Connect with us

Inicie Sua Carreira

Profissões sustentáveis: o que são e quais são as mais promissoras?

profissões sustentáveis
Tempo de Leitura: 4 minutos

O conceito de sustentabilidade ambiental se refere à capacidade de sustentação dos ecossistemas. Em outras palavras, é a busca pela manutenção de fatores como a qualidade da água, do ar, do solo e das demais condições necessárias para a preservação dos seres vivos. A importância dessa questão pode ser vista até no mercado de trabalho, onde as profissões sustentáveis estão se tornando fundamentais.

Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas sobre o tema. Afinal, o que são essas profissões? Quais são as mais promissoras para quem deseja aliar uma boa carreira ao sonho de mudar o mundo? Qual é o impacto desses profissionais no mercado de trabalho e na sociedade?

Para responder a essas perguntas, nada melhor do que contar com a palavra de uma especialista. Pensando nisso, criamos este conteúdo em parceria com Luana Gomes Carneiro, Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental na Unyleya. Aproveite a leitura!

O que torna uma profissão sustentável?

Luana explica que um ponto essencial dessas profissões é estar preparado para lidar com os desafios do mundo atual. Isso significa “tornar o mundo mais sustentável e viável para a continuidade da vida”. Segundo ela, é justamente por isso que a Unyleya promove discussões sobre temas da atualidade, para que os estudantes possam refletir sobre as mudanças necessárias a fim de fazer a diferença.

Somado a isso, ela chama a atenção para um ponto importante: em um mundo no qual os cuidados com a natureza se tornaram uma questão urgente, absolutamente todos os profissionais devem estar atentos a isso. Na sua própria atuação como educadora, por exemplo, Luana enxerga a oportunidade para colaborar com esse objetivo.

“Nós, educadores, estamos sempre buscando promover mudanças significativas na vida das pessoas e, consequentemente, na sociedade como um todo”, explica. Isso mostra por que o assunto é relevante para estudantes de graduação e pós-graduação.

Quais são os principais cursos e profissões que têm características sustentáveis?

Conforme Luana esclarece, todos os profissionais formados e em formação devem compreender a relevância da sustentabilidade para o mundo em que vivemos. Afinal, é uma questão que afeta a vida de todos nós e o próprio bem-estar do planeta, algo que acaba influenciando a forma como trabalhamos.

Ainda assim, é possível listar algumas profissões sustentáveis com foco ainda maior nessas mudanças. Para começar, veja uma que vem ganhando espaço no mercado.

Gestor ambiental

“O Gestor Ambiental é um profissional que tem como principal foco a orientação de ações de organizações e sociedade civil em prol da adoção de posturas e estratégias mais sustentáveis”, detalha Luana. Para isso, ele trabalha “orientando o uso de recursos de forma consciente”.

Sua formação é um pouco diferenciada daquela tida por outros profissionais, sendo mais abrangente. Não se trata apenas de focar os processos, mas o impacto que eles causam na sociedade e em todos os seres vivos. Um bom caminho para atuar nessa posição é cursar um Tecnólogo em Gestão Ambiental.

Qual carreira mais combina com você?

Vale destacar a importância de o profissional se manter atualizado sobre os novos desafios do mundo e as diferentes formas de lidar com eles. Isso significa ter atenção às notícias, acompanhar os especialistas da área e desenvolver o hábito de ler livros sobre meio ambiente.

Outras profissões sustentáveis

Luana aponta que, em geral, o projeto sustentável é realizado por equipes, sendo papel do Gestor Ambiental coordenar esse trabalho. Ela lista algumas profissões essenciais para compor esse time ou atuar em outras frentes que compartilham os mesmos objetivos:

  • Biólogos;
  • Engenheiros Ambientais;
  • Engenheiros Florestais;
  • Agrônomos;
  • Geógrafos;
  • Biotecnologistas;
  • Oceanógrafos.

“Vale ressaltar que a sustentabilidade não é um conceito que se aplica apenas ao meio ambiente”, ela adiciona. “Com orientação e direcionamento adequados, de certa forma todas as profissões podem ser sustentáveis, pois há possibilidades de práticas que visem preservar o mundo para o futuro em quase todas as carreiras”.

Não à toa, Luana cita a Agenda 2030, um compromisso global firmado entre mais de 190 países, visando o desenvolvimento sustentável.

Como está o mercado para quem atua nessas áreas?

O grande desafio atual é justamente conscientizar as pessoas quanto à importância de inserir essa pauta em nosso dia a dia. A questão é que isso envolve educar as próprias empresas, já que muitas delas não entendem o impacto das mudanças que estão acontecendo. Luana é bem objetiva ao explicar a questão: “sem sociedade não há negócio”.

Quanto às oportunidades no mercado, quem tem um curso superior certamente encontra mais espaço para fazer uma carreira. Contudo, Luana alerta que isso não significa que as vagas são abertamente voltadas ao trabalho com projetos sustentáveis: essa é uma missão que devemos todos assumir para conscientizar as empresas a andarem nessa direção.

A boa notícia é que o mercado está assimilando essa prática. Iniciativas como o crédito de carbono dão visibilidade ao tema e favorecem empresas que valorizam os profissionais sustentáveis. Afinal, cada vez menos organizações querem fazer negócios com parceiros comerciais que não se preocupam com o meio ambiente.

O salário inicial de um Gestor Ambiental, por sua vez, costuma estar entre R$ 2.000,00 e R$ 4.000,00, segundo o site vagas.com.

Como os profissionais sustentáveis estão transformando a forma como as corporações atuam?

Luana acredita que “as profissões sustentáveis serão, basicamente, a chave para que possamos continuar existindo”. Vale a pena levar isso em consideração ao escolher uma graduação ou uma pós em engenharia, por exemplo. Se a instituição de ensino está atenta a essa demanda crucial da sociedade, ela terá um currículo que aborda essas questões em todos os seus cursos.

Além disso, o impacto nas empresas tende a ser enriquecedor em diversos aspectos, já que cada profissional atua em uma frente específica. Luana exemplifica: “o Engenheiro Ambiental é um profissional mais voltado à execução de projetos, enquanto o Gestor Ambiental visa mais o planejamento de ações, a busca por adequar as necessidades do negócio às demandas”.

O que há em comum entre eles é a necessidade de manter um olhar no futuro, pensando à frente do restante dos profissionais, no que diz respeito à sustentabilidade. Luana conclui apontando que “esses profissionais trazem uma visão de que tudo é importante: o meio ambiente, os seres vivos, cada um dos recursos, os colaboradores, tornando as empresas mais justas e menos impactantes”.

Como você pode ver, a tendência é que esse tema ganhe cada vez mais espaço nas empresas, já que é uma demanda global que simplesmente não pode ser ignorada. Por isso, as profissões sustentáveis serão protagonistas durante esse processo — e vale a pena levar isso em consideração ao escolher um curso de graduação ou pós!

Se quer conhecer melhor os cursos que formam profissionais sustentáveis, entre em contato com a Unyleya e tire suas dúvidas com quem é especialista no assunto!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.