Connect with us

Inicie Sua Carreira

Programa de trainee: como funciona, para quem é destinado e quais as vantagens?

programa de trainee
Tempo de Leitura: 4 minutos

Em virtude da inexperiência, muitos jovens recém-formados ficam sem saber qual rumo seguir em suas vidas profissionais. Por isso, buscar conhecimento, investir em cursos, networking, estágios e até mesmo programas de trainee são atitudes importantes para a ascensão em sua carreira.

O programa de trainee, em especial, é uma boa oportunidade para jovens bacharéis que estão iniciando a carreira e querem saber como funciona uma empresa e como se especializar para se tornar um gestor.  

Neste post, você vai entender o que é um programa de trainee, para quem é destinado e quais são as vantagens dessa forma de seleção feita pelas empresas. Continue a leitura e confira!

O que é o programa de trainee?

O programa de trainee é diferente de um estágio, pois consiste em uma seleção, geralmente feita por empresas de grande porte e com abrangência nacional, em busca de jovens talentos com notável capacidade de liderança para assumir cargos de gerência e chefia dentro das organizações.   

No Brasil, o trainee é uma grande aposta para o futuro da companhia. Além disso, durante o programa, ele já conta com os benefícios de um emprego formal. Entretanto, o estagiário não tem vínculo empregatício com a organização e está apenas sendo treinado para o mercado de trabalho.

Como funciona esse processo?

O processo seletivo de um programa de trainee é bem extenso, pois envolve diversos testes e atividades para a seleção e recrutamento do melhor candidato. Confira abaixo como é o passo a passo desse procedimento:

  1. Inscrição e envio de currículo: nessa etapa, são avaliados o perfil do candidato, a sua formação, cursos feitos, experiências fora do Brasil, domínio de línguas estrangeiras, entre outras coisas.
  2. Provas on-line: geralmente são feitos testes de inglês e até mesmo português.
  3. Dinâmicas de grupo: essa fase é composta pela apresentação individual dos candidatos e a discussão de métodos e soluções para problemas ainda não resolvidos. Neste momento são observadas qualidades como a capacidade de trabalhar em grupo, a comunicação, o relacionamento interpessoal, a personalidade e a criatividade. Após isso, são realizadas avaliações psicológicas nos candidatos ao trainee.
  4. Prova oral de inglês: avaliação da compreensão e do nível da conversação na língua inglesa.
  5. Atividades práticas: é a hora em que esses profissionais são imersos de verdade na realidade corporativa da empresa. Consiste na resolução de um problema gerencial, com um limite de tempo estipulado pela organização. Nessa etapa, é avaliada a postura ética e profissional do candidato diante de adversidades que surgem e afetam o seu trabalho e da sua equipe. Vale ressaltar que essa é a primeira fase em que os trainees serão observados e analisados pelos diretores da organização.
  6. Entrevista (com diretores): por fim, são feitas entrevistas para avaliar a sua compatibilidade com os princípios da corporação e o nível de consciência do candidato sobre a empresa, cargo e função que vai realizar. Essa parte, muitas vezes, é usada como critério de desempate.

Para quem ele é destinado?

Essas vagas são destinadas aos jovens recém-formados ou àqueles que estão nos dois últimos semestres da graduação. Além disso, é importante ter disponibilidade para trabalhar em tempo integral, bastante resiliência, boa comunicação, atitude de líder, entre outras coisas

Vale ressaltar que os candidatos com cursos profissionalizantes, fluência em língua estrangeira e vivência no exterior ganham destaque na hora da seleção. Por isso, ingressar no programa de trainee é uma boa maneira de atingir os seus objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo.

Quais as suas vantagens?

Após ser selecionado no programa de trainee, o candidato é contratado pela empresa. Com isso, passa a integrar projetos em andamento e consegue visibilidade no mercado de trabalho e na empresa. Veja a seguir as diversas vantagens que esse programa pode oferecer.

Remuneração e benefícios 

A remuneração de um trainee varia de acordo com a empresa, área e segmento para o qual ele se candidatou. Em geral, ele tem acesso a vencimentos bem acima da média, além de diversos benefícios empresariais.

Qual carreira mais combina com você?

Os salários podem ultrapassar até mesmo os recebidos por especialistas efetivos da corporação, ficando entre R$ 4.000,00 e R$ 6.000,00, podendo variar para mais ou para menos.

Oportunidade de atuar em diversos segmentos

Durante o programa de trainee, os candidatos são colocados para atuar em diversos setores da empresa (job rotation). Com isso, eles adquirem uma visão sistêmica mais apurada do funcionamento de uma organização. 

Você passa a conhecer melhor o seu perfil profissional

Seu perfil profissional passa a ser moldado pelas experiências que você vai vivenciar durante esse programa. Logo, apenas com a prática das atividades, é possível conhecer quais são os seus pontos fortes e quais são os que precisam ser aprimorados para o crescimento pessoal e profissional. 

Enriquecimento do currículo

Uma das vantagens em participar do programa de trainee é a participação em atividades patrocinadas pela empresa, como cursos, congressos, workshops e treinamentos. Essas experiências são essenciais à sua formação profissional e contribuem para o desenvolvimento da sua carreira. 

Contato contínuo com a liderança da empresa

Outra vantagem dos programas de trainee é o contato constante com pessoas influentes da sua área. Com isso, o candidato tem a oportunidade de montar o seu networking para receber mais propostas de trabalho e ser reconhecido dentro e fora da empresa.

Como concorrer às melhores vagas?

É fundamental escolher uma graduação de qualidade para ter sucesso no programa de trainee, visto que esse é um trabalho bastante exigente, porém gratificante. Primeiramente, você deve pesquisar a reputação e a credibilidade da instituição no mercado para fazer a melhor escolha.

Por isso, a Unyleya conta com cursos 100% EAD autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), além de um corpo docente formado por professores especialistas, mestres e doutores que são referência no mercado e estão disponíveis para te ajudar nessa preparação para os programas de trainee.

Vale lembrar que os processos de seleção de trainees são feitos pelas empresas e as instituições de ensino não têm qualquer envolvimento nesse procedimento.

Além disso, é importante ter algumas características que podem te ajudar a se destacar durante o processo seletivo. Veja a seguir as habilidades mais apreciadas pelos diretores das grandes empresas:

  • liderança;
  • comunicação assertiva;
  • criatividade;
  • ter pensamento de empreendedor;
  • flexibilidade;
  • enfoque nos resultados;
  • habilidade em solucionar problemas;
  • visão estratégica;
  • visão de mercado de forma ampla;
  • ter iniciativa;
  • capacidade de trabalhar bem em equipe.

Logo, quem consegue uma vaga em uma grande empresa nos programas de trainee tem mais chances de alavancar a sua carreira e, sem dúvida, sai à frente da concorrência.

Como dissemos, esses programas são focados em formar líderes capazes de resolver qualquer problema que atrapalhe o seu trabalho e de sua equipe. Isso permite uma ascensão mais rápida da sua carreira, visto que os gestores estão procurando pessoas para assumir cargos de grande responsabilidade em um curto espaço de tempo.

Se interessou pelo conteúdo sobre o programa de trainee? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam disso!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.