Connect with us

Carreiras na Pós

Gastronomia online: as 4 melhores opções para se especializar

melhor curso de gastronomia online

Pouquíssimos são os cursos de nível superior ainda não oferecidos pela educação a distância (EAD). Com a busca crescente por essa modalidade de aprendizagem — e pelas vantagens que só ela oferece ao aluno —, é comum que as instituições de ensino de qualidade foquem na elaboração de cursos EAD. Assim, esse é o melhor caminho para encontrar o melhor curso de Gastronomia online.

Mas será mesmo que uma área como a Gastronomia cabe na educação a distância? Como é possível se especializar nesse campo em meio a uma rotina cada vez mais atribulada, característica dos dias atuais? Se você tem essas dúvidas, fique tranquilo!

Foi justamente pensando em solucioná-las de vez que preparamos este post. Continue com a gente e boa leitura!

Como é um curso de Gastronomia online?

Antes de explicarmos como é cursar Gastronomia online, é importante contextualizar a área em questão em meio às tendências do mercado atual e aos novos hábitos de consumo do público. Saber cozinhar profissionalmente e entender de comida nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje. Você, provavelmente, já reparou nisso, não é verdade?

De um lado, basta ligar a televisão para encontrar, em diversos canais, programas de competições culinárias ou voltados para a prática de cozinhar com mais requinte. Do outro, é só entrar nas redes sociais e perceber como a alimentação é um tópico sempre presente.

Na internet, você facilmente encontra pessoas que fotografam suas aventuras gastronômicas, compartilham dicas de onde e como comer bem e promovem tendências, como o veganismo, o clean eating (focado na redução do consumo de industrializados), entre outras.

Se você tem paixão pela Gastronomia, mas nunca pensou que fosse possível fazer desse hobby uma profissão, é hora de pensar melhor no assunto. O mesmo vale para quem já atua na área — como gastrônomo, nutricionista, engenheiro de alimentos, empreendedor do ramo etc. — e quer se especializar em determinado segmento.

Afinal, talvez o momento para aprender ou se aprofundar nunca tenha sido tão promissor. Aproveitar o crescimento desses nichos e ingressar no melhor curso de Gastronomia online é agir de forma estratégica diante das oportunidades de mercado.

Como os cursos online funcionam?

Mesmo sendo uma área voltada para a prática, é perfeitamente possível cursar Gastronomia online sem se preocupar se o rendimento da formação seria o mesmo de uma feita na modalidade presencial. Pense em quantas das vezes você, por conta própria, não pegou uma receita da internet ou de um livro e a executou apenas seguindo as instruções do vídeo ou texto?

Em um curso online, o aluno tem acesso a muito mais do que isso. Ele recebe não só uma carga teórica importante para o seu dia a dia como profissional, mas também apostilas, materiais ricos e, é claro, aulas dedicadas à execução dos procedimentos.

Na parte das atividades a distância, o estudante acessa o conteúdo da plataforma, faz os exercícios propostos e pode participar de discussões em fóruns e chats, tirando dúvidas e compartilhando experiências.

Em casa, ele testa suas habilidades e, quando necessário, comparece aos polos presenciais da instituição de ensino. Esse é o caso das provas ou das atividades avaliativas, feitas individualmente ou em grupo nos laboratórios de cozinha, panificação, confeitaria etc. Nesse momento, o aluno tem contato direto com professores e colegas e testa as suas habilidades de forma supervisionada.

O que se estuda no curso?

Muito mais do que uma profissão, a Gastronomia é uma arte. Em um curso de excelência e com ótima infraestrutura, o aluno é convidado a fazer um passeio histórico antes de colocar a mão na massa. Com isso, é possível conhecer um pouco sobre a antropologia da alimentação e a relação de diferentes povos com seus hábitos alimentares.

Esse contato histórico é fundamental para que o estudante tenha uma visão mais nítida quanto ao papel desempenhado pelos ingredientes em cada prato. A partir daí, ele cria uma conexão com as receitas de culturas distintas. Logo, tende a estar mais preparado para entender e aplicar as técnicas básicas e avançadas de cozinha, abordadas logo em seguida.

Além de ensinar, o melhor curso de Gastronomia online é aquele que estimula seus estudantes a treinar tudo o que aprendem e se acostumarem com a ordem dos processos. Desse modo, se dominar um bom número de métodos de cozimento é importante, adquirir o hábito de fazer um bom mise en place (deixar organizado, em português) é igualmente essencial.

Dessa forma, uma parcela da formação é dedicada à organização dos elementos que serão utilizados na cozinha. Independentemente do restaurante, o cuidado com o mise en place vem antes de tudo. Na outra ponta, você também aprende a finalizar o prato, deixando-o elegante e apetitoso aos olhos.

Em meio a tudo isso, estão as especificidades de cada tipo de cozinha. Na mediterrânea, por exemplo, você fica a par das receitas clássicas e pós-modernas de países como Espanha, Grécia, Síria, Itália e Líbano. Algo semelhante acontece com a cozinha francesa, marcada por uma grande quantidade de pratos que servem de referência a diversos movimentos gastronômicos.

E que tal aprender a selecionar os melhores ingredientes, como peixes, frutos do mar e legumes? Trata-se de algo que também é ensinado, além da identificação de texturas e aromas. Outra parte de estudo interessante é o desenvolvimento do senso de harmonização de cores, princípio que integra as grades curriculares dos cursos de Gastronomia online.

Por que optar por essa modalidade?

Ao optar por um curso de Gastronomia online, você usufrui de uma série de vantagens, como estas, comentadas logo abaixo.

Melhor custo-benefício

Um EAD de verdade, entre suas várias vantagens, oferece um excelente custo-benefício. A começar pelo fato de que as aulas são acompanhadas de casa — ou seja, o aluno não precisa arcar com custos de transporte para ir à instituição de ensino diariamente.

Aqui, cortam-se também os gastos extras que a modalidade presencial geralmente envolve, como alimentação na faculdade e xerox. Dessa maneira, economizar na faculdade passa a ser algo plenamente possível. Há também o fato de que os cursos online praticam mensalidades mais acessíveis.

Flexibilidade

Nada de ficar preso aos horários preestabelecidos pela instituição de ensino. No curso online, é o aluno quem monta o seu próprio cronograma, escolhendo quando e de onde estudar. Para quem precisa conciliar a formação com outras atividades, como o trabalho, essa é uma vantagem e tanto.

A flexibilidade, contudo, deve ser aproveitada com responsabilidade para não comprometer o aprendizado. Na plataforma do curso, professores podem conferir se as aulas foram assistidas, se o conteúdo foi lido ou se o aluno tem assiduidade, por exemplo. Sendo assim, é importante ter maturidade para lidar com esse benefício.

Amplas possibilidades de especialização

Parar na graduação, atualmente, significa deixar passar oportunidades de crescimento na carreira. A boa notícia é que, para quem quer atuar no ramo da Gastronomia, existem várias opções de especialização. Nesse sentido, cursos de pós-graduação, como o MBA, visam aperfeiçoar conhecimentos, apresentar tendências e preparar o aluno para lidar com as demandas de segmentos específicos.

Quais são as melhores opções para se especializar?

Devido às diversas alternativas, escolher uma especialização em Gastronomia EAD nem sempre é fácil. Para facilitar sua decisão, selecionamos 4 opções que se destacam no mercado. Acompanhe os detalhes relacionados a cada uma delas a partir de agora.

1. Gastronomia Contemporânea

Com duração de 8 meses, a pós-graduação EAD em Gastronomia Contemporânea visa aprofundar os conhecimentos do aluno em cozinha moderna (brasileira e internacional), técnicas gastronômicas, tendências, tecnologias voltadas ao ramo, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), vinhos etc.

Ela é voltada para profissionais de nível superior, não havendo outras restrições. No entanto, é mais indicada para os formados em certas áreas, como Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Hotelaria, Turismo, Administração e Química de Alimentos. Quanto à grade curricular, estão incluídas disciplinas como:

  • Enogastronomia;
  • Garden Manager e Finger Food;
  • Gastronomia Avançada;
  • Gastronomia Sustentável;
  • Organização e Planejamento de Eventos e Serviços Gastronômicos.

2. Gastronomia Vegetariana

A pós-graduação EAD em Gastronomia Vegetariana também tem duração de 8 meses e é voltada para profissionais de nível superior, sem restrição de curso (mas com as mesmas indicações listadas anteriormente).

O objetivo é fazer com que o aluno domine a elaboração de cardápios vegetarianos, estude técnicas para lidar com os nutrientes e melhore o entendimento sobre as tecnologias da área.

Para isso, são ofertadas matérias como:

  • Ciência dos Alimentos na Gastronomia Vegetariana;
  • Elaboração de Cardápios Vegetarianos;
  • Gastronomia e Vegetarianismo;
  • Gestão de Segurança Alimentar;
  • Técnicas Gastronômicas e Preservação dos Nutrientes.

3. Gastronomia em Panificação e Confeitaria

Compõem o público-alvo da pós-graduação EAD em Panificação e Confeitaria empresários, gerentes e supervisores de empreendimentos gastronômicos com experiência de mercado. A lista ainda é ampliada pela presença de profissionais graduados em gastronomia, eventos, hotelaria, turismo, nutrição e demais áreas relacionadas.

Com duração de 8 meses, a formação oferece estas e outras matérias ao aluno:

  • Aditivos e Matérias-Primas Utilizados na Panificação e Confeitaria;
  • Boas Práticas de Fabricação em Padarias e Confeitarias;
  • Chocolateria, Cremes, Merengues e Açúcares;
  • Massas para Panificação e Confeitaria.

4. MBA em Gastronomia

Por fim, não poderíamos deixar de fora desta lista o MBA em Gastronomia, voltado aos profissionais de nível superior que desejam atuar como gestores na área.

Nos 8 meses de formação, o aluno aprende a aplicar técnicas gastronômicas, a identificar processos químicos dos alimentos e a utilizar ferramentas específicas.

Todo esse conhecimento acontece por meio de uma grade curricular que inclui:

  • Desenvolvimento Profissional;
  • Gastronomia Avançada;
  • Gestão de Pessoas Aplicada a Serviços de Alimentos e Bebidas;
  • Gestão e Logística em Serviços Gastronômicos;
  • História da Alimentação e Novas Tendências em Gastronomia.

Qual é o panorama do mercado de trabalho?

De modo geral, a Gastronomia representa um segmento que permanece em constante aquecimento. Pode ser via delivery ou pessoalmente, para fazer uma simples refeição ou experimentar algo novo. Em quaisquer um desses casos, sempre há um motivo para conectar as pessoas à cozinha.

A remuneração de quem escolhe mergulhar na área varia de acordo com o tipo de formação e o plano de carreira. A média dos salários gira em torno de R$ 2.230. No entanto, as especializações dão um toque especial a esse número.

Isso se deve à valorização dos chamados personal chefs. O título se refere aos cozinheiros que preparam refeições no domicílio dos clientes. O valor a ser pago é negociado da mesma maneira como acontece com a prestação de outros serviços. A demanda desses profissionais em eventos corporativos também é significativa, além de render pagamentos ainda melhores.

Como escolher uma boa instituição de ensino para se especializar?

Se está de olho nessas ótimas oportunidades, saiba que elas dependem de uma formação reconhecida pelo mercado de trabalho. Portanto, é preciso pautar a escolha de sua instituição de ensino digital em critérios sólidos, como:

  • infraestrutura tecnológica completa, incluindo aplicativos para as plataformas Android e iOS;
  • professores experientes, atuantes na área gastronômica e com títulos de mestres e doutores;
  • suporte técnico e pedagógico rápido e efetivo.

Todas essas características estão presentes na Unyleya. Aqui, você recebe atendimento individualizado em mais de 1000 cursos reconhecidos pelo MEC. Soma-se a isso nossa metodologia exclusiva, feita para deixar seu processo de aprendizagem muito mais fluido e tranquilo.

A ampliação e consolidação do mundo digital proporcionam praticidade em vários aspectos — inclusive, na hora de estudar. Com certeza, uma dessas 4 opções de especialização EAD tem tudo para ser o seu melhor curso de Gastronomia online. A partir de qualquer uma delas, você potencializa suas chances de conquistar melhores posições no mercado ou de ter um negócio próprio de sucesso.

Então aproveite a oportunidade e dê logo esse passo rumo à conquista de novas habilidades profissionais. Conheça as vantagens de estudar na Unyleya e se surpreenda!

1/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.