Connect with us

Inicie Sua Carreira

Dia da Escola: conheça a história por trás dessa data

Dia da escola

Você já deve ter ouvido falar no Dia do Professor ou Dia do Livro, por exemplo. Mas sabia que também existe o Dia da Escola? Sim! A data é celebrada em 15 de março.

Apesar de muita gente ainda não conhecê-la, não podemos negar que as escolas são instituições que merecem ser valorizadas e comemoradas. Não há o que discutir sobre a importância da educação nas nossas vidas, não é mesmo?

Para ficar por dentro desse assunto, aproveite o post cheio de curiosidades que preparamos a seguir!

A história do Dia da Escola

Agora que você já sabe que o Dia da Escola é 15 de março, vamos conhecer um pouco mais da sua história e de como isso ficou definido.

A data foi instituída pelo Governo Federal e incluída no calendário brasileiro de comemorações. A primeira escola que tivemos no Brasil foi fundada na cidade de Salvador (BA), no ano de 1549. Os jesuítas eram os grandes responsáveis pela educação nessa época, em que o país ainda estava em seus primeiros anos pós-descobrimento.

Vale destacar o padre José de Anchieta, que é reconhecido como um dos nomes mais importantes dos primórdios da educação brasileira. Nessa época, as instituições de ensino existiam apenas para educar os homens brancos, seguindo uma proposta totalmente exclusivista e elitista.

Hoje, sabemos que as escolas são ambientes essenciais na formação das pessoas e na transformação de toda a sociedade. Por isso, o ideal é que não existam restrições e que todos possam aproveitar dos benefícios da convivência escolar, além de ter a oportunidade de aprender diariamente sobre assuntos específicos e valores humanos.

Como nem sempre há tempo disponível na rotina normal, as ocasiões especiais servem justamente para isso. Além do mais, é muito importante que as novas gerações cresçam dando valor à educação e com a consciência de que esse é um grande investimento para a vida.

Assim, celebrar o Dia da Escola é reconhecer seu valor. Nessa data, as instituições podem propor atividades diferentes, para não deixar que a ocasião passe em branco. Em muitos locais, esse é um dia de promover a integração de todos que convivem no mesmo espaço: professores, funcionários, alunos, pais etc.

A importância do professor para a escola

Falando em escola, não poderíamos deixar de lado os professores. Apesar de haver toda uma infraestrutura para fazer uma instituição de ensino funcionar, incluindo outros grupos de profissionais, é inegável que o corpo docente tem o seu lugar de destaque.

Os profissionais que se dedicam a educar outras pessoas merecem todo reconhecimento possível. Sim, eles também tem uma data especial, que é o dia 15 de outubro. O papel do professor em uma escola é ser instrumento de aprendizado, informação, inspiração e evolução, sempre adaptado à realidade dos alunos.

Assim, por exemplo, o debate sobre a substituição das pessoas no mercado de trabalho por soluções tecnológicas chegou ao contexto escolar e continua sendo uma dúvida para muita gente. De fato, profissões deixaram e deixarão de existir, enquanto outras surgiram e surgirão depois do avanço das tecnologias.

Ainda, o ensino a distância ganhou muito espaço e os cursos EAD têm atraído milhões de estudantes no mundo inteiro, principalmente quando falamos de cursos de graduação — já que é mais comum ter formações de nível superior nesse formato.

A pandemia do coronavírus também acabou acelerando esse processo, mas isso não fez com que os novos professores perdessem suas funções ou importância dentro das escolas. Pelo contrário, o que acontece é somente uma mudança de posicionamento nas salas de aula, falando no contexto físico ou digital.

Desse modo, os docentes continuam contribuindo com sua experiência e conhecimento, mas, agora, incentivam muito mais a autonomia dos seus alunos, para que eles mesmos sejam os protagonistas de suas trajetórias. Ou seja, ainda que com pequenas diferenças, continua existindo uma missão muito importante na vida de quem escolhe essa profissão.

Como a Unyleya tem trabalhado para ser cada dia melhor

Pensando em tudo isso, a Unyleya tem o seu planejamento estratégico para ser uma instituição de ensino cada vez melhor para a sociedade, seus alunos e colaboradores. Essa intenção é refletida em práticas do dia a dia, focando especialmente a capacitação do corpo docente.

Todos os professores que integram a equipe passam por uma seleção que considera critérios de qualidade e valores da instituição. A partir disso, eles são constantemente avaliados e recebem formações exclusivas para que reciclem seus conhecimentos e adquiram novas habilidades.

Muitos ainda contam com o benefício de bolsas de estudo de pós-graduação, que são cursos especiais para que eles se mantenham atualizados e em sintonia com os desafios educacionais vividos nos dias de hoje.

Uma das prioridades da faculdade é oferecer um atendimento personalizado para cada aluno, o que demanda muito do professor. Essa atenção individual faz toda a diferença para incentivar e desenvolver o aprendizado, até porque sabemos que as salas de aula são heterogêneas.

Isso significa que os estudantes são diferentes em suas personalidades, além de apresentarem facilidades e dificuldades distintas ao longo dos cursos. Logo, faz todo sentido ter o cuidado de dedicar uma atenção individualizada. Para que isso aconteça da melhor forma possível, porém, é preciso capacitar os professores.

Outro diferencial aqui da Unyleya é o foco na educação digital. A integração das ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem é uma realidade que não podemos ignorar, inclusive pelos benefícios que elas são capazes de oferecer para as instituições de ensino em todos os níveis.

Sendo assim, temos nos preocupado com a produção de conteúdos focados para o ambiente virtual, que sejam atrativos e despertem a atenção dos alunos. Esse é um dos fatores que devem influenciar a motivação nos estudos pelos próximos anos.

No fim das contas, comemorar o Dia da Escola é reconhecer a importância da educação nas nossas vidas, enquanto essas organizações se esforçam para oferecer o melhor serviço possível para a sociedade.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Dia da Escola? Se quer continuar acompanhando os nossos posts e receber novas dicas, assine a nossa newsletter! Assim, você recebe as novidades e não vai se esquecer de conferir o blog da Unyleya.

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD