Connect with us

Carreiras na Graduação

Emprego e EAD: como o mercado enxerga essa modalidade

emprego ead

O desejo de conseguir um bom espaço no mercado de trabalho é uma das principais motivações que levam as pessoas a ingressarem na faculdade. Por isso, é natural que se perguntem se a modalidade de ensino na qual a graduação foi cursada faz diferença na hora de conseguir um emprego. EAD (Educação a Distância), por exemplo, gera esse questionamento.

Mas será que realmente há motivos para isso? Antes de tirar conclusões precipitadas, é importante entender como a Educação a Distância funciona e como os profissionais que se formam por meio dessa modalidade são vistos pelo mercado de trabalho.

Para ajudar você nesse processo, preparamos este post que traz informações valiosas sobre a EAD e a sua relação com o mundo do trabalho. Acompanhe!

Como funciona a Educação a Distância?

A EAD, como o nome já indica, é uma modalidade de ensino que permite estudar sem precisar frequentar uma faculdade diariamente. As atividades curriculares ocorrem por meio de uma plataforma digital, chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde é possível acompanhar as aulas, acessar o material didático e realizar outras ações, como entrar em contato com os professores para tirar dúvidas.

Essa maneira como a EAD é estruturada garante bastante flexibilidade para que os alunos organizem a própria rotina de estudos, escolhendo onde e quando vão se dedicar aos conteúdos que ficam disponíveis em tempo integral. Também facilita o acesso ao ensino superior por pessoas que não podem se deslocar todos os dias para a faculdade.

As vantagens da EAD e a constante evolução das tecnologias adotadas em sua estrutura têm feito com que cada vez mais estudantes optem por essa modalidade. Em 2019, 28,4% dos alunos de graduação no Brasil estavam matriculados em cursos a distância, enquanto que as matrículas dos cursos presenciais seguem caindo desde 2015, segundo dados do Censo da Educação Superior.

Como o mercado de trabalho enxerga os formados por meio da EAD?

Assim como mencionamos no início deste post, a grande dúvida que circula em torno do tema emprego EAD se refere à forma como o mercado de trabalho trata quem se forma em um curso a distância. A preocupação é reflexo da consciência sobre o quanto é importante ter uma formação valorizada para conseguir encontrar emprego.

No entanto, não há por que ter receio de optar pela Educação a Distância. A modalidade é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) da mesma forma que a educação presencial. Os cursos EAD precisam passar por um rigoroso processo de avaliação para serem autorizados e reconhecidos, além de continuarem a serem avaliados regularmente para seguirem funcionando.

Mais uma evidência de que a Educação a Distância é tão válida quanto a presencial é o fato de que os diplomas não trazem a indicação da modalidade em que a formação foi obtida. Assim, tanto faz se você cursar uma graduação EAD ou presencial, pois o diploma é o mesmo.

Diante disso, os profissionais que se formam em cursos EAD chegam ao mercado de trabalho com as mesmas possibilidades que os da educação presencial. O que importa para os recrutadores não é a modalidade na qual o curso foi ofertado, mas a qualidade dele — algo que depende de cada instituição de ensino — e as habilidades de cada profissional.

Além disso, cursar uma graduação a distância faz com que você desenvolva certas habilidades que são muito requisitadas pelo mercado de trabalho. Assim, isso pode até mesmo ser um diferencial que chama a atenção dos recrutadores nas disputas por vagas de emprego. EAD proporciona uma experiência bastante rica que contribui para a sua formação.

Quais são as habilidades de alunos EAD mais valorizadas pelo mercado?

A seguir, destacamos as principais habilidades que você pode desenvolver com a experiência em Educação a Distância. Confira!

Organização e disciplina

Na EAD, é preciso se habituar a organizar a rotina de estudos para não deixar os conteúdos acumularem e conseguir se preparar para as provas. Além da organização, também há a necessidade de manter a disciplina para cumprir as metas de estudo e realizar as atividades a fim de alcançar um bom índice de participação no AVA.

Proatividade

Por oferecer bastante autonomia no processo de ensino-aprendizagem, a Educação a Distância estimula a proatividade, ou seja, a capacidade de tomar a iniciativa na resolução de problemas. Como essa é uma habilidade muito valorizada nos mais diversos tipos de emprego, EAD é uma boa maneira de desenvolvê-la.

Habilidades com novas tecnologias

Lidar diariamente com os vários recursos tecnológicos que fazem parte da EAD ajuda os estudantes a se familiarizarem com esse tipo de ferramenta que é tão comum no dia a dia de tantas profissões. Assim, é possível chegar mais preparado para conviver com isso no mercado de trabalho.

Gestão do tempo

Ao longo de um curso EAD, os alunos precisam equilibrar os momentos de estudo em casa com as outras responsabilidades do dia a dia, como o trabalho, a relação com a família e o lazer. Essa capacidade de gerir o tempo é mais uma habilidade que os recrutadores buscam e valorizam nos profissionais.

Quais são os diferenciais da Unyleya?

Como dissemos, o que importa para o mercado de trabalho não é a modalidade de ensino, mas sim a qualidade da formação. É fundamental escolher uma boa instituição de ensino para cursar a graduação e ter acesso às melhores oportunidades ao buscar um emprego. EAD ou não, a prioridade deve ser a excelência do curso.

É por isso que a Unyleya se destaca como a melhor opção em Educação a Distância. Com 16 anos de tradição na modalidade, a instituição conta com um método exclusivo de uma disciplina por mês, o que otimiza o processo de ensino-aprendizagem, e a melhor tecnologia educacional do mercado para garantir uma experiência única aos alunos.

Agora que já tem as informações que precisa sobre emprego EAD, é só escolher a graduação mais interessante para você. Com os diferenciais da Unyleya e os benefícios da Educação a Distância, optar por um curso na instituição é uma decisão que vai possibilitar a conquista do seu diploma e também o desenvolvimento de habilidades necessárias na vida profissional.

Então, quer saber mais sobre os cursos EAD da Unyleya? Entre em contato conosco e conheça todos os detalhes sobre as nossas formações!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD