Connect with us

Inicie Sua Carreira

Mulheres na educação: como a EAD pode auxiliar na continuação dos estudos

Mulheres na educação

O ingresso das mulheres na educação pode não ser um caminho tão simples. Afinal, muitas enfrentam uma jornada dupla, ou, às vezes, tripla, de cuidar dos filhos, da casa e trabalhar. Não raramente, isso impede que invistam tempo e dinheiro na qualificação, com um curso de graduação ou pós-graduação.

A boa notícia é que dá para o público feminino driblar esse cenário e realizar o primeiro passo na carreira com a modalidade EAD, ou seja, de educação a distância. Para mostrar como os cursos 100% digitais podem impulsionar a formação das mulheres, preparamos este post. Não perca!

Panorama da participação feminina na graduação e pós

Mesmo diante de tantas dificuldades para a entrada das mulheres na educação, a presença delas nos cursos superiores e de pós-graduação é maior que a dos homens.

É isso o que aponta o Censo da Educação Superior 2017: o grupo feminino representa 55% dos alunos que ingressam na graduação, 57% dos matriculados e 61% dos que concluem esses cursos. E entre os candidatos que desejam ser professores, as mulheres também dominam: representam 70,6% dos alunos da modalidade Licenciatura.

Em relação à pós-graduação, dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) apontam que o grupo feminino também é maioria (53%) entre os bolsistas de mestrado e doutorado.

O público feminino também tem maior participação na educação a distância: elas são 67% dos alunos matriculados nesse formato de acordo com a pesquisa da Educa Insights. Desse total, 41% das mulheres têm entre 31 e 40 anos, mostrando que são pessoas que retomaram os estudos para se destacar no mercado de trabalho.

Benefícios da EAD para o ingresso das mulheres na educação

Existem diversos fatores que podem afastar as mulheres da educação, como gravidez, a necessidade de trabalhar em período integral, os cuidados de familiares, como pais e avós, e até o orçamento mais apertado.

No entanto, para conseguir as melhores oportunidades, salários mais altos e até empreender, é importante ter a graduação no currículo. O mercado, seja de qual área for, é extremamente concorrido, e quem para de estudar no Ensino Médio acaba ficando para trás.

Desse modo, os cursos EAD surgem como uma solução para que o público feminino possa realizar o sonho de começar uma carreira e planejar a vida profissional. Isso porque é possível cursar a graduação e pós-graduação sem precisar se deslocar diariamente até a instituição de ensino.

Desenvolve habilidades digitais

As aulas ficam em um ambiente virtual de aprendizagem, que você pode acessar do computador e tablet ou ainda por um aplicativo no smartphone. Basta ter a conexão com a internet. É uma plataforma bem fácil de acessar, que, além de garantir o diploma, ainda desenvolve habilidades digitais, pois os alunos ficam familiarizados com os programas para estudar.

Proporciona autonomia nos estudos

Sem contar que as mulheres passam a ter autonomia para estudar com a EAD, já que são elas que ditam o próprio ritmo de estudos. O conteúdo fica armazenado no ambiente virtual, e você pode avançar mais rápido nos tópicos com os quais tiver mais facilidade e revisar quantas vezes quiser os assuntos mais difíceis.

E, sempre que precisar, pode consultar os professores para tirar todas as dúvidas e avançar com tranquilidade no curso.

Tem mensalidades mais acessíveis

Não podemos falar de outra vantagem de optar pelos cursos 100% digitais: as mensalidades têm valores inferiores aos cursos presenciais. Afinal, a instituição de ensino não precisa manter toda uma infraestrutura física visando receber os alunos para as aulas presenciais. Então, além de toda a flexibilidade para estudar, você investe na sua carreira sem que isso pese no orçamento.

Como o curso a distância se encaixa na rotina

Viu só todos os benefícios da EAD para que haja mais mulheres na educação, mesmo aquelas com dificuldades para fazer faculdade? É que a modalidade de educação a distância tem o diferencial de se encaixar na sua rotina.

É que você acompanha as aulas nos dias e horários mais convenientes. Se o melhor período é pela manhã, você pega firme nos estudos logo que começa o dia. Já se o único horário é à noite, também não tem problema. Além disso, se você teve uma semana mais corrida, pode compensar o tempo perdido no sábado ou domingo, por exemplo.

Então, você pode criar seu próprio cronograma de estudos para seguir o curso de graduação ou pós-graduação com tranquilidade, mesmo com o dia a dia agitado. O mais interessante é que você encontra cursos superiores e especializações em diferentes áreas, podendo impulsionar sua carreira e conquistar as melhores vagas de emprego.

Importância da educação continuada

As mulheres podem conquistar mais espaço no mercado de trabalho, porém, para isso, é indispensável a educação continuada. Elas têm potencial para alcançar os melhores cargos, como os de liderança e de gestão, e de serem donas dos próprios negócios — tudo isso em paralelo com a maternidade e outros compromissos.

Nessa trajetória, ganham destaque os cursos 100% digitais, pois permitem que o público feminino consiga ingressar e concluir o ensino superior e de pós. Com isso, as mulheres alcançam boas oportunidades e também conquistam salários maiores.

Uma pesquisa da Catho Educação indicou que ter um diploma de graduação, por exemplo, permite ter uma remuneração 25% superior quando comparada à de quem só tem o Ensino Médio.

A dica é, portanto, não parar de estudar. Faça faculdade, uma segunda graduação, especialização e outros cursos, de forma a aproveitar a modalidade EAD para construir uma carreira ascendente e se manter sempre atualizada.

A única recomendação é escolher uma instituição de ensino de referência, que tenha cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), infraestrutura digital completa e formações com uma matriz curricular que esteja de acordo com as tendências da área.

Saiba que nunca é tarde para voltar a estudar: o ingresso das mulheres na educação pode ficar mais fácil ao escolher uma faculdade que ofereça cursos EAD. Assim, os estudos se encaixam na rotina, ficando mais tranquilo para assistir às aulas e conquistar o diploma.

Gostou das dicas que trouxemos neste post? Já que estamos falando da superação de desafios das mulheres, confira também como elas podem driblar as dificuldades no mercado de trabalho!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD