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Gestão de Pessoas e Endomarketing

Certamente, ter uma equipe engajada, em que os colaboradores sabem claramente como devem exercer o seu papel e como o seu desempenho individual influencia na performance da empresa como um todo, é primordial para garantir eficiência e entregar resultados estratégicos como diferencial competitivo.

Observamos com o passar dos anos que as relações de consumo passaram por diversas transformações, e neste novo cenário, vemos uma valorização nas relações humanas.

No âmbito profissional, as empresas estão visando maior bem estar dos colaboradores, preocupadas em conhecer, apoiar e agregar valor, uma vez que antigamente, o trabalho era visto tão somente de forma empregatícia.

Hoje, adaptar-se a esses processos de mudança exige que as organizações tenham processos de gestão que gerem  maior comprometimento por parte dos funcionários, satisfazendo-os com benefícios, vantagens e trocas de conhecimento.

Quando trazemos o colaborador para o centro da estratégia, há um entendimento diferenciado para o investimento do capital humano. Já não basta gerir pessoas, já não basta apenas que cada um execute somente o seu trabalho e entregue resultados.

O termo Endomarketing

Foi nessa perspectiva que em 1996 foi registrado no Brasil o temo “Endomarketing”, por meio de um consultor de empresas conhecido como Saul Bekin. O Endomarketing é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, que associada à motivação e comunicação interna, tem encontrado o cenário que as organizações necessitam para o crescimento e consolidação das estratégias de gestão. Fica então muito claro que, para chegar ou atingir o cliente externo, é necessário primeiramente atingir o seu primeiro e principal cliente: seu colaborador.

O Endomarketing começa a partir desse entendimento: o colaborador como principal  cliente, e assim os funcionários passam a ser vistos como aliados e não como força de trabalho com remuneração.

Assim, ao agregar o Endomarketing à ferramenta de gestão de pessoas, observamos que as pessoas se tornam capazes de gerar resultados ainda melhores, pois se sentem importantes para obtenção do sucesso da organização. Em outras palavras, este é um investimento que transforma um colaborador em um prospector da empresa.

Analisando de forma bem prática, e fazendo uso dessa ferramenta como instrumento essencial para conscientizar a equipe sobre os valores, visão e a missão da empresa, para difundir a metodologia de trabalho e garantir a coesão para o atingimento das metas da organização, conseguimos com clareza entender o quanto o Endomarketing é importante para a atração e retenção dos talentos, e por isso ele é um dos pilares do “Employer branding”.

Inclusive, é a partir dele que surge a exigência que Recuros Humanos e Marketing trabalhem em conjunto, na construção de ações que transformem a experiência do colaborador em algo positivo. Desta forma, uma das estratégias da empresa que pretende investir na experiência do colaborador é começar pelo setor de Recursos Humanos.

Mas como?

Oferecendo a esse setor ferramentas que automatizem seus processos de rotina para que os profissionais tenham tempo e energia para focarem nas ações estratégicas voltadas às pessoas. Como se trata de encantar o colaborador, é preciso garantir que as ações alcancem todo o público interno da organização.

Estratégias aplicadas no Endomarketing

Trazendo um pouco da experiência dos meus vinte e quatro anos de atuação generalista em Recursos Humanos em empresas de diversos segmento no Brasil, quando o objetivo é fazer uso de ferramentas de gestão para motivas e integrar os colaboradores, compartilho neste artigo algumas das principais estratégias de Endomarketing aplicadas pelas empresas hoje em dia:

  • Comunicação interna clara e eficiente: canais diretor de comunicação, que dão voz ao colaborador, seja em forma de compartilhamento, sugestões ou feedbacks. Exemplo: intranet, murais ou jornais;
  • Campanhas internas como estratégia para fortalecer os valores e a cultura da empresa, usando datas comemorativas;
  • Concessão de benefícios que valorizem e reconheçam os colaboradores, mas sobretudo que agreguem bem estar, segurança e qualidade de vida. Exemplo: plano de saúde, vale alimentação, vale refeição, convênios com academias, entre outros;
  • Capacitações e treinamentos: além de melhorar o desempenho, desenvolve competências, produtos e valores. Auxilia a equipe a se desenvolver pessoal e profissionalmente. Exemplo: subsídios de educação, vale cultura, mentorias e oportunidades internas de capacitação;
  • Eventos corporativos que visem socialização integração e a construção de um ambiente de trabalho leve, descontraído e agradável;
  • Compartilhamento de boas práticas: use os cases de sucesso como reconhecimento do trabalho e combustível para melhoria contínua, gerando competição interna e saudável.

Atuando assim, a aplicabilidade das ações do Endomarketing traz eficácia aos processos internos. Ele é o responsável por alinhar os objetivos dos funcionários e da empresa, compartilhando informações e facilitando a construção de uma imagem da empresa que gere valor à marca no mercado.

E quais são os benefícios que isso traz?

  • Melhoria do clima organizacional: aumento de desempenho; maior tolerância à pressão e maior engajamento;
  • Alinhamento na comunicação: uma comunicação direta e transparente permite a formação de vínculos de confiança, aumentando a produtividade e tornando o trabalho mais colaborativo;
  • Aumento de motivação: um funcionário motivado, valorizado e satisfeito é certamente muito mais produtivo;
  • Retenção de talentos: o pertencimento, o propósito com o trabalho e o alinhamento de valores são grandes fatores que influenciam na permanência dos colaboradores na empresa, muito além das questões de remuneração e benefícios.

Enfim, com essas ações, é possível manter os colaboradores conscientes dos objetivos da empresa, de quais são os caminhos para alcança-los e como eles podem contribuir para isso. Sobretudo, vale dizer também que a melhora do relacionamento interno e os cuidados com o bem estar da equipe reflete diretamente na conquista de clientes e no posicionamento das instituições no mercado em que atuam.

Concluímos, então, citando Brum: “o objetivo do endomarketing é, portanto, criar uma consciência empresarial (visão, missão, princípios e procedimentos) dentro de um clima organizacional positivo”. Nisso resumo a relação entre a gestão de pessoas e o endomarketing nos tempos atuais.

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*Texto de autoria da professora Erika Ferreira Medeiros: Pedagoga, Especialista em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Humano Organizacional e Psicologia Positiva, com 24 anos na área de Gestão de Pessoas, implantando, reestruturando e gerindo times em empresas como Coca Cola, Revendas Toyota e Citroen, Claro Brasil, 3 Corações e Sabin. Nos últimos anos me dedico à Consultoria em processos de transformação, estruturação e reestruturação de empresas na área de Gestão de Pessoas. Atualmente acompanho a Quallity Pró Saude, o Hospital Anna Nery e sou professora conteudista na Unyleya.

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