Gastronomia online: as 4 melhores opções para se especializar

  • 12/ago/2019

Gastronomia online: as 4 melhores opções para se especializar

Pouquíssimos são os cursos de nível superior ainda não oferecidos pela educação a distância (EAD). Com a busca crescente por essa modalidade de ensino — e pelas vantagens que só ela oferece ao aluno —, é comum que as instituições de ensino de qualidade foquem na elaboração de formações próprias para serem realizadas no âmbito virtual, como é o caso das pós-graduações em Gastronomia online

Mas será mesmo que uma área tão prática como a Gastronomia cabe na educação a distância? Como é possível se especializar nesse campo em meio a uma rotina cada vez mais atribulada, característica dos dias atuais? Se essas são dúvidas suas, não se preocupe. Foi justamente pensando em solucioná-las de vez que preparamos este post. Continue conosco e boa leitura!

Como é um curso de Gastronomia online?

Uma área em expansão

Antes de explicarmos como é cursar Gastronomia online, é importante contextualizar a área em questão em meio às tendências do mercado atual e aos novos hábitos de consumo do público. Saber cozinhar profissionalmente e entender de comida nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje, e você provavelmente já reparou nisso, não é verdade?

De um lado, basta ligar a televisão para encontrar, em diversos canais, programas de competições culinárias ou voltados para a prática de cozinhar com mais requinte. Do outro, é só entrar nas redes sociais e perceber como a alimentação é um tópico sempre presente: pessoas fotografam suas aventuras gastronômicas, compartilham dicas de onde e como comer bem e promovem tendências como o veganismo, o clean eating (focado na redução do consumo de industrializados), entre outras. 

Se você tem paixão pela Gastronomia, mas nunca pensou que fosse possível fazer desse hobby uma profissão, ou se já atua na área — seja como gastrônomo, seja como nutricionista, engenheiro de alimentos, empreendedor do ramo, entre outros — e quer se especializar em determinado segmento, deve entender que o momento é este. Aproveitar o crescimento desses nichos e ingressar em um curso online é agir de forma estratégica diante das oportunidades de mercado. 

Como os cursos online funcionam?

Mesmo sendo uma área voltada para a prática, é perfeitamente possível cursar Gastronomia online sem se preocupar se o rendimento da formação seria o mesmo de uma feita na modalidade presencial. Pense em quantas das vezes você, por conta própria, não pegou uma receita da internet ou de um livro e a executou apenas seguindo as instruções do vídeo ou texto?

Em um curso online, o aluno tem acesso a muito mais que isso. Ele recebe não só uma carga teórica importante para o seu dia a dia como profissional, como também apostilas, materiais ricos e, é claro, aulas focadas na prática elaboradas por um corpo docente especializado. Na parte das atividades a distância, o estudante acessa o conteúdo da plataforma, faz os exercícios propostos e pode participar de discussões em fóruns e chats, tirando dúvidas e compartilhando experiências.

Já a parte prática é realizada em casa ou, quando necessário, nos polos presenciais da instituição de ensino. Esse é o caso das provas ou das atividades avaliativas feitas individualmente ou em grupo nos laboratórios de cozinha, panificação, confeitaria etc. Nesse momento, o aluno tem contato direto com os professores e colegas e testa as suas habilidades de forma supervisionada. 

Por que optar por essa modalidade?

Melhor custo-benefício

A EAD, entre suas várias vantagens, é uma opção de excelente custo-benefício. A começar pelo fato de que as aulas são acompanhadas de casa — ou seja, o aluno não precisa arcar com custos de transporte para ir à instituição de ensino diariamente. Aqui, cortam-se também os gastos extras que a modalidade presencial geralmente envolve, como alimentação na faculdade e xerox. 

Há também o fato de que os cursos online, embora ofereçam a mesma qualidade dos presenciais, costumam oferecer preços mais acessíveis. Junta-se isso ao benefício listado acima e você tem o melhor custo-benefício para concluir a formação em Gastronomia online.

Flexibilidade

Nada de ficar preso aos horários preestabelecidos pela instituição de ensino. No curso online, é o aluno quem monta o seu próprio cronograma, escolhendo quando e de onde estudar. Para quem precisa conciliar a formação com outras atividades, como o trabalho, essa é uma vantagem e tanto. 

A flexibilidade, contudo, deve ser aproveitada com responsabilidade para não comprometer o aprendizado. Na plataforma do curso, os professores podem conferir se as aulas foram assistidas, se o conteúdo foi lido ou se o aluno tem assiduidade, por exemplo. Sendo assim, é importante ter maturidade para lidar com esse benefício. 

Possibilidades amplas de especialização

Parar na graduação, atualmente, significa deixar passar oportunidades de crescimento na carreira. A boa notícia é que, para quem quer atuar no ramo da Gastronomia, existem várias opções de especialização — como pós-graduações e MBAs — que visam aperfeiçoar conhecimentos, apresentar tendências e preparar o aluno para lidar com as demandas de segmentos específicos. 

Quer saber mais sobre isso? Então, conheça no próximo tópico 4 das principais opções de especializações em Gastronomia online. 

Quais são as melhores opções para se especializar?

1. Gastronomia Contemporânea

Com a duração de 8 meses, a pós-graduação EAD em Gastronomia Contemporânea visa aprofundar os conhecimentos do aluno em cozinha moderna (brasileira e internacional), técnicas gastronômicas, tendências, tecnologias voltadas ao ramo, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), vinhos etc. 

Ela é voltada para profissionais de nível superior, não havendo outras restrições. No entanto, é mais indicada para os formados em áreas como Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Hotelaria, Turismo, Administração e Química de Alimentos. Quanto à grade curricular, estão incluídas disciplinas como:

  • Enogastronomia;
  • Garden Manager e Finger Food;
  • Gastronomia Avançada;
  • Gastronomia Sustentável;
  • Organização e Planejamento de Eventos e Serviços Gastronômicos. 

2. Gastronomia Vegetariana

A pós-graduação EAD em Gastronomia Vegetariana também tem duração de 8 meses e é voltada para profissionais de nível superior, sem restrição de curso (mas com as mesmas indicações listadas anteriormente). O objetivo é fazer com que o aluno domine a elaboração de cardápios vegetarianos, estudando técnicas para lidar com os nutrientes e melhorando o entendimento sobre as tecnologias da área. 

Para isso, são ofertadas matérias como:

  • Ciência dos Alimentos na Gastronomia Vegetariana;
  • Elaboração de Cardápios Vegetarianos;
  • Gastronomia e Vegetarianismo;
  • Gestão de Segurança Alimentar;
  • Técnicas Gastronômicas e Preservação dos Nutrientes. 

3. Gastronomia em Panificação e Confeitaria

O público-alvo da pós-graduação EAD em Panificação e Confeitaria é composto por empresários, gerentes e supervisores de empreendimentos gastronômicos com experiência de mercado, além de profissionais graduados em gastronomia, eventos, hotelaria, turismo, nutrição e demais áreas — desde que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos nesse segmento específico. 

Com a duração de 8 meses, a formação oferece ao aluno matérias como:

  • Aditivos e Matérias-Primas Utilizados na Panificação e Confeitaria;
  • Boas Práticas de Fabricação em Padarias e Confeitarias;
  • Chocolateria, Cremes, Merengues e Açúcares;
  • Massas para Panificação e Confeitaria. 

4. MBA em Gastronomia

Por fim, não poderíamos deixar de fora desta lista o MBA em Gastronomia, voltado aos profissionais de nível superior que desejam atuar na área da culinária e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o tema. Nos 8 meses de formação, o aluno aprende a aplicar técnicas gastronômicas, identificar processos químicos dos alimentos, utilizar ferramentas específicas, entre outros.

Tudo isso por meio de uma grade curricular que inclui:

  • Desenvolvimento Profissional;
  • Gastronomia Avançada;
  • Gestão de Pessoas Aplicada a Serviços de Alimentos e Bebidas;
  • Gestão e Logística em Serviços Gastronômicos;
  • História da Alimentação e Novas Tendências em Gastronomia. 

Viu só como é possível cursar Gastronomia online e ainda se especializar na área, potencializando as suas chances de conquistar melhores posições no mercado ou até mesmo prosperar em seu próprio negócio? A internet chegou para trazer praticidades em vários aspectos — inclusive, no âmbito acadêmico. Sendo assim, aproveite a oportunidade e dê logo esse passo rumo ao sucesso!

Gostou das dicas? Então, siga agora mesmo as páginas da Faculdade Unyleya nas redes sociais e continue sempre atualizado com nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais