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Carreiras na Graduação

A Transformação do  Profissional de Secretariado no  Brasil

A Transformação do  Profissional de Secretariado no  Brasil

No Brasil a área de secretariado sofreu muitas modificações ao longo dos anos. Assim,  a fim de atender a  globalização  e as transformações do mundo da tecnologia, esses profissionais  precisaram se reinventar e assimilar novas configurações em suas áreas de  trabalho. Neste sentido,  a era da internet foi   crucial para  que os profissionais de secretariado  assumissem novas responsabilidades dentro das organizações. 

Acompanhe o artigo e entenda sobre como este profissional é essencial nas organizações e os campos que ele pode atuar.

Histórico

Ainda nas décadas de 70 e 80 o profissional de secretariado  atuava   no gerenciamento das atividades administrativas nas organizações,  e não havia   regulamentação  para atuação como  secretário, portanto não havia  valorização para este profissional em termos salariais. Em 1985 foi  publicada a primeira Lei  Regulamentação da Profissão de Secretário, e em  1996 a Lei  sofreu algumas modificações para adequação   das competências profissionais.

Com a regulamentação os profissionais passaram a  ter um destaque  maior, e os  novos cursos de graduação  surgiram para   formar  profissionais qualificados  de acordo com a demanda do  mercado nacional.

 Sendo assim, a figura do Secretário que atendia telefones e   cuidava da agenda do  executivo  deu  lugar a novos perfis que tinham como responsabilidades  além das atividades operacionais do dia a dia, também  a de assessorar o  executivo  nas tomadas de decisões.

Como assessor do Executivo este profissional assimilou  novas responsabilidades como   gerenciar informações,  planejar  viagens, coordenar eventos, fazer a gestão da  documentação  física,   produzir documentos em língua portuguesa, e  até em língua estrangeira;  além de outras  funções que  somente  um profissional  multifuncional é capaz de  desenvolver.

A Área de Secretariado Pós-Pandemia

Após a Pandemia do COVID 19,  algumas  áreas profissionais precisaram ressignificar suas formas de atuação,  e no  campo do  secretariado não  foi diferente.

Se antes  a presença física do  secretário  junto ao seu  executivo  era imprescindível no  cotidiano, na nova configuração  de  trabalho  remoto   foi comprovado que  mesmo  à distância as metas são cumpridas, e a organização  do  trabalho  diário segue  fluindo da mesma forma do modelo anterior.

Com esse novo modelo de trabalho remoto, o secretário  também começou  a empreender no mercado de trabalho.  Além da possibilidade  de atuar em  grandes organizações públicas e privadas, o profissional de secretariado vislumbrou  a possibilidade de atuar como  profissional independente atuando  na assessoria e consultoria secretarial remota. 

Principais áreas de atuação

Por isso, como  profissional de secretariado desempenha um papel crucial em organizações, proporcionando suporte administrativo e garantindo o fluxo eficiente de informações, muitos são  os campos de atuação, entre eles:

Organizações  Privadas  e Públicas

  • Secretariado : Apoio direto a executivos e tomadores de decisão, gerenciando agendas, e fazendo gestão da documentação,  organizando reuniões  e viagens,  coordenação de   eventos, etc.
  • Assessoria em Departamentos Específicos: Podem atuar em departamentos específicos, como recursos humanos, marketing, financeiro, entre outros, fornecendo suporte administrativo.

Organizações Não Governamentais (ONGs):

  • Atuam em áreas administrativas, apoiam eventos, gerenciam agendas, reuniões, eventos;  e facilitam a comunicação interna e externa.

Instituições Educacionais:

  • Atuam em secretarias de escolas, faculdades ou universidades, gerenciando documentos acadêmicos, lidando com matrículas e auxiliando na organização de eventos.

Empresas de Eventos:

  • Participam da organização de eventos, cuidando de logística, agenda, correspondências e comunicação com os participantes.

Consultorias e Empresas de Treinamento:

  • Prestam suporte administrativo, auxiliando na organização de treinamentos, workshops e na gestão de documentos.

Empresas Multinacionais:

  • Podem atuar em equipes de suporte a executivos, coordenando atividades entre diferentes escritórios e gerenciando comunicação internacional.

Empreendedorismo:

  • Profissionais de secretariado também podem empreender, oferecendo serviços de apoio administrativo como autônomos ou através de empresas próprias.

Sobretudo é importante notar que o campo de atuação do profissional de secretariado é amplo e pode se adaptar a diversas indústrias e setores. 

O Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da Unyleya

            A Unyleya é uma instituição  preocupada  em atender a demanda do mercado profissional. E portanto  tem em seu catálogo a oferta   do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado  desde 2022 que   possui nota máxima (5) pelo MEC.

 A Matriz curricular do Curso de Secretariado da Unyleya  é composta de disciplinas  que estão pautadas no  desenvolvimento técnico e comportamental  do profissional de secretariado moderno. Durante  os 04 períodos do curso,  os alunos  terão  acesso a conteúdos  interdisciplinares, e  específicos de secretariado. Estes que  têm como  direcionamento  a formação  de um profissional multidisciplinar apto atuar  como  secretário em qualquer segmento.

Durante todo o curso  o  aluno  tem a possibilidade de  receber certificações intermediárias nas áreas de secretariado. Possibilitando assim sua inserção no mundo do trabalho concomitante  aos seus estudos

No mercado atual há muitos profissionais de secretariado que ainda não  se graduaram, e pensando   nisso é que nosso curso tem  uma formação  adequada para   novos profissionais e para  profissionais  que  já atuam  no mercado, mas que  nunca puderam se qualificar.

Nossos cursos possuem videoaulas e materiais didáticos especializados, bibliotecas digitais, laboratórios virtuais e tutores  que estarão  sempre prontos a te atender. Transforme a sua vida profissional e venha para Unyleya!

*Texto de autoria da coordenadora do curso de Graduação em Secretariado – Luciana Marson. Secretária Executiva atuando há mais de 30 anos em empresas públicas e privadas. Especialista em Secretariado Executivo.

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