Quer trabalhar em startup? Este post é para você!

  • 16/jul/2020

Quer trabalhar em startup? Este post é para você!

Powered by Rock Convert
Carreira de gestorPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Tempo de Leitura: 4 minutos

As startups soam como sinônimo de inovação, ambiente corporativo de qualidade e oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Por isso, trabalhar em startup é o objetivo de muitas pessoas, principalmente de quem tem um perfil mais antenado às tendências de tecnologia.

O mercado tecnológico e as startups têm um casamento perfeito. Afinal, uma das principais características desse tipo de empresa jovem e moderna é a busca constante por atualizações. Como as inovações não param de surgir, é o modelo perfeito para seguir uma carreira na área.

Quer entender melhor sobre essa dinâmica, além de conferir dicas para trabalhar em uma? Então, continue a leitura!

Como funcionam as startups?

Se você conhece as startups de tecnologia, já sabe que esse é um modelo de empresa moderno, caracterizado pelo rápido crescimento e pela aderência às grandes tendências. Embora elas sejam criadas como qualquer outra empresa, sua natureza é diferente.

Para entender melhor como é esse ecossistema, veja algumas de suas principais características:

  • negócio com propósito — diferentemente das empresas tradicionais, elas não são voltadas simplesmente ao produto ou serviço comercializado, mas sim para o valor agregado;
  • modelo escalável — uma das maiores metas é multiplicar resultados, por isso essas empresas costumam ser bastante escaláveis, ou seja, podem crescer bastante sem perder sua essência de negócio;
  • alinhamento a tendências — estão sempre à frente das empresas tradicionais no que se refere às tendências de mercado, pois valorizam as inovações e a busca por adaptações contínuas às mudanças.

Qual é a relação entre startups e tecnologia?

Se você quer trabalhar em uma área altamente promissora, nossa dica é prestar atenção ao mercado tecnológico. As diversas tendências nesse setor abrem muitas oportunidades em startups, já que esse modelo de empresa tem tudo a ver com o empreendedorismo digital, as inovações tecnológicas etc.

Alguns exemplos que deram muito certo são a Netflix, o Paypal e o Uber. Todos têm algo em comum: a apropriação tecnológica para criação de produtos disruptivos e que vão totalmente ao encontro das necessidades e dos interesses dos consumidores.

A transformação digital e a revolução tecnológica são duas realidades definitivas e que já fazem parte da nossa sociedade em todos os setores: industrial, comercial, pessoal, comunicacional, entre outros. Por isso o crescimento do mercado tecnológico é tão expressivo.

Na área de tecnologias da informação, por exemplo, a previsão é de um crescimento de quase 5% somente no ano de 2020, de acordo com um levantamento da IDC Brasil sobre tendências da tecnologia. Outras áreas desse mercado também não param de crescer e abrem caminho para a criação de startups, como:

  • segurança cibernética — com crescimento de 9,6%, impulsionado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  • desenvolvimento de software — que deve representar 18% de todos os investimentos em TI;
  • computação em nuvem — com alta estimada em 36,6%, entre outros pilares tecnológicos.

Como trabalhar em uma startup?

Trabalhar em startup é andar lado a lado com o que há de mais inovador no mercado de trabalho, mas isso você já percebeu. Agora, será que esse ambiente é para você? Como é o perfil profissional adequado a esse tipo de empresa? Veremos a seguir.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Autoconhecimento e adaptabilidade

É essencial que você tenha um bom autoconhecimento. Como as startups estão sempre buscando um crescimento acelerado, você precisará acompanhar esse ritmo. É fundamental ter noção das suas potencialidades e dos seus pontos de melhoria para evoluir constantemente.

Além disso, essas empresas são muito maleáveis e estão a todo momento experimentando novos processos, estilos de trabalho, objetivos, entre outros fatores. Então, o autoconhecimento é essencial para que você consiga se adaptar mais facilmente às intensas mudanças.

Criatividade e espírito inovador

A criatividade é uma das qualidades profissionais mais valorizadas atualmente, especialmente no contexto do mercado tecnológico e das startups. Afinal, estamos diante de um novo jeito de fazer negócios, motivado pela revolução digital: entre dados, aplicações e máquinas inteligentes, a criatividade humana é aquele ingrediente insubstituível aos processos e fator essencial para o espírito inovador.

Engajamento e proatividade

Para trabalhar em startup, não espere fluxos de trabalho engessados e atividades altamente controladas pela supervisão ou gerência. Como esse modelo de negócio é voltado ao crescimento e a inovação, os processos são sempre atualizados, e o colaborador é parte fundamental disso.

Engajar-se com o propósito da empresa é ficar sempre de olho em como obter melhores resultados, seja em lucro, seja na satisfação do cliente. Então, é preciso ter uma mentalidade diferente: muito além de um funcionário, você precisa vestir a camisa do negócio e ajudar nessa construção de processos.

Bom relacionamento interpessoal

As startups estão repletas de profissionais com os mais variados perfis e estilos de trabalho. É claro que, durante o recrutamento, há o alinhamento da equipe aos valores e à cultura da empresa, mas não espere um ambiente tão conservador. Por isso, é fundamental ter um bom relacionamento interpessoal e saber trabalhar ao lado de pessoas diversas.

Expertise

Por fim, para trabalhar em startup e se destacar, é muito importante ter expertise em sua área de conhecimento. Por exemplo, na tecnologia, você pode ser um especialista em Inteligência Artificial, Engenharia Ágil de Software ou Defesa Cibernética e, assim, ter bases mais sólidas na tomada de decisões estratégicas, contribuindo com o crescimento da empresa.

Quais são os benefícios de fazer uma pós-graduação em tecnologia?

Agora que você viu como ser um especialista é importante no processo de se destacar em uma startup, ainda mais no mercado tecnológico, temos uma boa notícia: a pós-graduação é uma grande aliada! Um curso de MBA ou de especialização ajuda a refinar seu currículo e a guiar sua formação para alguma área mais afunilada.

Entretanto, além de ser uma ferramenta de especialização, a pós-graduação traz outras vantagens para a sua carreira, incluindo:

  • atualização dos seus conhecimentos — sobretudo, em uma área com mudanças tão aceleradas como na tecnologia, é importante estar sempre a par das novidades;
  • oportunidade de explorar novos segmentos— conhecer novos segmentos é interessante para aproveitar as tendências de mercado e as demandas mais promissoras;
  • possibilidade de fazer networking— a pós-graduação pode ser uma boa oportunidade de aumentar sua rede de contatos e ampliar suas chances de conseguir boas colocações em startups.

Como vimos, a pós-graduação é um grande diferencial competitivo para você que deseja trabalhar em startup. Além de ser útil no fortalecimento de seu currículo, a continuidade nos estudos ajuda a moldar um perfil profissional alinhado às novas tendências do mercado de trabalho.

Aproveite e leia também nosso post com as principais diferenças entre MBA, pós-graduação e especialização e veja qual é a melhor opção para você!

Powered by Rock Convert

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você