Connect with us

Especialize-se

Veja 4 especializações em Fonoaudiologia que você deve conhecer!

Especializações em fonoaudiologia

Fazer uma pós-graduação é fundamental para se destacar no mercado de trabalho, independentemente da profissão. Ao continuar os estudos, é possível se aprofundar em um campo específico e, a partir disso, obter resultados muito positivos na carreira. Na área da saúde, a realidade não é nada diferente. Então, o que acha de conferir algumas especializações em Fonoaudiologia?

Uma pós do tipo permite conhecer melhor alguns conteúdos que chamaram a sua atenção durante a graduação. Assim, é possível aperfeiçoar o trabalho e adquirir novas habilidades.

No entanto, saber como escolher uma pós-graduação também não é uma tarefa fácil. É por isso que, abaixo, listamos algumas boas especializações em Fonoaudiologia. Assim, você vai ver opções bem interessantes para o seu futuro. Acompanhe o post e fique por dentro do assunto.

Por que fazer uma especialização em Fonoaudiologia?

Diversas carreiras têm um grande número de profissionais atuando no mercado de trabalho, se comparado à quantidade de vagas de emprego disponíveis. Desse modo, existe uma enorme concorrência para conseguir uma oportunidade interessante.

Durante a seleção de profissionais, os recrutadores sempre vão prestar atenção ao currículo e às habilidades que cada um oferece. Ter uma especialização é um ótimo jeito de se diferenciar dos demais, o que favorece as chances de conseguir aquela supervaga.

Ser um profissional qualificado é importante até para quem atua de forma autônoma, em um consultório próprio ou com consultoria, por exemplo. Afinal, o conhecimento é um dos principais critérios para definir o futuro de uma carreira e para garantir a satisfação dos seus pacientes.

Mais do que isso, a área da saúde é muito ampla, e existem diversos conteúdos que podem ser mais explorados, além da graduação. Uma especialização em Fonoaudiologia permite conhecer melhor um segmento que precisa de profissionais e suprir essa demanda do mercado.

Além do mais, o bom atendimento na área da saúde é imprescindível. Por meio de uma especialização, é possível se atualizar e aperfeiçoar o trabalho, permitindo oferecer melhores serviços ao público.

Quais são as principais especializações em Fonoaudiologia?

Conseguiu entender por que é importante apostar em uma especialização em Fonoaudiologia? Então, chegou a hora de vermos como fazer a escolha da pós ideal para você.

O primeiro passo é tentar se recordar dos assuntos que mais despertaram o seu interesse durante a graduação. Além disso, vale analisar quais são as áreas que estão em alta no mercado e quais são as suas expectativas de carreira.

Quer ajuda para decidir no que se especializar? Então, confira, a seguir, algumas sugestões de cursos interessantes!

1. Disfagia

A disfagia é, basicamente, a dificuldade de engolir alimentos ou líquidos. Parte da razão pela qual essa pós está em alta é o contexto mundial de enfrentamento à pandemia de Covid-19. 

Muitos pacientes diagnosticados com essa doença apresentaram sintomas graves a ponto de precisarem ser intubados. O processo de extubação traz algumas sequelas do período de internação, sendo uma delas a disfagia.

No curso de pós-graduação em Disfagia, o profissional vai ter a oportunidade de compreender essa condição a partir de outros pontos de vista, aprofundando-se em teorias e métodos relevantes para o tratamento dos pacientes.

2. Fonoaudiologia do Trabalho

O bem-estar do funcionário deve ser garantido por todas as empresas. É por isso que a Medicina do Trabalho é uma área que recebe muita visibilidade no mercado; afinal, diversas organizações precisam contar com os seus serviços, e isso inclui a atuação do fonoaudiólogo.

Na pós em Fonoaudiologia do Trabalho, o profissional aprende mais sobre os aspectos jurídicos e legais das diferentes condições de trabalho, a fim de garantir a saúde e a segurança das pessoas no ambiente laboral, principalmente em situações de periculosidade e insalubridade.

Prevenção de perda da capacidade auditiva ou vocal dos trabalhadores, análise da exposição a riscos e problemas sanitários são algumas das preocupações do profissional que trabalha na área de Fonoaudiologia do Trabalho.

3. Fundamentos em Voz

A voz, além de ser um dos mecanismos fundamentais para a comunicação oral, ainda é instrumento de trabalho para muitas profissões. Entender como aperfeiçoar a expressividade vocal, conhecer os distúrbios de voz e saber como prevenir problemas nela é um dos trabalhos do fonoaudiólogo.

Fazer um curso de pós-graduação em Fundamentos em Voz é uma oportunidade de ter acesso a conteúdos teóricos e práticos mais profundos, desenvolver atividades de pesquisa e ter mais autonomia sobre o assunto.

Profissionais que fazem essa especialização podem atuar em um segmento que trata de pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho, como cantores, atores e professores, e no treinamento para melhorar a capacidade vocal.

4. Distúrbios de Fala e Linguagem

O campo da fala e da linguagem é o que mais atrai quem estuda Fonoaudiologia. A pós-graduação em Distúrbios de Fala e Linguagem é uma possibilidade de pesquisar esse assunto.

Problemas de linguagem surgem principalmente no início da infância, quando as crianças aprendem a falar, mas podem ser consequência, também, de quadros de saúde, como AVC. Da mesma maneira, os distúrbios de fala podem ser características de nascença ou surgir ao longo do tempo, por conta de alguma complicação ou evento traumático.

Ambos são tratados com o acompanhamento de um fonoaudiólogo, independentemente da origem do distúrbio. Especializar-se nessa área é uma forma de conhecer mais técnicas e métodos terapêuticos para tratar pacientes que precisam desse atendimento.

Onde fazer uma especialização em Fonoaudiologia?

O conhecimento é um aspecto fundamental para um profissional da saúde. Para dar continuidade aos estudos, portanto, também é importante procurar uma instituição de ensino de qualidade. Quando você opta por uma educação de excelência, obtém melhores resultados na carreira, como um bom posicionamento no mercado.

Gostou de conhecer as especializações em Fonoaudiologia? Pesquisar as opções que você tem ao seu dispor é um dos primeiros passos para escolher uma pós para se aprofundar e, assim, ter acesso às melhores oportunidades na carreira. Não deixe de explorar as possibilidades e atualizar os conhecimentos.

Se você gostou do conteúdo e tem interesse em saber mais sobre especializações em Fonoaudiologia, não deixe de entrar em contato conosco! Assim, vai entender de que maneiras podemos ajudar você a investir no seu futuro profissional!

4.5/5 - (8 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD