Fique de olho nessas 5 dicas de network que separamos para o seu sucesso

  • 11/jan/2019

Fique de olho nessas 5 dicas de network que separamos para o seu sucesso

Para conquistar o seu lugar no mercado e ser lembrado sempre quando surgir alguma oportunidade que se adéque ao seu perfil, é essencial manter um relacionamento inteligente e proativo com as pessoas certas. Isso é possível quando se cria uma rede de contatos profissionais, que permite a troca de conhecimentos, vivências e experiências.

É justamente pensando nisso que, neste post, separamos as melhores dicas de network para ajudá-lo a criar e manter uma rede de contatos, tirando o máximo de proveito desse círculo social — afinal, uma nova posição ou até mesmo oportunidade de parceria podem estar mais próximas do que você imagina. Confira!

Entenda por que fazer network é fundamental

Network é um termo do inglês traduzido como rede de contatos, em português. Essa rede conecta profissionais que têm interesses mútuos e, dessa forma, podem oferecer e receber apoio, trocar informações, experiências e conhecimentos, entre outros.

A prática de montar uma network — conhecida como networking — é extremamente importante para os profissionais de qualquer área de atuação. Isso porque cada vez mais possibilidades surgem para quem sabe se relacionar de forma positiva com aqueles que compartilham objetivos profissionais semelhantes.

Você consegue, por exemplo, alavancar o seu acesso às vagas em aberto, já que pode contar com a sua rede para que o indiquem oportunidades dentro de seu perfil.

Aqui, cabe exatamente aquele velho ditado que diz “quem não é visto não é lembrado”. Você provavelmente já o ouviu alguma vez na vida, certo? A verdade é que, se você consegue montar uma boa network e está buscando por uma nova colocação no mercado, por exemplo, as chances de que alguma de suas conexões se lembre de você e faça a indicação são muito grandes.

No entanto, é importante entender que, quando o assunto é network, a qualidade vale muito mais que a quantidade. Não há propósito nem vantagem em acumular contatos apenas por acumular, sem manter conexões duradouras e que façam sentido. Não se esqueça de que contatos sem relacionamento são apenas nomes a mais em sua agenda.

Confira as melhores dicas de network

1. Ingresse em uma especialização

Frequentar um curso de especialização, além de vários outros benefícios — como aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, possibilidade de crescer profissionalmente e conquistar melhores remunerações etc. — é também uma excelente maneira de fazer networking.

Isso porque você estará em contato frequente com profissionais do mesmo ramo de atuação e de áreas afins, além dos professores e demais acadêmicos, potencializando suas chances de criar conexões.

Além disso, saiba que as possibilidades de network não estão restritas apenas às especializações na modalidade presencial. Mesmo na educação a distância você permanecerá em contato com professores e alunos, participando de discussões e debates em fóruns, grupos de estudos, entre outras possibilidades.

2. Participe de cursos e eventos profissionais

Participar de cursos, eventos, workshops e demais ocasiões que promovam a interação entre profissionais é um dos passos mais importantes para fazer network. É preciso ter iniciativa e proatividade, e não apenas esperar que as oportunidades de conhecer pessoas cheguem até você.

Mesmo que, nos dias de hoje, redes sociais como o LinkedIn estejam proporcionando aos profissionais cada vez mais chances de fazer network, ainda é preciso saber sair dessa zona de conforto e marcar presença nesses eventos. O melhor de tudo é que, além da possibilidade de construir conexões, você sairá com conhecimentos renovados e experiências valiosas.

3. Conte com o auxílio das redes sociais

Como já dissemos acima, a tecnologia facilitou (e muito) o processo de networking nos dias de hoje. As redes sociais voltadas especificamente para o universo corporativo ganham mais e mais relevância entre profissionais e recrutadores — que comumente começam processos de recrutamento por meio dessas plataformas.

Sendo assim, apostar em uma boa presença online é inevitável para a criação de novas conexões. O LinkedIn, por exemplo, foi criado justamente com esse objetivo. Explore essa funcionalidade, selecione bem as pessoas que você deseja ter em sua network e interaja com elas. Participe de grupos que possibilitam a troca de informações e experiências, contribuindo com o debate.

4. Tenha sempre cartões de visita em mãos

Está enganado quem pensa que, em meio à era digital, os bons e velhos cartões de visita não são tão necessários como antigamente. A verdade é que eles permanecem como uma das principais moedas de troca em eventos e demais situações onde pode acontecer o networking. Não saia de casa sem os seus!

Contudo, saiba distribuí-los de forma inteligente e estratégica. Não basta sair entregando seus cartões desenfreadamente para as pessoas que conhecer sem que haja uma conversa, certo?

5. Mantenha o contato com as pessoas que conheceu

Essa é certamente uma das mais importantes dicas de network. Vamos supor que você já ingressou em uma especialização, frequentou eventos, fez conexões e trocou vários cartões de visita. Embora esses sejam passos muito importantes, é preciso entender que o trabalho ainda não está completo.

Criar uma network sem nutrir e valorizar essa rede é uma prática que dificilmente dará certo. Sendo assim, certifique-se de que essas pessoas não se esquecerão de você. Mantenha o contato no LinkedIn ou envie um e-mail para elas, por exemplo. Encontre oportunidades para indicar uma vaga, tratar de um assunto de interesse do seu contato ou tecer um elogio quando couber.

Por fim, jamais recorra aos seus contatos apenas quando precisar pedir um favor ou algo do gênero. Essa é uma péssima maneira de usufruir da sua rede de contatos — além de que as chances de chatear a outra pessoa e acabar afastando-a são grandes.

Viu só como as nossas dicas de network podem ajudá-lo a colher os diversos benefícios dessa prática? Lembre-se de que saber criar — e, acima de tudo, cultivar — uma rede de contatos profissionais faz com que você esteja sempre mais perto de conquistar as oportunidades que deseja.

E então, gostou do conteúdo do artigo? Para fazer com que mais pessoas conheçam essas dicas de network, compartilhe-o agora mesmo com seus amigos nas redes sociais!

 

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais