Connect with us

Carreiras na Pós

4 pós em Engenharia que você precisa conhecer!

Pós em engenharia
Tempo de Leitura: 4 minutos

Já pensou em fazer uma pós em Engenharia? Ter uma especialização conta muito no currículo, fazendo com que o seu perfil seja mais atraente aos recrutadores e, consequentemente, você tenha mais oportunidades no mercado de trabalho.

Um dos maiores atrativos da Engenharia é o fato de essa ser uma carreira tradicional, na qual os profissionais formados têm diversos campos para seguir, inclusive em outras áreas de atuação. No entanto, para ter sucesso e se destacar entre os colegas, é importante apresentar um diferencial.

Neste post, vamos falar sobre as opções de pós em Engenharia nas quais você pode apostar para incrementar o currículo e investir no desenvolvimento de carreira. Acompanhe e saiba mais!

Como funciona a pós-graduação em Engenharia?

Uma pós-graduação nada mais é que um aprofundamento nos conhecimentos obtidos durante o curso superior. Alguns caminhos que você pode tomar na pós são especialização, MBA, mestrado ou doutorado.

Para quem quer saber mais sobre um determinado assunto, a especialização é indicada. Já se quiser trabalhar com negócios, o MBA é a pós ideal. No entanto, caso o seu interesse seja na carreira acadêmica, então, o mestrado e o doutorado são os melhores caminhos.

Na Engenharia, a maioria dos alunos opta pela especialização por oferecer vantagens no mercado de trabalho, permitir adquirir mais conhecimentos técnicos sobre um tema específico e ajudar a atuar em um campo mais segmentado. Essa pós é do tipo lato sensu, portanto, precisa ter uma duração mínima de 360 horas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Ela pode ser realizada na modalidade presencial ou na educação a distância (EAD). Para quem precisa conciliar trabalho e estudo, a segunda opção é a mais recomendada, por trazer mais flexibilidade à rotina.

O que é preciso para cursar esse tipo de pós?

Para cursar qualquer tipo de pós-graduação, tudo o que você precisa é ter um diploma de curso superior, seja ele bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Outra curiosidade: não há limites de quantas pós um profissional está autorizado a fazer.

O melhor de tudo é que você pode se especializar em outros campos da Engenharia. Por exemplo, alguém que cursou Engenharia Civil pode fazer pós em Engenharia Geotécnica ou em qualquer outra.

Quais são as principais pós-graduações nessa área?

Chegou a hora de conhecer algumas das opções de pós em Engenharia. A seguir, confira a nossa lista com 4 alternativas muito atraentes para o mercado de trabalho!

1. Engenharia da Manutenção

A Engenharia da Manutenção se preocupa em aprimorar os projetos de melhorias e alterações em dispositivos, equipamentos e ambientes. Desse modo, o profissional desenvolve habilidades para atuar na liderança, gestão de equipes, análise de indicadores e avaliação dos resultados.

O engenheiro com pós em Manutenção desenvolve regras e procedimentos para a equipe das empresas em que trabalha, além de contribuir com o treinamento e a orientação dos profissionais em relação à segurança, qualidade e produtividade dos serviços.

2. Engenharia de Alimentos

Diversos produtos que encontramos no supermercado passaram por um longo processo de produção. Para isso, é fundamental ter um profissional especializado para coordenar cada etapa e desenvolver tecnologias que ajudam a melhorar a produtividade das indústrias.

O engenheiro que atua nesse nicho é formado ou especializado em Engenharia de Alimentos. Nessa pós, o aluno desenvolve competências profissionais e conhecimentos sobre propriedades físicas e químicas dos alimentos, análise dos produtos e segurança alimentar.

3. Engenharia Geotécnica 

A Engenharia Geotécnica estuda os solos e as rochas, tal como as ações do homem nessas estruturas. Desse modo, a área visa compreender diferentes tipos de materiais, a formação de solos e as medidas mais adequadas para uma construção civil em determinados espaços, considerando todo o contexto socioeconômico de cada região.

Durante a pós, o aluno aprofunda os seus conhecimentos sobre Mecânica dos Solos, aprende mais sobre aterramento, patologias do solo e rebaixamento de lençóis freáticos, assim como compreende os processos ambientais envolvidos.

4. Engenharia de Biomateriais

A Engenharia é uma ciência que ultrapassa diversas barreiras e, por meio das tecnologias disponíveis na atualidade, é possível restaurar e substituir até mesmo tecidos humanos a partir de conhecimentos avançados em Biomecânica, Bioquímica e Bioética.

É essa a função da pós em Engenharia de Biomateriais: preparar o aluno para ter visão crítica e conhecimento técnico visando uma performance com a produção e o desenvolvimento responsável na área de biomateriais. 

Como escolher a área da pós em Engenharia?

Diante de tantas opções, como escolher uma pós-graduação que esteja de acordo com as expectativas de carreira? Primeiramente, é preciso analisar as suas preferências para saber em qual ramo é mais interessante de se especializar.

Para isso, vale lembrar das aulas que mais chamaram a sua atenção durante a graduação. Além disso, é importante ler muito antes de tomar a decisão. Assim, você encontra alternativas que nem sequer havia considerado, mas que, a partir da pesquisa, descobriu detalhes interessantes sobre elas.

Outro ponto importante é a análise do mercado de trabalho. Saber quais são as oportunidades de emprego, a remuneração mínima e máxima e as chances de desenvolvimento de carreira vai ajudar decidir se a área está de acordo com os seus objetivos profissionais.

Quais são as vantagens de fazer uma pós-graduação?

Quer saber o que vem depois da pós-graduação? Como visto, uma especialização é muito valorizada no mercado de trabalho, pois mostra a proatividade do profissional em se desenvolver cada vez mais.

Além disso, a pós oferece diversos atrativos de carreira. Com ela, você pode esperar diversas vantagens:

  • desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos;
  • melhores oportunidades de emprego;
  • maiores salários;
  • valorização do currículo;
  • chances de aumentar o networking;
  • realização pessoal e profissional.

E então, com este post, conseguiu decidir se é uma boa ideia fazer uma pós em Engenharia e qual escolher? É interessante considerar que essa área oferece diversas alternativas de especialização e, com isso, dá para encontrar aquela que mais traz vantagens à sua carreira enquanto engenheiro.

Quer saber mais informações sobre como investir no seu desenvolvimento profissional a partir de uma pós-graduação? Então, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas e conhecer mais sobre os nossos cursos!


Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.