Connect with us

Especialize-se

Por que os cursos de atualização profissional estão em alta? Confira!

cursos de atualização profissional
Tempo de Leitura: 4 minutos

Depois de fazer uma graduação, saiba que ainda há um bom caminho pela frente. Isso porque a conquista daquele cargo de coordenação ou gestão que você tanto deseja depende da realização de cursos de atualização profissional.

Afinal, essa modalidade cumpre o propósito principal de revisar o que foi aprendido, ao mesmo tempo em que apresenta as novidades conceituais e práticas relacionadas ao campo de atuação escolhido. Em períodos de crise, como a gerada pela pandemia da Covid-19, existe um movimento natural dos profissionais já formados em direção à atualização e à capacitação.

Quer entender melhor a importância dos cursos de atualização e conhecer alguns motivos para investir em um? Vem com a gente!

Qual é a importância dos cursos de atualização profissional?

Cada vez mais dinâmico, o mercado de trabalho dos últimos anos é caracterizado por um profundo processo de transformação digital, pelo qual as mais diferentes organizações também passam. Isso é reflexo do que vemos no nosso dia a dia: o uso constante de diversos dispositivos eletrônicos conectados à internet para fazer quase tudo.

Simultaneamente, a cultura da inovação também segue seu curso, fazendo com que novos métodos e ferramentas sejam adotados ao longo do tempo. O resultado final é uma reformulação que acontece em um ritmo que só pode ser acompanhado pelo chamado profissional do futuro. Trata-se daquele grupo de pessoas não só atentas a essa mudança, mas principalmente familiarizadas com o que ela coloca em destaque.

Observe que uma das consequências de maior impacto proporcionadas por essa modificação consiste no aparecimento de uma elevada demanda de novos conhecimentos. Quanto mais você demora para conferir quais são as exigências recentes do mercado, mais tende a ser superado por seus concorrentes.

No entanto, é fundamental que você tenha um filtro apurado, pois o volume de habilidades requeridas para ocupar determinado cargo só aumenta. Portanto, é necessário saber selecionar os cursos de atualização que, de fato, atendam às expectativas da sua área e, é claro, correspondam aos objetivos do seu plano de carreira.

Por que esses cursos estão em alta?

Conforme comentamos brevemente no início, crises econômicas ajudam a impulsionar a procura por atualizações profissionais. Basicamente, isso acontece devido ao aumento do desemprego e ao receio de ficar desempregado.

Quem já perdeu o emprego e tenta se recolocar no mercado busca elementos que propiciem alguns diferenciais ao currículo. Do lado de quem ainda está empregado, mas sente um clima de instabilidade no ar, as atualizações têm a função de mostrar o quanto se é valioso para a empresa. 

Há, igualmente, um conjunto de pessoas com boa formação e empregos estáveis. Mesmo assim, saiba que, sem exagero, todas as profissões estão em constante processo de mudança. Encarar e admitir essa realidade é o primeiro passo para alcançar a almejada maturidade profissional.

E se por acaso faltam motivos específicos que incentivem o início dessa caminhada rumo à renovação, acompanhe alguns deles a partir de agora. 

Diversificação do conhecimento e redirecionamento de carreira

Seja qual for o curso superior, é comum ficar com a impressão de que o cotidiano de trabalho não é bem aquilo que se imaginava lá no início, na data da matrícula. A boa notícia é que cursos de atualização também servem para demonstrar que, sim, você acertou na escolha da graduação — só desconhecia o segmento ideal para desempenhar suas habilidades.

Uma vez que diversificam e exibem conceitos recentes aplicados na prática, as atualizações profissionais propiciam uma visão mais ampla e privilegiada. Assim, é possível redirecionar sua carreira, com a certeza de que está fazendo a coisa certa.

Capacidade de antecipar problemas e apresentar soluções

Colaboradores desejados pelas organizações dos mais variados portes e nichos de mercado são aqueles preparados para criar soluções viáveis, efetivas e, preferencialmente, econômicas. Para tanto, primeiramente é necessário realizar bons diagnósticos dos problemas que se apresentam.

Em um segundo momento, é preciso projetar cenários e contextualizá-los com os possíveis efeitos causados pelas medidas adotadas. Só faz isso quem está devidamente a par das melhores abordagens e estratégias, já testadas e aprovadas.

O resultado final se traduz na construção prévia de diferentes planos de ação, prontos para serem implantados conforme as circunstâncias. Note que esse requisito complementa as habilidades gerenciais exigidas para qualquer cargo de liderança.

Fortalecimento da empregabilidade

O nível de empregabilidade diz respeito às chances de alguém conseguir um emprego ou permanecer empregado. Ele é maior à medida que as pessoas ampliam seu leque de novas habilidades e ficam por dentro das práticas recém-chegadas ao mercado.

Cursos de atualização são uma ótima maneira de você se deparar com mecanismos ou processos que, até então, desconhecia. Desse modo, sua fase de adaptação a eles se torna mais rápida. Caso tenha que usá-los no seu trabalho, você tende a lidar com novas ferramentas e procedimentos de forma ágil e sem pedir ajuda a todo momento.

Ampliação do networking

Por fim, tomar a iniciativa de incrementar seu conjunto de competências também propicia a aproximação com outras pessoas da área. Enquanto aprende, você se coloca na vitrine e ainda estende sua rede de contatos de pessoas potencialmente influentes.

Como se sabe, uma boa rede de relacionamentos é cada vez mais notável e decisiva para atingir metas e objetivos. De acordo com a qualidade e tamanho desse networking profissional, a probabilidade de receber convites para entrevistas ou eventos importantes é bem considerável.

Como escolher um bom curso para se atualizar?

Dada a expansão da internet, é fácil se perder no universo de possibilidades que ela distribui todos os dias. De olho nisso, saiba filtrar as opções com base em bons critérios. Aqui vão alguns deles:

  • acesse sites voltados à sua área — por meio das publicações, é possível descobrir quais são as mais recentes análises e tendências, segundo renomados especialistas;
  • marque presença em eventos — workshops, congressos e palestras também são excelentes para conhecer alternativas de cursos que têm muito a acrescentar na sua carreira;
  • siga profissionais influentes nas redes sociais — para saber o que pensam as mentes mais brilhantes do seu campo de atuação, vale a pena segui-las no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn;
  • baixe materiais gratuitos — se estiver no site certo, você encontrará variados e-books gratuitos, que mostram uma visão panorâmica de diferentes assuntos atrelados à sua profissão.

Na hora de selecionar a instituição de ensino em si, fique de olho nos detalhes. Na Unyleya, você conta com:

  • mais de mil cursos (graduação e pós-graduação);
  • educação totalmente via aplicativo (sistemas Android e iOS) ou plataforma web;
  • professores mestres e doutores.

Em poucas palavras, cursos de atualização são essenciais no contínuo processo de aprimoramento exigido pelo mercado de trabalho. Ao seguir nossas orientações, certamente você encontrará um curso de pós-graduação ou extensão perfeitamente alinhado aos seus objetivos.

Quer uma dica? Venha conversar com um de nossos consultores e se surpreenda com os diferenciais da Unyleya!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.