Connect with us

Carreiras na Pós

Se especialize: conheça a enfermagem em ginecologia e obstetrícia

Saiba mais sobre a pós em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia! Conheça o dia a dia desse profissional e detalhes do curso da Unyleya!

enfermagem em ginecologia e obstetrícia

A área da enfermagem é vasta e abrange diversas especialidades, cada uma delas desafiadora e extremamente importante para o cuidado da saúde. Uma dessas áreas que se destaca pela sua importância e complexidade é a Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia. 

Se você tem interesse por esse campo, este conteúdo é essencial. Veja aqui o dia a dia desse profissional, os detalhes do curso de Pós-Graduação EAD em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade Unyleya, e como essa formação pode enriquecer a carreira de quem busca se especializar nesse campo. Confira!

Como é a atuação do especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia?

O dia a dia desse profissional é marcado por uma dedicação ímpar, que vai além da aplicação de procedimentos técnicos. A humanização do cuidado é uma peça-chave e o toque, a empatia, e a escuta ativa são fundamentais para estabelecer uma conexão com a paciente, tornando todo o processo mais humano e acolhedor.

O enfermeiro nessa área é essencial, ele está ali para proporcionar um cuidado integral à mulher, desde a fase reprodutiva até a gestação e o pós-parto.

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Quais são as práticas desse profissional?

Alisson Paschoal, coordenador do curso de pós-graduação em Enfermagem em Ginecologia e Obstétricas com Práticas da Faculdade Unyleya, destaca que o Ministério da Saúde tem incentivado a realização dos partos normais, colocando-o como prioritário sobre os demais tipos de parto no país e, por essa razão, afirma que “ter uma pós-graduação nesta área pode ser o seu diferencial”.

Porém, é necessário acrescentar que a atuação desse especialista é diversificada e pode englobar o cuidado completo à saúde da mulher em diferentes etapas da vida, desde a adolescência até a terceira idade. Conheça as principais práticas:

  • consultas pré-natais para monitoramento da gestante e do feto;
  • fornecimento de orientações sobre cuidados e nutrição adequada;
  • suporte emocional durante o parto e colaboração com a equipe médica;
  • monitoramento do puerpério e orientações sobre amamentação.
  • realização de exames ginecológicos de rotina;
  • educação sobre métodos contraceptivos e prevenção de DSTs;
  • prestação de cuidados especiais para adolescentes e mulheres na menopausa;
  • atuação na educação em saúde através de programas educativos e palestras.

As práticas específicas são muitas, para isso, a pós-graduação vem como um complemento que qualifica o profissional e lhe oferece todo o conhecimento necessário para colocar em ação todo o seu aprendizado.

Como funciona a pós-graduação em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia com Práticas?

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia com Práticas oferecido pela Unyleya surge como uma oportunidade para quem visa aprimorar seus conhecimentos nessa área. Veja agora alguns pontos essenciais sobre essa formação.

Objetivo do curso

O curso oferece uma abordagem completa, cobrindo desde aspectos teóricos até práticas específicas. O coordenador da pós-graduação esclarece que o “objetivo do curso é qualificar o aluno em prevenção e atendimento integral à saúde ginecológica e obstétrica”. 

Quais são as disciplinas

As disciplinas incluem temas como fisiologia do sistema reprodutor, assistência ao pré-natal, ao trabalho de parto, puerpério, entre outros. Além disso, também temos “Urgências e emergências ginecológicas, obstétricas, em perinatologia e no puerpério” e “Novas assistências ginecológicas e obstétricas”. 

Uso de uma abordagem abrangente

Uma abordagem abrangente a partir das disciplinas diversificadas permite que os profissionais adquiram conhecimentos sólidos em todas as fases da saúde reprodutiva da mulher e estejam atualizados quanto às novas demandas da área e cumpram, como demonstra o coordenador Alisson Paschoal, “todos os pré-requisitos exigidos para dar um grande salto na sua qualificação profissional”.

Formato: EAD 

A praticidade do EAD se alinha às demandas da vida profissional, possibilitando que os enfermeiros continuem trabalhando enquanto se especializam. Assim, o aluno terá acesso à videoaulas exclusivas, acesso à assistência com professores renomados e a materiais didáticos em vários formatos para ser possível acessá-los em qualquer tipo de dispositivo.

Duração

A duração do curso é um fator importante a ser considerado por quem busca se especializar. A duração é de 11 meses, com carga horária de 600 horas. Essa pós-graduação possui uma carga horária adequada e equilibrada, proporcionando o tempo necessário para uma imersão completa nos conteúdos propostos.

Certificação

É preciso destacar que “a Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia com Práticas — autorizada pelo Ministério da Educação, com validade em todo o território nacional — torna o concluinte um especialista no tema de estudo. O módulo prático atende a todas as exigências da resolução 516/2016 do COFEN”. Isso faz com que a certificação seja reconhecida pelo mercado, agregando valor ao currículo do enfermeiro que busca se destacar na área.

Público-alvo

O curso é direcionado a enfermeiros que desejam se aprofundar na área de ginecologia e obstetrícia, seja para ampliar as suas oportunidades de atuação ou aprimorar suas práticas clínicas. É uma oportunidade para quem busca conhecimento teórico e habilidades práticas para oferecer um cuidado de qualidade.

Quais os diferenciais da Unyleya?

O mercado de trabalho em obstetrícia está bastante aquecido devido às demandas atuais do Ministério da Saúde e “ter uma pós-graduação nessa área pode ser o seu diferencial. Por isso, a Unyleya oferece uma metodologia própria”. Além disso, você pode contar com a “atenção individual de professores e especialistas, que são referências no mercado. Tudo isso quando e onde você quiser”, ressalta Alisson.

Ao investir nessa formação, os profissionais adquirem conhecimentos teóricos sólidos e desenvolvem habilidades práticas fundamentais para oferecer um cuidado integral e humanizado às mulheres.

A certificação reconhecida pelo MEC atesta a competência do enfermeiro nessa especialidade, abrindo portas para novas oportunidades de atuação.

Pós-graduação 100% online

Notou como a Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia é uma área desafiadora e recompensadora, exigindo não apenas conhecimento técnico, mas também sensibilidade e empatia? O curso de Pós-Graduação EAD em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia com Práticas da Unyleya oferece uma oportunidade única para os enfermeiros que buscam se destacar nesse campo específico.

Se você é um profissional de enfermagem que deseja se especializar em ginecologia e obstetrícia, não perca a chance de conhecer mais sobre o curso oferecido pela Unyleya. Conheça mais sobre o curso e dê o primeiro passo rumo a uma carreira mais especializada e comprometida com o cuidado da saúde da mulher!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD