Connect with us

Bit&Byte

Tecnologia e mercado de trabalho: conheça as profissões em alta

Está a procura de um curso da área de tecnologia que seja flexível com a sua rotina de trabalho? Confira nosso post e se destaque no mercado de trabalho!

tecnologia e mercado de trabalho

Nos últimos anos, a relação entre tecnologia e mercado de trabalho apresentou uma infinidade de inovações. É difícil imaginar um setor que não tenha sido atingido pela Transformação Digital: saúde, finanças e gestão são apenas alguns exemplos de áreas que foram contempladas com as novas aplicações.

Diante desse cenário, vale considerar as mudanças em curso e as que ocorrerão no mercado de trabalho. Estar atento a elas pode não só significar a inserção em uma profissão de sucesso, como também é uma oportunidade de recolocação.

Continue a leitura do nosso artigo e conheça os cursos que podem fazer de você um profissional ainda mais valorizado na área de tecnologia e no mercado de trabalho.

A conexão entre tecnologia e mercado de trabalho

Para as empresas, é necessário aprimorar processos constantemente. Por isso, existe uma grande procura não só por tecnologias inovadoras mas também por profissionais capazes de lidar com elas. Aliando as soluções ao trabalho de alguém devidamente qualificado, uma companhia pode ter uma boa expectativa de crescimento em longo prazo.

Dentro da TI, existem muitas áreas, e os profissionais que buscam especialização em alguma delas terá grandes chances de se inserir no mercado e ganhar bons salários. É o caso da gestão da tecnologia da informação. Além desta, podemos citar:

  • programação de sistemas;
  • segurança da informação;
  • banco de dados;
  • jogos digitais;
  • computação em nuvem.

3 cursos na área de tecnologia que você precisa conhecer

Agora que você sabe o quão o mercado de TI está aquecido, confira uma lista de 3 cursos que podem ser feitos para se obter aquela vaga tão desejada.

1. Defesa Cibernética

O curso de pós-graduação em Defesa Cibernética é voltado para profissionais de engenharia e auditores de sistema, assim como peritos em segurança da informação. A proposta desse tipo de especialização é prover conhecimentos técnicos que possibilitem lidar com as ameaças da internet.

Por meio do curso, será possível identificar as vulnerabilidades nos sistemas corporativos e implementar meios de mitigar os riscos de os dados serem extraviados. Além disso, a pós-graduação capacita os profissionais no tocante à computação forense, que atua na investigação dos crimes ocorridos na rede.

2. Engenharia Ágil de Software

Para quem já tem alguma experiência com o desenvolvimento de software, esse curso de pós-graduação é bastante indicado. Ao término da capacitação, o profissional pode atuar na construção ou manutenção de produtos e fábricas de sistemas. Também é importante destacar que é possível atuar em startups.

O curso de pós-graduação em Engenharia Ágil de Software é direcionado para a formação de líderes dentro das equipes de desenvolvimento de software. Dessa forma, os processos envolvidos serão definidos, implementados e personalizados com maior qualidade. Tanto empresas do setor privado quanto entidades ligadas ao governo podem requisitar pessoas com esse tipo de conhecimento específico.

3. Perícia Cibernética

O curso de pós-graduação em Perícia Cibernética é direcionado a uma grande gama de profissionais como:

  • civis;
  • militares;
  • servidores públicos;
  • juristas;
  • peritos;
  • consultores, entre outros.

A proposta do curso difere um pouco daquela do curso de Defesa Cibernética por prover conhecimentos voltados a áreas como governança, segurança cibernética e perícia forense. Convém enfatizar que o Brasil é um dos alvos principais dos cibercriminosos — logo, o profissional terá uma grande valorização no mercado, pois estará capacitado para identificar e eliminar potenciais ameaças.

Os 3 cursos citados podem ser feitos na modalidade de educação a distância (EAD). Portanto, o profissional que trabalha o dia inteiro tem a oportunidade de estudar em um cenário mais flexível e de acordo com o seu ritmo, ajudando na melhor assimilação dos conteúdos ministrados. Ademais, existem outros cursos na área de TI que você pode conhecer.

As tendências e características dessa área

Existem várias tendências responsáveis por conduzir essa nova procura por profissionais de TI capacitados, impulsionadas pelo avanço da tecnologia no mercado de trabalho. Selecionamos para você algumas delas:

Segurança da informação

Com o aumento da conectividade, também elevaram-se os riscos de ataques cibernéticos. Logo, surgiu a necessidade de desenvolver meios de proteger dados pessoais e corporativos. A criptografia, por exemplo, embora seja usada desde os tempos mais remotos, é algo que vem se modernizando, no intuito de dificultar a vida dos criminosos virtuais e manter a segurança das informações.

Computação em nuvem

Os primeiros experimentos com a nuvem apareceram na década de 60. Conforme novos estudos foram feitos, tornou-se possível aprimorá-la e, hoje, ela pode ser usada por empresas de diferentes portes e segmentos. Entre outros benefícios, a computação em nuvem provê uma infraestrutura de servidores virtuais que dão maior flexibilidade, disponibilidade e escalabilidade aos sistemas utilizados dentro das companhias.

Big Data

O Big Data consiste em uma ferramenta capaz de coletar uma grande massa de dados oriunda da internet e transformá-la em informação útil. Pode ser usado por empresas públicas e privadas com o desejo de uma maior agilidade e automação em seus processos, que muitas vezes são repetitivos, portanto, suscetíveis ao cometimento de erros.

Business Intelligence

O Business Intelligence, ou inteligência de negócios, é um conjunto de metodologias e ferramentas que tem por objetivo fornecer insights para a tomada de decisões estratégicas de uma empresa. Por meio do processamento de dados, o BI provê análises preditivas sobre o mercado, assim como informações precisas relacionadas aos concorrentes e padrões de consumo das pessoas.

Os diferenciais da Unyleya

A Unyleya tem por objetivo capacitar profissionais que desejam inserção no mercado ou até mesmo uma melhor colocação. A nossa EAD conta com uma metodologia inovadora e é considerada a melhor na área de tecnologia. Nosso corpo docente é altamente capacitado e dispomos de um núcleo de disciplinas em comum, direcionado a ajudar você a reaproveitar as matérias, caso queira fazer uma segunda especialização conosco.

Tecnologia e mercado de trabalho são assuntos correlacionados no contexto atual, permitindo que o setor fique bastante aquecido e perpetue por muito tempo. Com base nisso, é importante saber quais cursos podem fornecer os conhecimentos necessários, de modo a facilitar o aprendizado e permitir flexibilidade de horários.

A educação a distância da Unyleya pode ajudar você. Aproveite agora e confira o passo a passo para a construção do seu plano de carreira!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD