Connect with us

Guia de Carreiras

Curso EAD: quais as vantagens dessa modalidade?

curso ead

Ao decidir fazer uma graduação, as pessoas normalmente se preocupam muito com a escolha da área de estudo, que deve combinar com o perfil do estudante e, ao mesmo tempo, oferecer boas oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, essa não é a única decisão importante a ser tomada. Você também precisa escolher entre um curso EAD ou presencial.

Isso porque existem muitas opções disponíveis em cada uma das modalidades de ensino, e não é difícil encontrar o mesmo curso sendo ofertado em ambas. Nesse cenário, vale a pena conhecer os diversos benefícios de preferir a Educação a Distância, modalidade que tem atraído cada vez mais estudantes de curso superior.

Em vista disso, preparamos este post para ajudar você a entender melhor como é o funcionamento de um curso EAD e suas vantagens. Tem interesse nesse assunto? Boa leitura!

Como o curso EAD funciona?

Os cursos EAD são chamados assim justamente porque professores e alunos não precisam estar no mesmo local para que as aulas e demais atividades aconteçam, ao contrário do que ocorre na modalidade presencial. A Educação a Distância funciona por meio de recursos tecnológicos, mais precisamente da internet, que permite que as pessoas se conectem a distância.

Na prática, isso significa que os conteúdos de um curso EAD são disponibilizados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) — site e/ou aplicativo da instituição de ensino. Também é no AVA que acontecem as interações entre alunos e professores, em chats e fóruns de discussão que servem para tirar dúvidas e debater os temas das aulas.

Já as avaliações ocorrem presencialmente no polo EAD, que é um local físico credenciado para funcionar como ponto de apoio presencial aos alunos de cursos a distância. As melhores faculdades EAD costumam ter inúmeros polos espalhados por todo o país, de modo que os alunos possam se deslocar até aquele que ficar mais próximo de suas casas.

Cursos EAD são bons ou não?

Por causa das diferenças entre as modalidades de ensino presencial e EAD, e também devido ao fato de que a primeira é mais tradicional, algumas pessoas ainda se perguntam se os cursos EAD realmente são bons. Porém, os cursos a distância são frequentemente avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), da mesma forma que ocorre com os presenciais.

Assim, é só você verificar se o curso EAD do seu interesse foi bem avaliado ou não, o que pode ser feito por meio do portal e-MEC. A qualidade da modalidade de ensino é amplamente reconhecida, de modo que tudo depende apenas de cada instituição.

Quais são as vantagens do curso EAD?

A seguir, destacamos as principais vantagens de optar pela modalidade a distância. Confira!

Flexibilidade de horários

Em um curso EAD, você tem a liberdade de organizar os seus próprios horários de estudo para que se encaixem em sua rotina da maneira que for mais conveniente. Além disso, a flexibilidade ainda se estende aos locais em que você vai estudar, já que pode acompanhar as aulas em casa ou em qualquer outro lugar com acesso à internet.

Economia

Para as instituições de ensino, as despesas para ofertar cursos à distância são menores do que para oferecer cursos presenciais. Logo, elas acabam economizando e isso possibilita que cobrem mensalidades mais baratas. Dessa forma, o investimento financeiro mais baixo é outra vantagem de fazer um curso EAD.

Diversificação das metodologias de ensino

Como não seguem aquele modelo tradicional de aula presencial com professores e alunos na sala de aula, os cursos a distância lançam mão de uma série de outras metodologias de ensino inovadoras, como o uso de conteúdos interativos no AVA. Isso ajuda, inclusive, a desenvolver habilidades que fazem diferença na preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

Acessibilidade

Toda a flexibilidade de horários e de local de estudo que existe no curso EAD também faz com que esse modelo seja mais acessível. Afinal, a EAD possibilita que estudantes de qualquer parte do país e que não têm disponibilidade para se deslocar com frequência também possam obter um diploma de nível superior.

Comodidade

Outro benefício das características do curso EAD é que elas facilitam bastante a rotina para quem não tem tempo de frequentar a faculdade. A comodidade de poder fazer uma graduação sem sair de casa permite conciliar trabalho, estudos e vida pessoal com muito mais tranquilidade.

Maior autonomia

Além de poder determinar quando e onde vai estudar, você também tem acesso a materiais didáticos em vários formatos no curso EAD — textos, vídeos, imagens, conteúdos interativos, entre outros. Desse jeito, é possível ter muito mais autonomia para organizar os seus estudos de acordo com o que funciona melhor para o seu perfil.

Quais são os benefícios de estudar na Unyleya?

Como você viu, fazer um curso EAD proporciona uma série de vantagens aos estudantes. Porém, é importante ressaltar que, para aproveitar todos esses benefícios, você precisa ter o cuidado de escolher uma instituição de ensino que seja realmente capaz de garantir uma formação de qualidade.

É o caso da Unyleya, que atua exclusivamente na área da EAD há mais de 16 anos e é uma verdadeira especialista nessa modalidade de ensino. Na Unyleya, você encontra a melhor tecnologia educacional para uma educação 100% digital, com plataforma de ensino e aplicativo disponível em iOS e Android para acessar os conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar.

Professores qualificados — especialistas, mestres e doutores — e com experiência de mercado dão atenção individualizada aos alunos. Já o método de ensino exclusivo da Unyleya, que aborda uma disciplina por mês, ajuda a facilitar o processo de ensino-aprendizagem no curso EAD.

Além disso, estudar na Unyleya ainda dá acesso ao UnyVantagens, que é um clube de vantagens exclusivo para alunos, oportunidades de emprego por meio do Centro de Carreiras e bolsa em curso de inglês. É tudo pensado para proporcionar uma experiência única em Educação a Distância.

Diante de todas as informações que trouxemos ao longo deste post, fica evidente que fazer um curso EAD oferece vantagens importantes, especialmente quando você escolhe uma boa instituição de ensino. Por isso, não perca mais tempo e providencie tudo para estudar na melhor EAD do Brasil e, assim, obter a formação que você deseja.

Quer conhecer melhor os benefícios de estudar na Unyleya? Acesse o nosso site e fique por dentro de todos os detalhes sobre os nossos cursos e método de ensino!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD