Connect with us

Inicie Sua Carreira

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciência da Computação: entenda as diferenças!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciência da Computação

Índice

Se você está considerando fazer um curso de graduação na área das Ciências Exatas e tem interesse tanto em Ciência da Computação quanto em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é provável que já tenha enfrentado dúvidas sobre qual profissão escolher.

Às vezes por identificação, mas às vezes devido à falta de informações detalhadas sobre as diferenças entre os dois cursos, é bastante comum encontrar pessoas que têm interesse em ambas as áreas, mas que não têm conhecimento suficiente sobre as características distintas de cada uma delas.

Por serem áreas em alta demanda atualmente, com salários atrativos e um mercado de tecnologia em constante crescimento, tanto Ciência da Computação quanto Análise e Desenvolvimento de Sistemas são opções excelentes para aqueles que desejam se destacar e obter oportunidades de emprego promissoras.

Ainda assim, é essencial fazer a escolha certa, pois isso garantirá que você se identifique com o curso e evite eventuais frustrações no futuro. A seguir, te mostraremos as principais diferenças entre Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Quer descobrir quais são? Então vem com a gente!

Quais são as principais diferenças entre as graduações?

As diferenças entre essas áreas estão presentes desde a graduação, como veremos a seguir.

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação é bastante popular entre estudantes interessados na área de tecnologia. Durante a graduação, os alunos mergulham em conceitos teóricos e práticos relacionados a algoritmos, estrutura de dados e desenvolvimento de software.

A formação proporciona uma base sólida para lidar com problemas complexos por meio de soluções computacionais eficientes e com base teórica, de forma que ao concluir o curso, os profissionais estão preparados para trabalhar em diversas áreas, desde o desenvolvimento de programas até a análise de sistemas computacionais avançados.

Vale destacar, ainda, que o curso abre portas para oportunidades de carreira em várias áreas. Os profissionais formados podem trabalhar no desenvolvimento de software, na gestão de redes, na segurança da informação, entre outras áreas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Enquanto isso, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem foco no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação.

Embora apresente semelhanças com a Ciência da Computação, a diferença está na preparação mais direta dos tecnólogos analistas de sistemas para atuarem tanto no suporte quanto no desenvolvimento de software.

Os formados contam com habilidades voltadas para a solução de problemas e necessidades tecnológicas, especialmente em ambientes empresariais.

Como os cursos funcionam na prática?

Ciência da computação

O curso de Ciência da Computação concentra-se na criação de software, com ênfase no estudo das linguagens de programação e suas tecnologias de desenvolvimento. O objetivo principal é atender às necessidades dos usuários por meio do desenvolvimento de soluções adequadas.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de aprender a criar desde sistemas simples até aqueles tidos como mais complexos, além de descobrirem como trabalhar com bancos de dados e a garantir a segurança do que é desenvolvido.

Essa é uma formação de caráter mais teórico e requer certo grau de habilidade em cálculo e abstração. A grade curricular abrange disciplinas como física, matemática, cálculo avançado e algoritmos. Geralmente, o curso tem duração de 4 a 5 anos.

Análise e desenvolvimento de sistemas

Diferente da Ciência da Computação, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é mais voltado para a prática e o estudo das tecnologias mais relevantes na atualidade.

A ideia aqui é capacitar os estudantes para atuar em várias frentes do desenvolvimento de software, de forma a dar um foco maior nas linguagens de programação de alto nível e que sejam parte das demandas do mercado.

Entre as disciplinas abordadas estão matemática, algoritmos, redes, fundamentos da computação e um pouco de empreendedorismo. O curso costuma ter duração de 3 anos.

Quais são os campos de atuação possíveis?

Atualmente, é difícil imaginar nossa vida sem o uso de recursos tecnológicos, e nas empresas essa realidade também se aplica. O papel dos profissionais de ambos os cursos vai além da simples manutenção de computadores e contam com um mercado de trabalho amplo e receptivo. Entenda melhor a seguir.

Ciência da Computação

A demanda por profissionais de Ciência da Computação está em constante crescimento, e há diversas oportunidades no mercado de trabalho.

Além das áreas de desenvolvimento e manutenção de redes e conexões de internet, os profissionais podem atuar em várias funções, como desenvolvimento de software infraestrutura de TI, administração de banco de dados, design de software, gestão de projetos, engenharia de software ou, ainda, na área de pesquisa.

Vale lembrar ainda que, com a tendência do trabalho remoto, essas atividades podem ser desempenhadas a partir de qualquer local do mundo.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A posição de profissional de análise de sistemas está entre as mais promissoras em termos de geração de empregos nos últimos anos. Entre as principais áreas possíveis para os profissionais com essa formação estão a ciência e a engenharia de dados, segurança da informação, engenharia de confiabilidade de sites, engenharia de aprendizado de máquina, entre outros cargos relacionados.

O analista de sistemas tem a oportunidade de ingressar em concursos públicos, trabalhar em empresas de tecnologia de diversos tamanhos, atuar como profissional autônomo ou ser contratado por organizações de diferentes áreas que dependam da tecnologia da informação — o que é cada vez mais comum.

No mercado de tecnologia, há uma demanda significativa por profissionais qualificados. Como resultado, existem várias vagas disponíveis e os salários são atraentes, mesmo para aqueles que estão começando suas carreiras.

É importante destacar que essa ainda é uma profissão não regulamentada, o que significa que um diploma não é obrigatório para ingressar nessa área. Apesar disso, as empresas costumam dar preferência a candidatos com formação universitária, oferecendo-lhes salários mais altos e melhores oportunidades de crescimento profissional — daí a importância de realizar uma graduação em uma instituição reconhecida pelo MEC.

Na Unyleya o aluno pode aprender sobre a área que deseja atuar contando com diversas vantagens e suporte para dúvidas — e no nosso site, é possível conferir tanto os nossos benefícios quanto todas as ofertas de cursos tanto para graduação quanto para pós-graduação em áreas que abrangem as ciências humanas, saúde e exatas.

Quer saber mais sobre a nossa oferta do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Então confira nosso site agora mesmo e entenda tudo o que precisa para tomar sua decisão!

Avalie post

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD