Connect with us

Especialize-se

Curso para políticos: 7 graduações para seguir essa carreira

curso para politicos

Em ano de eleição, todo mundo se preocupa em quem vai votar. Mas além disso, há quem quer estar do outro lado, iniciando uma carreira na política. Porém, antes de tomar essa importante decisão, é essencial se preparar. Para isso, existem diversas opções de curso para políticos que você pode escolher. 

A seguir, confira 7 exemplos diferentes e veja qual é o foco de cada profissão. Além disso, saiba alguns dos conhecimentos que você vai estudar, e como isso pode ajudar na sua campanha e vida política. Boa leitura!

7 opções de curso para políticos para você começar sua carreira 

Independentemente de você já ter uma graduação ou não, é importante saber como se preparar para a carreira política. Afinal, ela é bastante séria, já que envolve muitas responsabilidades, como gestão de recursos públicos e tomada de decisões.

Por isso, é importante ter conhecimentos que possam dar apoio para sua atuação, inclusive ao longo de diferentes mandatos e cargos. A seguir, confira 7 opções que você pode seguir!

1. Ciência Política 

Uma das melhores opções de curso para políticos, o bacharelado em Ciência Política tem duração de 4 anos. Com foco em compreender a política como um todo, o curso se baseia em disciplinas que ensinam a formação da Política, o que são políticas públicas, o papel do Estado na sociedade, a aplicação da política nos dias de hoje, entre outros

O cientista político pode atuar como consultor para candidatos, assessor em órgãos públicos, além de atuar com estratégias políticas para partidos e sindicatos. Já para sua própria carreira, a pós-graduação em Ciência Política tem o objetivo de manter o profissional atualizado, proporcionando uma base sobre os rumos da política atual, bem como referências do que já aconteceu no país, para preparar a sua estratégia de eleição.

2. Gestão Pública

Um curso prático, a graduação em Gestão Pública tem 2 anos de duração e é destinado para quem quer ingressar na carreira pública.

Seu foco é como fazer uma gestão na prática. Ou seja, a pessoa aprende sobre as diversas organizações públicas e seus departamentos, além de como planejar e gerenciar orçamentos públicos. Assim, é uma habilidade essencial para quem quer se tornar um prefeito, governador ou presidente. 

Já o MBA em Gestão Pública tem duração de 9 meses, e prepara o profissional para atuar de forma proativa na área, obtendo uma visão abrangente e atualizada da administração pública brasileira e mundial.

3. Ciências Sociais

As Ciências Sociais ajudaram a estruturar a Ciência Política. A formação em Ciências Sociais capacita profissionais a compreender as estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais de uma sociedade, bem como a interação entre elas.

Sendo um curso de bacharelado ou licenciatura, muitas pessoas vão para a área de pesquisa acadêmica ou ensino. Porém, quem pretende entrar na política também tem sucesso. Afinal, ao compreender as relações das pessoas dentro da sociedade, o papel do Estado, e as mudanças que acontecem de tempos em tempos, é possível observar melhor as necessidades do local e promover ações mais elaboradas.

4. História

A graduação em História é outra opção de curso para políticos. Afinal, para se trabalhar para o futuro, é preciso agir no presente e considerar o passado. Sendo assim, o curso permite compreender o passado histórico do país e do mundo em suas diversas vertentes, seja econômica, política ou cultural.

Dessa forma, por meio de disciplinas como Sociologia, Filosofia e Teoria da História, é possível entender o cenário em que o Brasil se insere e o que motiva as pessoas a escolherem determinados candidatos de 4 em 4 anos. Assim, a pessoa interessada em política pode elaborar melhor sua proposta de governo, além de compreender os rumos que sua gestão deve tomar no futuro.

5. Direito

Outro ótimo curso para políticos é a graduação em Direito. Capacitando os profissionais para atuar em todas as questões jurídicas, essa formação incentiva o uso do raciocínio lógico, a percepção e a reflexão para a melhor tomada de decisões.

Por meio de uma formação extensa sobre o funcionamento da sociedade e das leis que regem o país, o político vai poder exercer sua gestão com ética e transparência, em prol de uma boa administração.

Além disso, as capacidades desenvolvidas durante o curso, como comunicação e argumentação, também podem ajudar em sua campanha, inclusive em carreiras para senador e deputado, que têm como funções elaborar leis e fiscalizar as ações do Poder Executivo.

6. Administração 

Começar uma carreira política, especialmente em cargos de gestão, como o de prefeito, tem a ver com administrar uma empresa pública. Por isso, a graduação de 4 anos em Administração é uma das melhores escolhas de curso para políticos. Com disciplinas como Administração e Políticas Públicas, Gestão Estratégica e Sistema Financeiro e Mercado Nacional, você pode se preparar corretamente para administrar qualquer tipo de empresa.

Em âmbito público, ter feito administração pode ajudar a ter uma melhor visão sobre as tomadas de decisão envolvendo os recursos, quais projetos criar para atender às demandas da população, além de entender os cenários econômicos nacionais e internacionais, que podem impactar a sua gestão. Aliás, para se preparar ainda mais, existem diversos tipos de pós-graduação para áreas específicas, que também vão ajudar.

7. Ciências contábeis

Quem gosta da área de Exatas e quer fazer uma boa gestão de recursos na carreira política, pode optar pela graduação Ciências Contábeis. Nessa graduação de 4 anos, o profissional é habilitado a trabalhar com auditoria, contabilidade gerencial e até perícia. Por isso, são áreas importantes na gestão política, a fim de garantir uma administração mais transparente.

Não existe um curso para políticos específico. Porém, há vários tipos de formações que você pode escolher para ter uma boa base, seja com foco em pessoas e suas relações, economia, ou outro segmento, que possa ajudar na campanha.

Além disso, fazer uma das formações que passamos garante um melhor preparo, caso a eleição seja bem-sucedida. Dessa forma, você vai saber como aplicar a sua proposta de governo, ter atenção às demandas e até se preparar para uma nova eleição ou mudança de cargo, evoluindo assim na carreira política.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e confira mais conteúdos que podem ajudar você na construção de sua carreira política!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD