Connect with us

Especialize-se

Vale mais a pena fazer pós ou segunda graduação?

pós ou segunda graduação

“Agora que me formei, devo fazer pós ou segunda graduação?” — Essa é uma pergunta que tem se tornado frequente e anda tirando o sono de muitas pessoas que querem dar continuidade aos estudos e ampliar as oportunidades na carreira, mas não sabem ao certo qual escolha fazer.

Afinal, ambas são destinadas a objetivos diferentes e permitem que você siga caminhos profissionais específicos para conquistar o emprego dos sonhos ou montar o próprio negócio com mais preparo para alcançar o sucesso.

Por essa razão, criamos este post para explicar as diferenças entre as duas opções e ajudar você a decidir, de maneira consciente, sobre qual deles atende mais as suas necessidades e anseios de carreira. Acompanhe e fique por dentro!

Quais as vantagens da pós-graduação?

A pós-graduação é indicada para quem deseja ampliar a base de conhecimento que obteve durante a graduação, aprofundando-se em conteúdos práticos e de vivência de mercado, e aprimorar as competências técnicas necessárias para o bom e otimizado exercício da profissão. É por isso que há dois tipos de pós lato sensu: a especialização e o MBA.

No primeiro, você afunila o seu campo de estudo e se qualifica para atuar em segmentos mais complexos e multifacetados dentro da sua área de formação. É o que acontece, por exemplo, com quem se graduou em Direito e se especializa em Direito Eleitoral, Direito Médico e Hospitalar, Direito Educacional ou Direito Previdenciário.

Já no segundo tipo, o MBA, você passa por uma preparação, por uma capacitação em tarefas de gerenciamento, controle, auditoria, empreendedorismo e desenvolvimento de capital humano que permitirão a você assumir cargos desde a coordenação de projetos e setores até o conselho diretor de uma organização no seu campo de atuação.

Como exemplo, podemos citar: o MBA Executivo em Gestão de Agronegócios, o MBA Executivo em Gestão de Clínicas e Consultórios, o MBA Executivo em Hotelaria e o MBA Executivo em Segurança Cibernética. Todos eles com duração mínima de 360 horas.

Independentemente da pós escolhida, ambas trazem um grande reconhecimento no mercado e proporcionam a chance de alcançar promoções na carreira, de participar de concursos públicos e de empreender em diferentes negócios. Seu currículo ganha destaque em processos de seleção e recrutamento e você obtém uma autoridade extra na sua prática profissional.

Para saber como escolher a especialização ou o MBA adequado, você deve considerar o seu perfil profissional e as atividades que gostaria de desempenhar. Tanto em um caso quanto em outro é possível estudar presencialmente ou pelo formato EAD.

Quando a segunda graduação vale a pena?

A segunda graduação, por sua vez, é uma boa opção para quem tem como objetivo profissional mudar de ramo. Algo que acontece, por exemplo, quando você se forma e entra no mercado de trabalho, mas se vê estagnado na carreira ou não se sente realizado com o exercício da profissão que escolheu para si.

Outra situação é quando você opta por uma determinada formação, muitas vezes visando a estabilidade na vida profissional e o nível de empregabilidade que ela traz, mas ainda guarda aquele sonho antigo de estudar e trabalhar em uma área distinta. Em ambos os casos, você tem a oportunidade de ingressar em outro segmento e reescrever o seu futuro.

Mas não acaba aí. Isso porque a segunda graduação também é indicada quando a meta é ampliar os seus horizontes, tornando a sua carreira mais dinâmica e flexível.

Um bom exemplo disso é quando você faz parte de um campo de atuação (como a Administração) e adquire, com o passar do tempo e o contato frequente na rotina de trabalho, o desejo de também atuar e desenvolver atividades em áreas afins à sua formação (como as Ciências Contábeis, o Marketing, a Gestão de RH, a Gestão Pública e a Logística).

Nesse cenário, será preciso adquirir conhecimentos generalistas sobre esses segmentos para, posteriormente, se tornar apto a assumir um ou mais cargos neles. O ponto positivo é que atualmente existem muitas graduações tecnológicas.

Isto é, cursos com duração de apenas dois ou três anos, em média, e que o capacitam para o mercado com um projeto pedagógico teórico-prático alinhado com as principais pautas do setor e as demandas das organizações. Portanto, você se forma em pouco tempo e logo pode atuar em dois ramos complementares, conquistando, assim, um currículo mais promissor e competitivo.

Como escolher entre pós e segunda graduação?

Até aqui, falamos sobre os diferenciais de se fazer pós ou segunda graduação. Agora, é o momento de debater como escolher entre essas duas alternativas. Para tanto, o primeiro e mais importante passo é realizar um processo de autoavaliação para identificar se você se sente realizado com a sua formação acadêmica base, se há o desejo de mudar de área ou explorar outros segmentos e qual rumo almeja para o futuro da sua carreira.

Feito isso, entre em contato com pessoas que já estiveram na sua situação e enfrentaram os mesmos dilemas e indecisões. Esse tipo de conversa é muito positiva para você ter outras perspectivas sobre a sua vida profissional e saber de antemão os desafios que elas enfrentaram ao decidir.

Por fim, selecione alguns cursos que despertam o seu interesse e faça uma pesquisa sobre como anda o mercado nesses campos nos últimos anos e as perspectivas para a próxima década. O ideal é que você se informe sobre remuneração, taxa de empregabilidade, nível mensal e anual da demanda por novos profissionais e tendências na área em cada um deles. Esses dados são de grande serventia, especialmente se você planeja uma grande mudança profissional.

Como você viu, o processo de escolha entre pós ou segunda graduação deve ser feito com calma e considerando não só as características de cada formação, mas principalmente, os seus interesses profissionais. A partir disso, não restarão dúvidas sobre qual opção é a mais indicada para alavancar de vez a sua carreira.

Gostou de ler sobre o assunto deste artigo? Pois então, não deixe de assinar a nossa newsletter e, desse modo, ter a oportunidade de conferir, em primeira mão, mais publicações que o ajudarão na sua vida acadêmica e profissional!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD