Connect with us

Inicie Sua Carreira

Contador do futuro: 6 características que definem o mercado de Ciências Contábeis

Contador do futuro
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe o que o mercado de trabalho espera do contador do futuro? Essa é uma profissão muito antiga e que precisou passar por muitas atualizações, principalmente com a aplicação da tecnologia em todos os setores da sociedade.

Desse modo, o que já podemos adiantar é que, para começar a se destacar no mercado de trabalho, é necessário, cada vez mais, ficar por dentro das tendências da tecnologia. Essa realidade independe de você ser um profissional autônomo ou colaborador de uma empresa.

Pensando em ajudar você a se adaptar à nova realidade, trouxemos 6 características que são esperadas de um contador do futuro. Acompanhe o post e confira!

Panorama da contabilidade: o que esperar desse mercado?

Em diversas áreas da contabilidade já é possível notar algumas mudanças, desde a forma de armazenamento dos documentos até a automação de processos. Esse é um resultado da Transformação Digital, que vem trazendo mais praticidade para toda a sociedade moderna.

O mercado de trabalho para os profissionais da Contabilidade sempre foi recheado de oportunidades, tendo em vista a relevância dessa profissão para manter a organização financeira e tributária de diversas organizações.

No entanto, com a aplicação de ferramentas de automação de processos na Contabilidade, é preciso que os profissionais comecem a se adaptar para atender às expectativas da nova realidade da profissão. Isso significa que é importante se atualizar e ter mais afinidade com os recursos tecnológicos.

Quem busca atender a essas novas competências consegue desfrutar de muito mais benefícios, como melhores salários, chances de crescimento e currículo mais valorizado, entre outros fatores que proporcionam o desenvolvimento profissional.

Contador do futuro: quais são as competências desejadas?

Mas, então, quais são essas competências tão requisitadas pelo mercado de trabalho atual na Contabilidade? A seguir, confira 6 características que definem o contador do futuro!

1. Visão holística do negócio

Ter uma visão holística do negócio nada mais é do que visualizá-lo como um todo. Desse modo, já não tem como separar o setor de Finanças do de Marketing, nem dar preferência a tarefas individuais.

É importante visualizar um negócio por inteiro; por isso, é preciso, também, que todas as equipes e colaboradores estejam engajados para alcançar os objetivos definidos. Isso implica fazer a sua parte para manter a comunicação entre todos os setores e criar uma rotina motivadora.

2. Capacidade analítica apurada

A capacidade de análise é outra característica essencial para um contador do futuro. É por meio dela que será possível identificar e reduzir erros, verificar tendências, ter uma atuação ativa e contribuir para o desenvolvimento tanto do negócio quanto da economia do país.

Para desenvolver a capacidade analítica, vale a pena prestar mais atenção às mínimas coisas do dia a dia, desde a cor da roupa da primeira pessoa que você viu ao sair de casa até um detalhe na parede do quarto.

Ao exercitar a observação, será possível transcender essa capacidade para todas as áreas de sua vida, inclusive a profissional, de modo que o seu trabalho possa ganhar ainda mais qualidade e credibilidade.

3. Prática em Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Gerencial tem o trabalho focado na gestão de negócios. Desse modo, aproveita as técnicas de análise de demonstrações contábeis para ajudar na tomada de decisões importantes não apenas para o setor financeiro, como para toda a organização.

Buscar entrar nesse segmento vai ajudar você a se destacar e a desenvolver o senso de liderança. Para ganhar experiência, tente conversar com pessoas que trabalham nessa área, estude bastante e, se possível, voluntarie-se para passar alguns dias nesse ambiente de trabalho e aprender mais com a rotina.

4. Senso crítico nas rotinas e processos

A graduação é um dos primeiros espaços que estimulam uma pessoa a desenvolver o senso crítico sobre alguns assuntos. Em diversos momentos na faculdade, o aluno vai ser desafiado a mostrar a sua opinião e fazer uma análise crítica acerca de um tema.

Isso ocorre porque o pensamento crítico é outra característica indispensável para quem quer ter um bom desenvolvimento de carreira, pois leva o indivíduo a sempre se atualizar, estimula a criatividade e incentiva a autonomia e a proatividade, além de melhorar a relação com os colegas de trabalho.

5. Aprendizagem contínua na área

A esta altura, você já deve ter percebido que, para ser um profissional de sucesso, é importante sempre querer aprender um pouco mais. Mesmo que você duvide, essa não é uma tarefa tão difícil quanto parece.

O aprendizado não acontece apenas dentro da sala de aula, mas sempre que você está com a mente aberta para ter outro olhar sobre um tema ou para adquirir um novo conhecimento.

Ler um texto em 5 minutos já pode ser o suficiente para que você invista na sua aprendizagem; portanto, não tem desculpas para não estudar. Você pode apostar em livros, cursos, vídeos, filmes, conversas, palestras e várias outras formas de ganhar conhecimento.

6. Proatividade para inovar

A proatividade não é nada além do que dar um passo à frente e fazer um pouco mais do que foi solicitado. Isso pode ocorrer ao ajudar um colega depois que terminar o seu trabalho, instruir um novo colaborador, prestar um serviço caprichado ao cliente, entre várias outras ações que vão trazer mais inovação e eficiência para a organização.

Desenvolvimento de carreira: como se adaptar para adquirir essas competências?

São várias as competências que o mercado espera de um contador do futuro, não é mesmo? Então, como fazer essa adaptação? O primeiro passo é ficar por dentro das novidades. Tire um tempo para se atualizar e ler bastante sobre as mudanças que estão acontecendo tanto na área da Contabilidade quanto na sociedade em geral — aqui, você já começa, inclusive, a exercitar uma visão holística.

Outra dica é estar perto de profissionais atualizados e engajados no desenvolvimento da Contabilidade com as novas demandas sociais. Fortalecer o networking e participar de eventos na área são alguns exemplos de atitudes muito estratégicas.

Além disso, nada melhor do que investir na educação. Uma pós-graduação pode ser tudo de que você precisa para se adaptar e desenvolver novas habilidades valorizadas no mercado de trabalho e na sua área de atuação.

Ser um contador do futuro parece uma missão difícil? Então, saiba que esses desafios podem ser facilmente superados se você começar a se adaptar o quanto antes. Tudo o que você precisa é dar o primeiro passo.

Comece a se atualizar agora mesmo! Descubra como se preparar para os desafios do mercado de trabalho atual.


Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.