Connect with us

Guia de Carreiras

RH do futuro: veja como se adequar às mudanças

rh do futuro

Independentemente da área em que atua, prestar atenção às transformações do setor é algo que todo profissional deve fazer se quiser continuar atendendo às demandas do mercado de trabalho. Por isso, quem trabalha com Recursos Humanos precisa entender o que é o RH do futuro e se preparar para as mudanças que esse cenário traz.

Afinal, o departamento de pessoal, como essa área também é chamada em muitas empresas, desempenha um papel estratégico na gestão das organizações. Quanto mais preparado um profissional está para desempenhar as funções do dia a dia, maiores são as suas chances de conseguir excelentes oportunidades no mercado.

Em vista disso, desenvolvemos este post para trazer as principais informações sobre o RH do futuro e como você pode se adaptar às mudanças para se destacar na vida profissional. Tem interesse em entender melhor esse assunto? É só seguir com a leitura!

O que é RH do futuro?

Por muito tempo, o setor de Recursos Humanos foi visto apenas como a parte da empresa responsável por processos burocráticos de rotina, como a contratação e demissão de funcionários, folha de pagamento, aviso de férias e aviso prévio, entre outros. No entanto, uma boa gestão de RH vai muito além dessas tarefas.

Isso porque o capital humano é um dos maiores bens de uma organização. São as pessoas que fazem os resultados acontecerem, as metas serem alcançadas e o crescimento do negócio se tornar uma realidade. Cada vez mais os líderes estão se conscientizando dessa importância e adotando estratégias para valorizar os funcionários.

É nesse contexto que novas tendências de RH ganham espaço. O chamado RH do futuro é uma abordagem que reconhece o papel dos colaboradores e se preocupa com o seu bem-estar, bem como com o fortalecimento da marca e a transformação digital pela qual as empresas inevitavelmente precisam passar.

Para colocar isso em prática na empresa, é importante observar as transformações pelas quais o mundo do trabalho tem passado e quais são as perspectivas para os próximos anos. Assim, é possível atuar no RH com uma visão sistêmica e estratégica que beneficia todos os envolvidos.

Quais são as mudanças mais relevantes?

Como dissemos, o mundo profissional tem passado por uma série de mudanças que impactam o papel do RH. A seguir, destacamos as principais.

Novas formas de trabalho

Especialmente desde o início da pandemia de Covid-19, as relações de trabalho se tornaram mais flexíveis, com muitos profissionais trabalhando em home office e no modelo híbrido, que alterna o trabalho presencial e o remoto. Nesse cenário, um desafio para o RH do futuro é realizar a gestão de pessoas que fazem parte da empresa mesmo à distância.

Qualidade de vida do trabalhador

A preocupação com a saúde mental e com as condições de trabalho também tem ganhado bastante destaque. Essas questões, inclusive, já são um forte motivo para que profissionais decidam deixar empresas que não priorizam o bem-estar dos colaboradores. Por isso, o RH do futuro tende a dar mais atenção à manutenção da qualidade de vida dos funcionários.

Uso de dados

Com a disponibilidade de tecnologias que coletam, armazenam e analisam dados dos colaboradores, os profissionais de Recursos Humanos não precisam tomar decisões baseadas apenas no que aprenderam com a experiência. No RH do futuro, os dados podem e devem ser usados para compreender melhor o perfil dos funcionários e desenvolver estratégias de engajamento das equipes, entre outras possibilidades.

Automação dos processos

As tarefas burocráticas rotineiras continuam sendo função do RH, mas a evolução tecnológica permite automatizar muitos desses processos. Logo, quem trabalha na área precisa conhecer as tendências de transformação digital em Recursos Humanos para escolher e saber usar as ferramentas mais adequadas.

Quais os benefícios do RH do futuro?

Diante das mudanças no setor, os profissionais que se adequam ao RH do futuro conseguem beneficiar tanto os colaboradores quanto a empresa. Com o maior foco nas pessoas, é possível atender melhor às suas necessidades, tanto em relação à qualidade de vida quanto ao seu desenvolvimento. O RH pode recomendar, por exemplo, um curso profissionalizante para um colaborador aprimorar seu trabalho.

Funcionários mais capacitados e satisfeitos são mais produtivos, o que reflete diretamente nos resultados do negócio. Uma gestão de pessoas moderna consegue explorar o potencial criativo da equipe para extrair o que ela tem de melhor a oferecer, ao mesmo tempo em que também prioriza o bem-estar de cada pessoa que faz parte dela.

Como os profissionais podem se adaptar?

Para atuar com sucesso no RH do futuro, é fundamental desenvolver as habilidades alinhadas às características desse ambiente. Uma delas é a boa comunicação, que é tão necessária para lidar com pessoas que têm diferentes personalidades e necessidades, mas, ainda assim, precisam trabalhar juntas pelos objetivos da empresa.

Com tantos dados que podem ser usados na gestão de Recursos Humanos, o ideal é trabalhar a capacidade de tomar decisões com bom embasamento e não apenas por intuição. Por fim, também é muito importante acompanhar as transformações que continuam acontecendo no setor e saber o momento de buscar os conhecimentos para evoluir na profissão.

Qual curso fazer para se atualizar?

Uma vez que são tantas as mudanças no setor de Recursos Humanos, o ideal é buscar cursos voltados especialmente para quem quer se atualizar e aperfeiçoar para seguir atuando na área. É o caso das pós-graduações lato sensu, que tornam o profissional um especialista em algum aspecto atual e relevante do setor.

Um MBA (Master in Business Administration), por exemplo, é um tipo de pós-graduação lato sensu com foco nas áreas de administração e gestão. Quem trabalha no mundo dos negócios tem muito que se beneficiar dos conhecimentos e habilidades que esse tipo de curso proporciona.

Por esse motivo, vale a pena investir em um MBA para começar a se preparar para atuar no RH do futuro. Como você viu, as transformações seguem acontecendo e os profissionais que não querem ficar para trás precisam compreender o impacto dessas mudanças e se adaptar para lidar com elas na rotina de trabalho.

Então, quer fazer uma boa pós-graduação para trabalhar no RH do futuro? Conheça o MBA em Liderança Positiva e Felicidade 5.0 da Unyleya e entenda como esse curso pode fazer a diferença na sua carreira!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.