Connect with us

Carreiras na Graduação

Conheça as 5 principais de cursos para uma faculdade de 2 anos!

Faculdade de 2 anos

Para quem tem vontade de entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível ou gostaria de fazer uma segunda graduação antes de embarcar na pós-graduação, uma faculdade de 2 anos é uma ótima opção.

Alguns cursos conseguem ter a sua grade curricular dentro de uma carga horária menor que o que estamos acostumados em ver nas graduações, sendo possível que o aluno se forme em apenas 2 anos.

Neste post, queremos falar mais sobre as opções de cursos que se encaixam nessas características. Acompanhe o artigo e descubra quais carreiras você pode seguir com uma faculdade mais curta!

Existe faculdade de 2 anos?

Como visto, geralmente, o tempo de graduação mais comum fica em torno de 4 anos. No entanto, isso não significa que não existem cursos que levem mais ou menos tempo para serem concluídos.

Sendo assim, existem sim faculdades que duram apenas 2 anos para a sua conclusão. Ao contrário do que muitos pensam, a qualidade de ensino não é comprometida pelo fato de a graduação ser mais curta, muito menos a quantidade de conteúdo aprendida.

Faculdades de 2 anos são ótimas para capacitar o aluno para exercer funções específicas nas mais diversas áreas de atuação. Além disso, elas permitem que o estudante tenha uma rápida inserção no mercado de trabalho, o que é uma grande vantagem para o desenvolvimento da carreira e da vida financeira.

Quais os principais cursos com 2 anos de duração?

Esse assunto despertou a sua curiosidade para saber quais são os cursos com 2 anos de duração? Então veja a seguir 5 exemplos de graduações curtas!

1. Gestão Ambiental

O curso superior em Gestão Ambiental é de caráter tecnológico, e pode ser realizado na modalidade a distância. O objetivo dessa graduação é formar profissionais aptos para ter uma visão crítica sobre questões socioambientais.

No curso, serão vistas disciplinas que incitam o desenvolvimento de projetos e políticas públicas que visam o controle do meio ambiente e a recuperação de danos causados nesses espaços, o reaproveitamento da água, o desenvolvimento industrial consciente, entre outras soluções para problemáticas causadas nessa esfera.

Como a sustentabilidade e cuidados como o planeta Terra têm sido assuntos cada vez mais abordados e cobrados pelas organizações, o mercado para essa área é cheio de oportunidades, tanto em cargos públicos quanto em empresas privadas.

2. Gestão de RH

Já o curso de Gestão de RH tem como objetivo capacitar o aluno para aplicar técnicas administrativas para gerenciar a equipe de colaboradores de uma organização, atuar em treinamento de pessoas e orientar no desenvolvimento de planos de carreiras.

Essa também é uma graduação tecnológica e pode ser feita a distância. Além disso, o mercado de trabalho para um gestor de Recursos Humanos é bastante convidativo, principalmente em organizações dos mais variados portes.

3. Gestão Pública

A graduação tecnológica em Gestão Pública é uma alternativa interessante para quem deseja fazer concurso e atuar como servidor público em espaços municipais, federais ou estaduais. Além disso, existem vagas para essa profissão em instituições privadas, o que aumentam ainda mais as chances de conseguir um bom emprego.

A grade curricular do curso aborda disciplinas que vão aumentar o conhecimento sobre a área da Administração, Contabilidade e Direito, principalmente no que diz respeito à esfera pública de gestão. O objetivo é estimular o aluno a desenvolver soluções para diversos problemas públicos locais.

4. Logística

A graduação em Logística permite que o estudante desenvolva competências para gestão de armazenamento, distribuição, transporte e aquisição de produtos em uma empresa. Isso envolve planejamento estratégico, controle sistêmico dos procedimentos, integração dos processos e otimização de etapas.

Por conta disso, o aluno vai ter contato com disciplinas como Teoria da Administração, Responsabilidade Social, Gestão Estratégica, Gestão de Qualidade, entre muitas outras que vão ajudar a gerenciar esses processos de modo eficaz.

5. Marketing

Temos ainda a graduação em Marketing, de tipo tecnológica, que vai apresentar uma maior noção prática de mercado e de comportamento dos consumidores. Isso permite elaborar projetos e técnicas que levam uma empresa a um maior sucesso na comercialização de serviços e produtos, assim como uma melhor comunicação com os clientes. 

Como escolher o curso ideal para você?

Diante de diversas opções, é comum sentir um pouco de insegurança na hora da escolha, por não ter certeza de qual curso seria o ideal. Contudo, existem algumas dicas que ajudam a ter mais segurança para tomar a decisão e encontrar a graduação que mais se enquadra nas suas expectativas.

Uma delas é avaliar as suas habilidades e entender onde elas podem ser aplicadas. Por exemplo, se você é uma pessoa comunicativa, trabalhar em áreas que têm contato com o público poderá ser vantajoso.

Além disso, é importante pesquisar sobre o mercado de trabalho das áreas que chamam a sua atenção e observar as tendências. Isso vai ajudar para que, ao se graduar, você consiga encontrar um emprego que atenda às suas necessidades.

Como escolher uma boa instituição de ensino?

Não basta apenas escolher um curso que agrade a você, é importante também encontrar uma instituição de ensino que vai oferecer tudo o que você precisa para se tornar um profissional competente.

Para isso, sempre observe a grade curricular do curso, a fim de saber qual a profundidade que o conteúdo é abordado. Veja também as modalidades de ensino oferecidas pela instituição, como presencial e EAD.

Não deixe de pesquisar se a instituição tem certificação pelo MEC. Isso implica analisar a nota que o local obteve do Ministério da Educação, que indica a qualidade do ensino, a capacitação do corpo docente e o aprendizado dos alunos. Essa classificação vai de 1 a 5, sendo 1 a menor nota. Desse modo, o ideal aqui é buscar apenas faculdades que obtiveram pontuação pelo menos acima de 3.

Como visto, existem muitas opções de faculdade de 2 anos que podem fazer a diferença na sua carreira e ajudar tanto no seu desenvolvimento pessoal quanto profissional. Portanto, aproveite essa oportunidade para encontrar o curso ideal para você e dar um passo para a realização de mais um sonho.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre as opções de cursos que oferecemos na Unyleya!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD