificar padrões e aprimorar o processamento de dados, com o intuito de programar máquinas e equipamentos para executarem atividades com praticamente a mesma eficácia de um ser humano.

O reconhecimento de imagens e de padrões visuais é um exemplo da aplicação do Deep Learning. Nessa disciplina, o aluno vai ter contato com diversos conceitos matemáticos para compreender a transmissão de informação e processamento de dados.

Reinforcement Learning

O Reinforcement Learning (RL) é parecido com o Deep Learning no que diz respeito à autonomia do aprendizado. No entanto, o processo é diferente. Enquanto o DL recebe uma espécie de treinamento para que consiga executar as suas atividades, o RL faz isso por meio da tentativa e do erro.

Os algoritmos utilizados no Reinforcement Learning — aprendizagem por reforço — faz diversas tentativas a fim de decorar quais delas são errôneas e quais são promissoras e levam ao objetivo final. O processo é semelhante ao aprendizado humano, como na hora de estudar as operações básicas da Matemática.

Nessa disciplina também serão necessários muitos conceitos matemáticos, assim como tudo pode se associar com os de Deep Learning e de Engenharia de Software. Desse modo, os conhecimentos do mercado digital se associam e é possível compreender integralmente o curso.

Conseguiu entender como a pós em Inteligência Artificial é um bom investimento? Contudo, na hora de fazer essa importante escolha, é fundamental também procurar por uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida, a fim de aproveitar ao máximo todos os conteúdos dessa especialização.

Quer saber como desenvolver a sua carreira na área de Inteligência Artificial? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso curso!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD