Connect with us

Carreiras na Pós

MBA em gestão pública: o que você precisa saber sobre o curso

mba em gestão pública

O mercado de trabalho está cheio de candidatos graduados, mas poucos profissionais estão aptos para atuar nas áreas de gestão. A boa notícia é que os cursos de especialização duram pouco tempo, podem ser feitos com flexibilidade e garantem o conhecimento necessário para quem busca mais oportunidades de carreira — e nesse leque está o MBA em Gestão Pública.

Se você tem interesse em trabalhar no setor público, atuando em benefício da sociedade, esse pode ser um caminho promissor. Além de se especializar na área, saiba que algumas características são importantes, como ética, responsabilidade e transparência.

Veja as informações que reunimos neste post e avalie se vale a pena fazer um MBA em Gestão Pública!

O que é gestão pública?

A área de gestão pública abrange atividades administrativas voltadas a instituições de diversos setores do governo — nas esferas municipal, estadual e federal. Esse conhecimento específico também pode ser aplicado em organizações não governamentais (ONGs) ou mesmo em projetos sociais propostos por empresas de iniciativa privada.

A gestão pública é necessária para planejar e coordenar programas voltados ao interesse coletivo. Para isso, reúne conhecimentos de várias áreas, como administração, recursos humanos, finanças e ciências políticas.

Com esse repertório teórico e técnico, os gestores públicos gerenciam projetos que atendem aos interesses da sociedade, nos campos de saúde, educação, segurança, transporte, entre outros. Frente a essas demandas, é preciso respeitar as leis e os princípios de ética, visto que são empregados recursos públicos, que devem voltar para a população em forma de serviços.

A grande diferença entre gestão pública e privada está no propósito de cada uma. A primeira, como vimos, é voltada para os interesses coletivos, enquanto a administração privada tem foco no lucro para os donos da empresa.

Até aqui, você já pode ver que vale a pena atuar na área de gestão pública por duas grandes razões:

  • não faltam oportunidades de trabalho;
  • o profissional atua em prol do bem comum e contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Como funciona o MBA em Gestão Pública?

Para falar sobre MBA em Gestão Pública, precisamos, primeiramente, falar sobre esse tipo de formação, caso você ainda tenha dúvidas em relação às diferenças entre MBA, pós-graduação e especialização.

A sigla é referente ao termo Master of Business Administration, que quer dizer “mestre em administração de negócios” — embora não seja um curso com validade de mestrado no Brasil. Portanto, MBA é uma pós-graduação lato sensu. A diferença dessa especialização para outras é que o foco está nas áreas de gestão e negócios empresariais.

O MBA em Gestão Pública, então, é uma pós que forma especialistas para atuar na administração de serviços públicos. Ao fim do curso, o profissional terá o conhecimento necessário para ocupar cargos de direção e assessoramento superior em diferentes setores do governo.

Esse MBA é indicado para pessoas que já tenham diploma de graduação em diversas áreas e que tenham interesse em ingressar no setor público. Também é destinado aos profissionais que fizeram o curso de Gestão Pública e buscam educação continuada para aperfeiçoar a sua atuação.

Quais são os conhecimentos abordados no curso?

Embora algumas atividades sejam semelhantes no exercício da profissão, há muitas diferenças entre Administração, Gestão Pública e Recursos Humanos, além de outras áreas correlatas. Isso porque a gestão de serviços públicos tem conhecimentos específicos, focados em necessidades que atingem toda a comunidade.

No curso de MBA em Gestão Pública, você vai estudar os seguintes temas:

  • Administração Financeira, Orçamentária e Contábil no Setor Público;
  • Administração Pública Contemporânea;
  • Desenvolvimento Profissional no Setor Público;
  • Gestão da Informação e do Conhecimento Organizacional;
  • Gestão de Pessoas no Setor Público;
  • Gestão de Políticas Públicas;
  • Gestão Estratégica, de Projetos, da Qualidade e de Processos no Setor Público;
  • Licitações, Contratos e Convênios.

O aluno também pode aprofundar o seu conhecimento em um tema específico ao elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Entretanto, essa disciplina agora é optativa nos cursos de especialização.

Qual é a duração e a modalidade do curso?

Você pode concluir o seu MBA em Gestão Pública em menos de 1 ano. A duração é de aproximadamente 9 meses. A carga horária total é de 400 horas — com a realização do TCC, contabilizando 460 horas.

O curso é feito 100% online, na modalidade EAD (Educação a Distância). Dessa forma, o aluno tem total flexibilidade para gerenciar os seus estudos, conforme a sua rotina permitir. Afinal, a maior parte das pessoas que busca uma pós-graduação já tem a sua agenda diária preenchida com horário de trabalho, além de compromissos familiares e outras atividades.

No modelo EAD, o professor faz a gestão individualizada, esclarece dúvidas, propõe atividades avaliativas, estando sempre em interação com o aluno. Assim, você terá acesso ao material didático em diversos formatos para que seja possível aproveitar ao máximo o seu curso e conduzir os seus estudos com autonomia.

Como é a atuação profissional do gestor público?

No dia a dia, as atribuições do gestor público incluem:

  • elaborar e avaliar projetos de políticas públicas;
  • acompanhar licitações, avaliar orçamentos e controlar os recursos financeiros;
  • coordenar equipes;
  • assessorar gestores ou políticos.

Claro que a lista de atividades é muito maior, as quais são desenvolvidas em cargos de gestão, assessoria, auditoria e direção. A prestação de consultoria especializada em órgãos governamentais, ONGs e empresas privadas também está entre as áreas de atuação para esse profissional.

Com o MBA em Gestão Pública, você pode prestar concursos, garantindo estabilidade e ótimos salários. Outras opções interessantes são as carreiras de pesquisador e professor dessa área.

Por que fazer seu MBA na Unyleya?

A Unyleya é a maior instituição do país na oferta de cursos de graduação e pós-graduação EAD. Seus diferenciais garantem a formação de qualidade que os futuros profissionais precisam para encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho.

Fazendo seu MBA na Unyleya, você conta com:

  • metodologia flexível;
  • suporte total ao aluno;
  • investimento acessível;
  • centro de carreiras.

Essas e outras vantagens vão facilitar a realização do seu MBA em Gestão Pública para que você possa atuar em um setor interessante, de ótimos ganhos e oportunidades de carreira, além de ganhar espaço para ajudar no desenvolvimento da sociedade.

Gostou de conhecer o curso e as possibilidades de atuação nessa área? Aproveite e saiba mais, acessando diretamente a página do curso de MBA em Gestão Pública da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD