Connect with us

Carreiras na Graduação

Veja como é o mercado de trabalho em Serviço Social!

Mercado aquecido ou desafios crescentes? Desmistificando a realidade do trabalho em Serviço Social.

mercado de trabalho serviço social

O Serviço Social é uma profissão que contribui de diversas formas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Profissionais dessa área atuam em diversas frentes, promovendo bem-estar social, e garantindo os direitos individuais e coletivos.

Se você é alguém que de alguma forma quer contribuir para as causas sociais e pensa em investir nessa área, que tal saber como anda o mercado de trabalho em Serviço Social?

Foi pensando nisso que trouxemos este texto! Aqui, analisaremos o atual cenário do mercado de trabalho, incluindo oportunidades e desafios, e forneceremos informações significativas para quem deseja ingressar nessa carreira. Acompanhe! 

Quais são as áreas de atuação no Serviço Social?

O Serviço Social tem uma gama diversificada de áreas de atuação, cada uma com suas particularidades e desafios. Profissionais podem ser encontrados em Organizações Não Governamentais (ONGs), setor público, clínicas, escolas e diversas outras instituições. 

Desde a regulamentação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) — determinado pela lei federal n.º8.742, de 7 de dezembro de 1993, e que atualmente é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome —, “sua rápida expansão por todo o território nacional vem ampliando consideravelmente o mercado de trabalho para os assistentes sociais e demais profissionais atuantes nessa área” é o que afirma a pesquisa intitulada “Intervenção profissional do assistente social e as condições de trabalho no Suas”.

A versatilidade do Serviço Social permite que os assistentes sociais contribuam em diferentes contextos, atendendo às demandas específicas de cada ambiente. Veja detalhadamente quais são os ramos para essa atuação!

Secretarias de Assistência Social no setor público

Nas Secretarias de Assistência Social, os profissionais trabalham no desenvolvimento e implementação de políticas públicas voltadas para a assistência social. Exercem suas funções lado a lado com diferentes camadas da população, identificando e respondendo às necessidades específicas de comunidades em situação de vulnerabilidade. 

Isso envolve a criação de programas e projetos sociais que visam não apenas atender às demandas imediatas, mas também promover a autonomia e a inclusão social.

Hospitais e clínicas

Nos ambientes de saúde, assistentes sociais são fundamentais para oferecer suporte emocional a pacientes e suas famílias. Além de lidar com questões emocionais relacionadas à doença, eles garantem o acesso aos recursos necessários para o tratamento. 

Isso pode envolver a facilitação a programas de assistência financeira, aconselhamento sobre os desafios enfrentados durante o tratamento e a promoção de práticas de autocuidado para garantir o bem-estar global dos pacientes.

Escolas

Atuar nas escolas significa ser um agente de transformação no ambiente educacional. Profissionais de Serviço Social promovem um ambiente saudável, intervindo em situações como bullying e evasão escolar.

Além disso, eles oferecem suporte emocional e prático aos alunos e suas famílias, muitas vezes agindo como ponte entre a instituição educacional e a comunidade. Essa abordagem ampla contribui para a construção de uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos.

Sistema penitenciário

No sistema penitenciário, assistentes sociais são importantes para realizar acompanhamento, reabilitação e reintegração social de detentos. Trabalham para mitigar os impactos do encarceramento na vida dos indivíduos, promovendo programas de ressocialização, apoio psicossocial e facilitação do acesso a serviços que contribuam para a reinserção positiva na sociedade.

Organizações não governamentais

Dentro de ONGs e organizações do terceiro setor, os assistentes sociais são protagonistas na implementação e gestão de programas sociais diversificados. Eles são fundamentais para o desenvolvimento e execução de projetos voltados para crianças, idosos, pessoas em situação de rua e outras comunidades vulneráveis.

Esse trabalho vai além do assistencialismo, visando à promoção da autonomia e o fortalecimento das capacidades das comunidades atendidas.

Empresas e recursos humanos

No contexto empresarial, os assistentes sociais atuam em Recursos Humanos para garantir condições de trabalho adequadas. Isso inclui a resolução de conflitos internos, promoção de ambientes saudáveis e a garantia do cumprimento dos direitos trabalhistas.

Além disso, podem implementar programas de responsabilidade social empresarial, contribuindo para o engajamento da empresa nas questões sociais da comunidade.

Meio ambiente

Profissionais de Serviço Social envolvidos em projetos de defesa do meio ambiente são importantes na conscientização ambiental e na promoção de práticas sustentáveis. Trabalham lado a lado com comunidades afetadas por questões ambientais, oferecendo suporte social, identificando necessidades específicas e participando da construção de soluções colaborativas.

Políticas públicas

No âmbito das políticas públicas, assistentes sociais participam ativamente do planejamento, implementação e avaliação de iniciativas sociais em diversos níveis governamentais. Colaboram na formulação de estratégias que visam atender às demandas emergentes da sociedade e na construção de soluções sustentáveis para problemas sociais complexos.

Assistência a crianças e adolescentes

Na assistência a crianças e adolescentes, os profissionais de Serviço Social focam na promoção de direitos, prevenção de abusos e exploração. Atuam como defensores desses grupos, trabalhando para garantir um ambiente seguro e saudável para seu desenvolvimento.

Assistência a idosos

Quanto aos idosos, os assistentes sociais oferecem suporte para um envelhecimento saudável, promovendo atividades que estimulem a participação social e combatendo o isolamento. Além disso, trabalham para garantir o acesso a serviços e recursos adequados às necessidades específicas dessa população.

Assistência a pessoas com deficiência

Na assistência a pessoas com deficiência, os profissionais de Serviço Social focam na inclusão social, facilitando o acesso a serviços, recursos e oportunidades que promovam a autonomia e a participação ativa na sociedade.

Como é o mercado de trabalho nessa área?

Atualmente, o mercado de trabalho para assistentes sociais apresenta diversas oportunidades, refletindo a crescente demanda por profissionais que possam lidar com questões sociais complexas. 

O aumento da conscientização sobre direitos humanos, a expansão de políticas sociais e a necessidade de intervenção em situações emergenciais contribuem para o aquecimento desse mercado.

Em setores como saúde mental, o Serviço Social tem ganhado destaque, com a compreensão crescente da importância do suporte psicossocial em diversas situações. Além disso, a atuação em equipes multidisciplinares torna os assistentes sociais peças-chave na promoção de abordagens integradas e holísticas.

Em relação ao salário, atualmente, o piso salarial desse profissional é de 5,5 mil para uma jornada de 30 horas semanais, “de acordo com a proposta, esse valor será reajustado anualmente com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)”, é o que afirma a matéria publicada em 2023 por Vinicius Loures na “Agência Câmara de Notícias”.

Como ingressar na carreira?

Se você se identifica com a missão do Serviço Social e deseja ingressar nessa carreira, é fundamental seguir alguns passos importantes.

Formação Acadêmica

O primeiro passo é obter uma formação acadêmica sólida. Cursar uma graduação em Serviço Social é essencial para adquirir os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação profissional. A Unyleya oferece um curso de graduação em Serviço Social, com uma abordagem atualizada e alinhada às demandas do mercado.

Pós-Graduação

Investir em uma pós-graduação pode ser um diferencial na carreira de um assistente social. A Unyleya também oferece opções de pós-graduação em Serviço Social, permitindo que profissionais aprimorem suas habilidades e se especializem em áreas específicas da profissão. Com uma especialização, você pode encontrar o caminho que mais se adeque ao seu perfil, algumas opções são: 

  • assistência social na saúde pública e na previdência social; 
  • direitos humanos e questões étnicos-raciais;
  • docência em serviço social;
  • filosofia e teoria social;
  • gestão do SUAS;
  • gestão em serviço social e projetos sociais;
  • instrumentalidade do serviço social;
  • oncologia interdisciplinar;
  • serviço social em saúde coletiva;
  • terapia familiar. 

Essas são algumas das opções, mas temos várias outras disponíveis visando uma formação completa.

Estágios e experiência prática

Durante a graduação, é muito importante buscar estágios e oportunidades de experiência prática. Essas vivências proporcionam um entendimento mais profundo das demandas da profissão e permitem desenvolver habilidades práticas essenciais.

Notou como o mercado de trabalho em Serviço Social oferece oportunidades significativas para profissionais comprometidos com a transformação social? Seja atuando em ONGs, no setor público, em clínicas, escolas ou outras instituições, os assistentes sociais são extremamente importantes para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A Unyleya se destaca como uma instituição que proporciona uma formação sólida em Serviço Social, preparando os futuros profissionais para os desafios e oportunidades do mercado. Se você está interessado em fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para o bem-estar social, considere seguir a carreira de Serviço Social.

Quer fazer a diferença? Conheça mais sobre o curso de graduação em Serviço Social da Unyleya. Faça parte dessa transformação social!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD