Connect with us

Carreiras na Pós

Conheça 5 opções de pós-graduação a distância em Direitos Humanos

Já notou como a cada ano cresce o número de opções de pós-graduação em Direitos Humanos? Isso acontece por dois motivos. O primeiro é o peso social que essa área tem para a população e a importância dela aos níveis econômico, cultural, jurídico e político para o desenvolvimento de qualquer país.

O segundo, por sua vez, é a necessidade cada vez maior que os profissionais têm de conquistarem o espaço deles e serem referências no mercado de trabalho. Para isso, eles vão além da graduação, cursando especializações que aumentem o conhecimento teórico e prático que têm e os capacitem a assumirem cargos cada vez mais técnicos.

No entanto, quem quer atuar com os Direitos Humanos nem sempre sabe ao certo qual pós fazer para chegar ao patamar desejado na carreira. Afinal, há uma grande oferta de cursos, especialmente na modalidade EAD.

Pensando nisso, listamos 5 opções de especialização que você pode fazer na Faculdade Unyleya que vão agregar valor ao seu currículo. Acompanhe!

1. Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais

A primeira delas é a pós-graduação em Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais, voltada para formados em Sociologia, Filosofia, Direito e afins.

Como o próprio nome já indica, o foco dela são as temáticas étnica e racial e as relações de racismo institucionalizado e a falta de representatividade da comunidade afro-brasileira nos meios social, literário e cultural do nosso país.

Durante 10 meses, você se aprofundará sobre os aspectos históricos que, por muitas vezes, marginalizaram uma grande parcela dos cidadãos brasileiros, os aspectos legais para a manutenção dos direitos desse povo e a construção da identidade de movimentos sociais na modernidade quase dois séculos após o fim da escravidão no Brasil.

Ao longo do curso, você estudará disciplinas como:

  • Cultura e Diversidade Étnico-Racial;

  • Educação para Direitos Humanos: Fundamentos Históricos e Teóricos;

  • História do Brasil e a Presença dos Afro-Brasileiros;

  • Literatura, Educação e Identidade Étnico-Racial;

  • Novas Tecnologias e Questões Étnico-Sociais.

2. Direitos Humanos Internacionais

Outra possibilidade é a especialização em Direitos Humanos Internacionais, indicada para quem se graduou em Direito, Relações Internacionais, Sociologia etc.

Nela, você estudará o contexto político internacional que levou as Nações Unidas a elaborar a Declaração Universal dos Direitos Humanos logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1948. Afinal de contas, a partir dela, diversos países participaram de acordos, convenções e pactos globais para o combate à discriminação racial, étnica, sexual, de gênero etc.

Ou seja, o curso aborda, analisa e discute as perspectivas acerca dos governos e o papel deles na promoção, preservação ou mesmo retirada desses direitos — e o consequente impacto dessas ações para milhares de pessoas ao redor do mundo.

Entre as principais disciplinas dessa pós, estão:

  • Mecanismos Processuais dos Direitos Humanos Individuais e Sociais;

  • Teoria Geral e Direitos Internacionais dos Direitos Humanos;

  • Tutela Penal dos Direitos Humanos;

  • Análise Social e Jurídica da Família;

  • Educação para as Populações Específicas.

3. Filosofia e Direitos Humanos

A pós em Filosofia e Direitos Humanos, destinada para os profissionais graduados em Filosofia, Sociologia, Antropologia e afins, promove o debate crítico sobre a construção dos Direitos Humanos nos contextos social, cultural e histórico da humanidade pela perspectiva das Ciências Sociais.

Além disso, trata dos percalços enfrentados em diferentes tipos de governos que comandaram o Brasil, na internacionalização da discussão sobre a liberdade individual e a diversidade, e nos aspectos teóricos favoráveis e desfavoráveis à causa.

É por isso que você estuda, ao longo de nove meses, as seguintes disciplinas:

  • Ética e Filosofia Política (Direito Natural, Direito Subjetivo e Direitos Humanos);

  • Fundamentos Filosóficos dos Direitos Humanos;

  • Mecanismos Nacionais e Sociais de Direitos Humanos;

  • Fundamentos Históricos e Teóricos dos Direitos Humanos;

  • Introdução às Ciências Sociais.

4. Serviço Social, Ética e Direitos Humanos

Além as opções citadas, há também a especialização em Serviço Social, Ética e Direitos Humanos. Destinada aos formados em Serviço Social e Direito, ela centra-se no trabalho dos assistentes sociais e dos advogados que atuam no ramo civil-social e no importante papel que eles cumprem para debater, defender e fazer-se cumprir os direitos da população, assim como denunciar o cerceamento deles.

Afinal, as parcelas mais carentes e vulneráveis da sociedade são justamente as primeiras a sofrerem com a falta de atendimento político e humanitário — o que requer medidas públicas cada vez mais eficientes para o descaso do Estado quanto à aplicação dos Direitos Humanos.

Algumas das disciplinas que você verá nessa pós são:

  • Competências do Assistente Social, Ética e Direitos Humanos;

  • Legislação Social Aplicada;

  • Tendências Éticas Contemporâneas;

  • Serviço Social e Questão Social;

  • Estado e Sociedade.

5. Comunicação e Oratória

Por fim, há mais uma pós-graduação em Direitos Humanos que você pode fazer: a de Comunicação e Oratória, voltada para quem se graduou em Administração, Direito, Comunicação Social e afins. Embora o curso, ao contrário dos demais citados, não carregue o termo “Direitos Humanos”, ele pode ser um grande diferencial na área.

Isso porque ele capacita os estudantes nas práticas de persuasão e indução por meio da comunicação, permitindo, assim, que indivíduos que lidem com o público, empresas e órgãos governamentais desenvolvam uma postura de liderança que atraia seguidores e inspire pessoas.

Algo que parece simples, mas é muito importante para quem luta diariamente por espaço na mídia para defender causas sociais, junto ao Governo para promover legislações mais inclusivas e para atrair a atenção de outros países para os casos de violações dos direitos básicos dos cidadãos.

Entre as disciplinas que você estudará nesse curso, estão:

  • Coaching, Autoconhecimento e Performance Profissional;

  • Comunicação Verbal e Não Verbal;

  • Gestão de Pessoas e Comunicação Empresarial;

  • Liderança, Motivação e Persuasão;

  • Programação Neurolinguística.

Como você viu, não faltam boas opções de pós-graduação em Direitos Humanos para torná-lo especialista nas mais diversas temáticas que essa área engloba. Por isso, lembre-se sempre de avaliar com bastante atenção se esses cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação, se são oferecidos por uma faculdade de renome no mercado e se eles contam com um corpo docente de, pelo menos, 30% de mestres e doutores conforme resolução CNE/CES nº 1/2018 do MEC e do CNE.

Gostou do post, mas ainda tem dúvidas se deve ou não fazer pós-graduação? Confira agora mesmo 8 motivos para começar a sua pós o quanto antes!

Já conhece o Graduação em Direito EAD da Unyleya? Clique e veja o curso.

 

4.5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD