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Veja agora mesmo 9 dicas infalíveis de como crescer na empresa!

como crescer na empresa

Você conquistou o tão sonhado emprego e começou a trabalhar, mas isso não significa que deve ficar parado quanto aos planos para sua carreira. Estamos falando que é preciso se destacar. Mas de que forma fazer isso? Como crescer na empresa? Quais estratégias utilizar?

A ideia é que você aproveite essa experiência para desenvolver novas competências, o que vai contar pontos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como dar aquela força para conquistar uma posição mais alta e com ganhos maiores na organização.

Pronto para anotar as 9 dicas para alcançar esse objetivo? Não perca o post a seguir!

1. Faça especializações

Os gestores buscam profissionais que possam agregar valor para a empresa. Assim, sai na frente aqueles que são especialistas em determinadas áreas. Nesse sentido, a primeira dica é investir em uma especialização.

São formações que vão aperfeiçoar seus conhecimentos, habilidades e, o melhor, que vão manter você atualizado. Atualmente, existem diversos cursos de pós-graduação voltados para as tendências do mercado e que são 100% online: você estuda por uma plataforma digital de qualquer lugar, uma comodidade para se capacitar.

É, portanto, a sua oportunidade de valorizar o currículo e de obter um diferencial competitivo na organização. Além disso, essa é uma maneira de demonstrar que você não fica parado no tempo e que investe na sua carreira.

2. Saiba trabalhar em equipe

Quer saber como crescer na empresa? Tenha em mente que você não vai passar uma boa impressão se quiser fazer tudo sozinho. A colaboração é uma habilidade bastante valorizada, por isso aprenda a trabalhar em equipe.

Com isso, você cultiva um bom relacionamento interpessoal e também demonstra empatia. Sem contar que, ao unir esforços com outros colegas, pode entregar um trabalho com maior qualidade.

3. Aprenda com os líderes

Uma estratégia interessante para quem quer subir de posição e ocupar, por exemplo, um cargo de gerência, é se inspirar nos líderes da organização. Observe a forma como eles trabalham, gerenciam as equipes e conduzem todos os processos.

É uma forma de aprender sobre as principais habilidades de gestão, se destacar e, assim, ter mais chances de subir de nível na empresa.

4. Tenha um bom networking

Muitos profissionais querem saber como crescer na empresa. Um caminho é, como já dissemos, manter um bom relacionamento com os outros colegas. É necessário se manter próximo tanto da sua equipe quanto dos gestores para fazer networking.

Com uma rede de contatos profissional dentro da organização, você pode trocar conhecimentos e experiência, demonstrar suas qualificações e também deixar claro sua ambição de subir de cargo.

5. Seja proativo

Os gestores esperam que seu time tenha autonomia para encontrar soluções, então saia na frente: antecipe os problemas do seu setor e comece a trabalhar para resolvê-los sem que seus superiores tenham que pedir. Com essa atitude, você passa a imagem de que é proativo e que trabalha pelo crescimento da empresa.

Utilize a proatividade também para descobrir quais são os principais critérios de promoção da companhia e comece a se organizar para obtê-los. Assim começa o preparo para assumir cargos com maior responsabilidade.

6. Não se acomode

Você termina o ensino superior com muito esforço e se candidata para diversas vagas de emprego. Enfrenta toda a maratona de processos seletivos, com as dinâmicas de grupo e entrevistas, até que, finalmente, é contratado.

Muitos candidatos, depois de conquistarem a vaga, deixam de colocar outros objetivos na carreira. Em outras palavras: ficam acomodados.

No entanto, o mercado não tem espaço para esses profissionais. É preciso buscar meios de como crescer na empresa, se planejando para obter novas qualificações (como pós-graduação, cursos livres e treinamentos) e desenvolver novas habilidades.

Você investe na construção de uma carreira mais sólida e pode melhorar sua posição na organização, ganhando um salário mais alto.

7. Use a criatividade

A concorrência entre as empresas é alta e é preciso desenvolver novos produtos e serviços para atrair e fidelizar clientes, se destacando. Para isso, não há outra saída a não ser inovar.

Diante desse cenário, os gestores precisam de talentos que sejam criativos e que “pensem fora da caixa” para trazer novas ideias, enriquecer as reuniões e oferecer soluções inusitadas para a organização.

Então, esteja sempre de olho nas tendências da sua área e não tenha medo de expor seus pontos de vista e suas sugestões para os gestores. Muitas vezes, sua ideia pode complementar outras ideias e contribuir para o sucesso do negócio, fazendo com que você seja valorizado pelos líderes.

8. Demonstre flexibilidade

Tudo bem que você foi contratado para um determinado cargo, mas isso não significa que deve se fechar somente para o seu setor. Áreas diferentes trabalham, cada vezes mais, juntas, por isso é importante ser flexível para atuar em diferentes cenários.

A flexibilidade também conta pontos na hora de lidar com novos equipamentos e softwares. Por isso, não tenha receio de sair da sua zona de conforto e prepare-se para assumir diferentes desafios se você almeja crescer na empresa.

9. Exercite a resiliência

A última dica se relaciona com a inteligência emocional. Seja qual for a sua área de atuação, você vai enfrentar um ambiente organizacional com muita competição, pressão, cobrança por prazos e resultados.

Então, como lidar com essa avalanche de tensão sem que isso prejudique sua reputação na empresa? Exercitando a resiliência, que é a nossa capacidade de saber conviver com situações desfavoráveis ou frustrações sem se abater.

É desenvolver um controle emocional, entendendo que são questões que fazem parte do jogo e que é preciso, a cada dia, aprender como driblar cada situação. Pessoas resilientes também conseguem se colocar no lugar do outro, minimizando, assim, os momentos de conflito, que podem ser muito comuns no trabalho.

Diversos profissionais se sentem estagnados em seu emprego porque não buscam respostas de como crescer na empresa. O ideal é sempre correr atrás de novas qualificações e manter um bom relacionamento com os colegas para se destacar na organização e, dessa forma, subir de cargo.

E aí? Gostou das nossas dicas? Tem alguma sugestão de estratégias para alcançar posições melhores na empresa? Compartilhe com a gente! É só deixar um comentário!

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