Connect with us

Inicie Sua Carreira

Graduação em Segurança Pública: conheça o curso

Você conhece a área de Segurança Pública e o que é preciso para atuar nela? Não? Pois confira agora o nosso post e saiba mais sobre ela!

Você conhece a graduação em Segurança Pública? Relativamente recente entre as centenas de opções de formação de nível superior reconhecidas pelo Ministério da Educação, ela tem despontado como uma carreira instigante para muitas pessoas. Isso porque ela é voltada para uma área com empregabilidade estável, essencial para o bom funcionamento da sociedade e com diversas oportunidades de cargos públicos.

Por esse motivo, trouxemos este artigo para lhe mostrar do que se trata esse curso, como é a matriz curricular, para quem é indicado se graduar no ramo, o nível de procura por ele e, inclusive, como escolher a melhor instituição de ensino. Fique atento!

Como funciona a graduação em Segurança Pública?

A graduação em Segurança Pública é uma formação de grande impacto social e cultural — e isso não é exagero. Afinal, ela qualifica os profissionais que vão atuar na esfera pública — em órgãos governamentais, autarquias e instituições legais — com a pesquisa, a avaliação, a manutenção e as reformas necessárias quanto ao bem-estar coletivo dos brasileiros.

Tudo isso com o objetivo de garantir a ordem civil e o cumprimento da Constituição, assegurar as funções do Estado, reduzir os índices de criminalidade, efetuar a correta gestão de conflitos sociais e permitir o devido funcionamento dos três Poderes (Legislativo, Executivo e Jurídico).

Vale mencionar ainda que esse curso tem uma habilitação do tipo tecnológico. Ou seja, ele dura dois anos, menos do que bacharelados e licenciaturas, porque você estuda e se capacita para uma área profissional específica. Logo, a estrutura dele é adaptada e atualizada pedagogicamente para garantir que você esteja, de fato, pronto para entrar no mercado de trabalho.

Para quem é indicada?

A graduação em Segurança Pública é indicada para quem tem um perfil investigativo e de liderança, com afinidade nas ciências que estudam as relações humanas (como a Sociologia, a Psicologia, a História e o Direito) e com interesse em construir uma carreira voltada para melhorias sociais que beneficiem a população.

Ou seja, pessoas que desejam contribuir para uma nação mais justa e consciente do papel dos cidadãos. Não é à toa que, uma vez formado, você assumirá cargos de grande peso à esfera pública, como os de gestor, consultor, supervisor e/ou perito em Segurança Pública.

Um ponto que vale a pena ser comentado é que muitas dessas ocupações são acessadas não só por indicações ou acesso em período de transação partidária — quando prefeitos e governadores assumem as respectivas posições após as eleições —, mas também por processos seletivos comuns e, acima de tudo, por concursos estaduais e federais.

Quais as principais matérias?

A grade curricular da graduação em Segurança Pública conta com conteúdos que dão um grande enfoque nos aspectos políticos, sociais e legais do Brasil. Dessa forma, o futuro profissional pode conhecer a realidade do panorama nacional e trabalhar com medidas efetivas para atender às demandas da sociedade e do Estado.

Além disso, ela também tem matérias que se aprofundam no conceito de direitos humanos e no impacto deles na população e, em especial, na construção de políticas públicas. Algumas das disciplinas que você verá no curso estão listadas abaixo:

  • Fundamentos de Políticas Públicas;
  • Fundamentos de Sociologia e Antropologia;
  • Gestão Estratégica Governamental;
  • Direitos Humanos e Cidadania no Brasil;
  • Sociologia Criminal;
  • Práticas de Investigação e Análise Criminal;
  • Estudos de Polícia e Policiamento no Brasil.

Como é a procura do curso de Segurança Pública no Brasil?

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a graduação em Segurança Pública foi a escolha de formação de 29.865 indivíduos em 2018. Desse pessoal, 14,570 — ou seja, 48,78% — obtiveram uma vaga em uma instituição de ensino e realizaram a matrícula.

Porém, há uma informação que se destaca: cerca de 11.443 dos que ingressaram no ensino superior — o que representa 78,53% — se tornaram alunos de faculdades particulares. Isso mostra como a rede particular de educação tem se capacitado ao longo dos anos para oferecer uma formação de qualidade e preparatória para a vida profissional.

Em que modalidades a graduação em Segurança Pública é oferecida?

Você encontra a graduação em Segurança Pública tanto no modo presencial quanto no modo a distância. Porém, é inegável a força dessa última opção entre as pessoas que desejam ter uma carreira na área.

Prova disso é que o relatório do Inep que já mencionamos aponta que dentro das 14.570 matrículas no curso em 2018, apenas 807 delas — 5,53% do total — foram em instituições que oferecem o curso presencialmente. Já os demais 13.764 vestibulandos — que são a massiva maioria com 94,47% — optaram por ter as aulas online.

Isso vai ao encontro do que acontece no ensino superior como um todo, pois como destaca o censo educacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a EAD no país cresce ano após ano e já soma 2.358.934 estudantes nas mais diversas áreas de formação.

Onde cursar a graduação em Segurança Pública?

Se você tem o desejo de se formar em Segurança Pública, saiba que o primeiro passo é escolher uma faculdade de excelência, como a Unyleya — e os motivos para isso são bem categóricos. Isso porque ofertamos um curso reconhecido pelo MEC, em que o corpo docente é composto por mestres e doutores, que oferece atendimento EAD personalizado para cada aluno e que tem uma metodologia inovadora que alia a tecnologia ao processo de aprendizado.

Para completar, você tem a possibilidade de, em paralelo à sua formação, investir no complemento do seu currículo com a nossa seleção especial de cursos de extensão, o que só reforça o porquê de sermos a escolha de mais de 200 mil estudantes em todo o Brasil.

Viu só como a graduação em Segurança Pública pode ser uma ótima escolha para ingressar no ensino superior e ter uma carreira conceituada no mercado? Portanto, considere nossas dicas para avaliar a faculdade que melhor vai capacitá-lo para a profissão e não adie sua decisão: inicie já a sua formação acadêmica!

Gostou do post e está interessado em começar o quanto antes o seu curso? Pois confira agora mesmo todos os detalhes da nossa graduação em Segurança Pública!

4.5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD