Connect with us

Inicie Sua Carreira

Um panorama sobre a segurança pública no Brasil e seus desafios

Respeitar os princípios da cidadania e os Direitos Humanos é crucial para alcançar uma posição de destaque na segurança pública. Acesse o post e saiba mais!

Um panorama sobre a segurança pública no Brasil e seus desafios

Apesar dos desafios que envolvem o trabalho de segurança pública no Brasil, o ramo tem alta empregabilidade, considerando-se que a demanda por profissionais dessa área é constante. Por se tratar de um setor essencial à população, quem atua no ramo deve ser bastante qualificado, além de prezar pela ética e a responsabilidade social da categoria.

O profissional de segurança pública é quem elabora, implementa e supervisiona programas sociais que visam reduzir a violência e a criminalidade. Por isso, conhecer e respeitar os princípios da cidadania e dos Direitos Humanos é crucial para assumir uma posição de destaque na área, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Se você tem interesse em cumprir esse importante papel, a graduação em Segurança Pública tem tudo a ver com o seu perfil. Neste post, traçamos um panorama do assunto, explicando as possibilidades de trabalho, os desafios do setor e a importância do conhecimento especializado para assumir a função. Confira!

O panorama da segurança pública no Brasil

Trabalhar pela segurança pública significa direcionar seus esforços ao pleno combate da criminalidade no Brasil, o que por si só já evidencia o tamanho do desafio desse setor.

Fazem parte do quadro de profissionais do ramo os funcionários da Polícia (Militar, Civil, Rodoviária, Federal), Bombeiros, Ministérios, Secretarias de Segurança, Penitenciárias, entre outros departamentos que previnem riscos e violência.

A carreira na esfera pública é a principal opção de trabalho, considerando-se os âmbitos de atuação municipal, estadual e federal. Independentemente do alcance das políticas públicas de segurança, é dever dos órgãos trabalharem conjuntamente, elaborando planos integrados e fortalecendo os direitos básicos da população em todo o território nacional.

Devido à dimensão social desse trabalho e também à extensão territorial do Brasil, não é tarefa fácil assumir um cargo na área. No entanto, o reconhecimento e a valorização profissional são garantidos, tendo em vista que você prestará um serviço indispensável à sociedade.

O perfil do profissional de segurança pública

Aqui pontuamos algumas das principais características do perfil de quem trabalha na segurança pública. Tome nota de quais são elas:

  • proatividade e iniciativa — em muitas ocasiões, será necessário tomar decisões rápidas e sob pressão;
  • postura ética e responsável — respeitar os Direitos Humanos e a constituição é um dever básico dos profissionais do segmento;
  • visão estratégica e analítica — o profissional deve estar apto a avaliar os mais diferentes cenários e contextos para basear seus planos de ação;
  • comunicação clara e efetiva — estar aberto ao diálogo e se comunicar bem também são habilidades cruciais para quem trabalha com segurança pública.

Os principais desafios da segurança pública no Brasil

Como dissemos, é natural que essa seja uma profissão desafiadora, sobretudo se a gente considerar os variados contextos socioculturais do território brasileiro, além de sua ampla extensão geográfica.

Portanto, saber quais são os desafios que virão pela frente é imprescindível para a preparação do profissional, de modo que ele possa elaborar políticas públicas condizentes com o contexto do país. A seguir, listamos os principais desafios do setor.

Corrupção

A corrupção no governo brasileiro está longe de ser novidade para alguém. No entanto, se você planeja trabalhar com segurança pública, precisa redobrar a atenção diante desse cenário.

Embora o combate às práticas ilegais na política nunca tenha ocorrido efetivamente no país em todas as esferas do Estado (federal, estadual e municipal), saiba que essa missão cabe aos profissionais da segurança pública. Portanto, você terá muito trabalho pela frente.

Criminalidade

Desarticular facções criminosas é outro dever da segurança pública, que deverá se importar também com a superlotação e a violação dos Direitos Humanos nos presídios.

Uma maneira estratégica de otimizar esse combate é integrando setores judiciários, Polícias Militar, Civil e Federal, assim como os órgãos municipais e representantes civis.

Violência

Criminalidade e violência andam lado a lado na lista de prioridades da segurança pública brasileira. Sabemos que os índices de mortes violentas no Brasil são altíssimos, especialmente nas metrópoles e regiões metropolitanas.

Portanto, desenvolver políticas públicas de combate à desigualdade social, por exemplo, é uma forma evitar que os indivíduos encontrem alternativas no crime.

Desigualdade social

Eis o maior desafio da segurança pública no Brasil: a desigualdade. Como vimos, os demais desafios do setor têm relação direta com a falta de recursos que propiciam dignidade a toda a população.

Nesse sentido, mais que investir no policiamento, é essencial criar políticas abrangentes que desenvolvam a educação, a saúde, a cultura, o esporte, o lazer, a arte etc. Democratizando, assim, o acesso a esses serviços e proporcionando bem-estar e qualidade de vida em todas as esferas sociais.

As oportunidades de atuação na área de segurança pública

Em linhas gerais, podemos dizer que a pessoa com formação em Segurança Pública pode trabalhar em qualquer esfera do Governo, além de assumir funções de segurança pessoal, patrimonial e empresarial — segmentos privados que também estão em alta nesse ramo.

Inclusive, a prestação de consultorias de segurança para empresas do setor particular já é uma tendência no mercado brasileiro, a qual tem atraído muitos profissionais que desejam mudar de carreira pública para a privada.

Qualquer que seja a sua escolha, a formação é imprescindível para desenvolver as competências intrínsecas ao cargo, como a visão estratégica, o raciocínio rápido e a conduta ética que rege a atividade.

Por isso, se você pretende trabalhar na segurança pública, o primeiro passo é fazer seu planejamento pessoal e buscar uma instituição de renome para garantir um diploma valorizado no mundo do trabalho.

A graduação em Segurança Pública

A graduação em Segurança Pública capacita o profissional para elaborar políticas de segurança com base em fatores psicossociais, jurídicos e culturais, sempre prezando pelo respeito aos Direitos Humanos e à legislação brasileira.

Na Faculdade Unyleya, por exemplo, ela tem duração de dois anos, já que é um curso tecnólogo. Abaixo, você vai conferir mais informações a respeito dessa formação. Fique atento!

Aulas no modelo EAD

As aulas do curso ocorrem a distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que pode ser acessado a qualquer momento do dia. Isso tanto pela plataforma (em computadores) quanto pelo aplicativo para iOS e Android (para celulares e tablets).

A possibilidade de fazer essa graduação na modalidade EAD contribui para que o curso de Segurança Pública seja um dos mais procurados na atualidade. Afinal, muita gente não pode e nem tem como interromper o trabalho para se dedicar somente aos estudos.

Nesse sentido, esse formato de ensino democratiza o acesso ao ensino superior, ao mesmo tempo que contribui para que o mercado tenha profissionais de segurança pública cada vez mais capacitados.

Grade curricular

Ao longo da vivência na graduação, o aluno fortalece as suas concepções sobre ética, gestão governamental, relações humanas e, sobretudo, desenvolvimento social a partir de uma grade que dialoga com temáticas que fazem parte da vivência diária dos profissionais.

Para tanto, o programa pedagógico dele conta com diferentes matérias interdisciplinares. Abaixo, mostramos algumas delas. Veja!

Direitos Humanos e Cidadania no Brasil

Essa matéria aborda a formulação e as atualizações dos Direitos Humanos no nosso país e no cenário internacional. Apresentando avanços e retrocessos, os impactos sociais gerados por essa área e interseções dela com outros campos da legislação vigente.

Estudos de Polícia e Policiamento no Brasil

Essa disciplina discute e propõe reflexões críticas e construtivas sobre o papel das instituições de segurança, o processo de estruturação delas ao longo do tempo e a forma de atuação na sociedade moderna.

Ela também retrata aspectos que são importantes para o exercício do policiamento, como financiamento para recursos internos e legislação específica para atividades de defesa de pessoas e instituições.

Justiça e Formas Alternativas de Administração de Conflitos

Outra matéria relevante do curso é que destaca a gestão e resolução de conflitos. O motivo não é à toa, já que você tem a oportunidade de conhecer práticas existentes no meio jurídico para problemas e impasses entre pessoas físicas ou jurídicas das mais diversas ordens. É o caso, por exemplo, das rodadas de mediação e negociação.

Fundamentos de Políticas Públicas

Por último, mas não menos importante, a grade do curso de Segurança Pública traz uma disciplina que se aprofunda no processo de planejamento, apresentação, aprovação e entrada em vigor de políticas públicas no nosso país.

Além disso, você se aprofunda nos principais debates, desafios e resultados alcançados pelas políticas já vigentes.

Os tipos de cursos nesse campo de formação

A graduação em Segurança Pública é a sua capacitação de base para ingressar no mercado de trabalho. Porém, você pode se manter estudando e aprimorando seus conhecimentos técnicos sobre a realidade da legislação brasileira e os desafios de uma promoção de sociedade com mais equidade social, assistência de qualidade e estabilidade governamental. Para isso, a melhor estratégia é investir em uma especialização.

Assim, você direciona o seu aprendizado para uma temática com a qual quer trabalhar, adquire um novo título acadêmico e deixa o seu currículo profissional muito mais robusto. Na Faculdade Unyleya, você encontra pós-graduações em muitas áreas afins à Segurança Pública. Algumas delas estão listadas a seguir. Confira:

  1. Direito, Segurança Pública e Organismo Policial;
  2. Gestão em Segurança Institucional e Corporativa;
  3. Direitos Humanos Internacionais;
  4. Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais;
  5. Gestão Social: Políticas Sociais, Redes e Defesa de Direito;
  6. Planejamento Educacional e Políticas Públicas;
  7. Segurança Pública, Atividade de Investigação e Inteligência;
  8. Segurança Pública e Direito Penitenciário.

Como você viu, a segurança pública no Brasil é um campo de atuação estratégico, promovendo transformações profundas na sociedade. Por isso, ele é tão fortemente presente no setor público e, a cada dia, ganha mais espaço no setor privado.

Portanto, para se qualificar para a área, estar apto a alcançar uma boa empregabilidade e se tornar um nome reconhecido no ramo é fundamental ter uma formação acadêmica. Investindo não só na graduação, mas também em uma especialização. Assim, você terá um diferencial que auxiliará a sua carreira a decolar.

Aproveite que está inspirado e conheça melhor o curso de graduação em Segurança Pública e suas características!

3.3/5 - (7 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD