Connect with us

Carreiras na Pós

Nanotecnologia: quais são as tendências e oportunidades de atuação na área?

nanotecnologia

O avanço da ciência vem ocorrendo em uma velocidade crescente, e sempre surgem termos para designar uma nova área da tecnologia. Inicialmente vista apenas em filmes sobre tecnologia, a ciência chamada de Nanotecnologia vem se destacando como uma área promissora. Ela tem conquistado cada vez mais relevância no mercado, com aplicação em diferentes produtos. 

Com isso, a demanda por profissionais aptos a trabalhar nesse campo tem crescido bastante, bem como a procura por especializações nessa área do conhecimento. Para quem gosta de tecnologia, se aperfeiçoar nesse ramo abre a possibilidade de atuar em uma área com grandes expectativas.

Neste artigo, você vai entender o que faz um profissional da Nanotecnologia, quais são as oportunidades de atuação, qual a remuneração média, e saber como ingressar nessa área. Continue a leitura e confira!

Quais são as atividades desenvolvidas pelo profissional da área de Nanotecnologia?

A Nanotecnologia é uma ciência que trabalha com materiais, produtos e processos em escala super reduzida, chamada nanométrica. Um nanômetro corresponde a um bilionésimo de metro, o que torna possível a medição de átomos e moléculas. Sendo assim, não há nada no Universo que não possa ser afetado pela Nanotecnologia, já que tudo é composto por átomos. Isso torna ilimitadas as aplicações dessa ciência.

Inclusive, essa tecnologia já faz parte de diversas áreas, como Engenharia, Medicina e Química. Ela permite a fabricação de produtos, muitas vezes com menor custo, mais sustentáveis e que melhoram significativamente a qualidade de vida das pessoas.

Além do mais, pesquisas e estudos desenvolvidos nessa área beneficiam diferentes indústrias, como a eletrônica, a farmacêutica, a automobilística, a biomédica, a alimentícia, a têxtil, entre outras.

O objetivo da Nanotecnologia é criar, modernizar e melhorar equipamentos, materiais e processos. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo profissional habilitado nessa área estão estudos, pesquisas e experimentos envolvendo moléculas e átomos para a criação de novos materiais.

Hoje, já podemos ter acesso a alguns resultados bem-sucedidos dessa ciência, como cosméticos anti-idade, tecidos impermeáveis e tintas resistentes a arranhões.

Quais são as tendências e oportunidades de atuação na área?

As pesquisas desenvolvidas na área de Nanotecnologia estão em crescente expansão, portanto essa é uma das carreiras mais promissoras para quem deseja trabalhar com tecnologia. As oportunidades são muitas. Veja abaixo algumas delas!

Medicina

Uma das áreas mais favorecidas pela Nanotecnologia é, sem dúvidas, a Medicina. Avanços significativos em tratamentos, procedimentos e medicamentos só foram possíveis graças às pesquisas na área de Nanotecnologia, entre outras.

A criação de materiais bioabsorvíveis, utilizados como implantes, nanopartículas usadas em tratamentos contra o câncer, e a regeneração de tecidos por meio de nanocápsulas contendo drogas de liberação controlada, são exemplos da utilização de Nanotecnologia na Medicina.

Informática

A informática já é mais familiarizada com essa ciência, já que ela está presente há mais tempo nessa área. Processadores cada vez menores e mais velozes, dispositivos de armazenamento de dados, transistores e chips são exemplos do uso dessa tecnologia. Além de otimizar o desempenho dos dispositivos, o uso da Nanotecnologia possibilita a criação de aparelhos cada vez menores.

Indústria alimentícia

Na indústria alimentícia, o uso dessa tecnologia permite uma melhor conservação dos alimentos, por meio de nanopartículas adicionadas às embalagens dos produtos. Isso é possível em razão de propriedades antibacterianas, da capacidade de bloqueio dos raios solares, entre outras.

Industria têxtil

A indústria têxtil se beneficia da Nanotecnologia na confecção de novos tecidos com características tecnológicas, capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Alguns exemplos são os tecidos impermeáveis, antitabaco, antibacterianos, desodorizantes, com cápsulas hidratantes ou repelentes de insetos.

Indústria de cosméticos

As nanopartículas têm um papel importante na indústria de cosméticos. Com elas, é possível produzir produtos mais eficientes, como cremes anti-idade e hidratantes que penetram com uma maior profundidade na pele. Além disso, a Nanotecnologia é utilizada também em produtos para os cabelos, o que possibilita a ação do produto sem danificar os fios.

Meio ambiente

As pesquisas e estudos em Nanotecnologia também beneficiam o meio ambiente, pois é possível aplicá-la em produtos sustentáveis. Alguns exemplos nessa área são a nanofiltragem para a obtenção de água potável, e o uso de células fotovoltaicas mais potentes para um melhor aproveitamento da energia solar.

Qual a média salarial?

A remuneração para quem trabalha com Nanotecnologia pode variar bastante, dependendo da formação, cargo e experiência do profissional. Além disso, os salários podem variar também de acordo com a região do país onde o profissional se encontra.

De modo geral, para um Engenheiro com experiência e cargo estabilizado que trabalha nessa área, a remuneração pode variar de R$ 5.724,00 a R$ 8.586,00, conforme o site Educa Mais Brasil.

Como atuar nessa área?

A maioria dos profissionais que trabalham com Nanotecnologia têm formação em outras áreas ligadas às Ciências Biológicas ou Exatas. Uma formação superior específica em Nanotecnologia ainda é novidade no Brasil e existe em poucas instituições de ensino.

No entanto, existem especializações e cursos de pós-graduação focados em Nanotecnologia, que possibilitam ao profissional interessado adquirir habilidades que o tornam apto para atuar nesse ramo. Nesse sentido, a Unyleya oferece o curso de pós-graduação a distância em Nanotecnologia, que possibilita ao aluno entender como a Nanotecnologia pode otimizar e aprimorar produtos existentes ou viabilizar a criação de novos produtos. 

O curso conta com disciplinas como nanobiofísica, nanopartículas, propriedades dos materiais sólidos, reações e transformações químicas, entre outras, totalizando uma carga horária de 420h. Caso o aluno opte por fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), acrescentará 60h à carga horária. Além disso, tem duração de 10 meses e pode ser feito totalmente a distância, já que todas as avaliações acontecem online, pelo portal do aluno.

Em suma, a Nanotecnologia é uma das áreas que serão destaque nos próximos anos, sendo uma das mais promissoras do mercado. As pesquisas e estudos que envolvem essa ciência estão em ascensão, pois é uma das áreas que mais revolucionou a indústria. Por isso, há cada vez um maior interesse do mercado por profissionais qualificados para trabalhar com essa tecnologia.

Gostou deste artigo e ficou interessado no assunto? Então entre em contato conosco para saber mais sobre esse curso e alavancar de vez a sua carreira tornando-se um especialista!

4.5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD