Connect with us

Carreiras na Graduação

O que é secretariado executivo e como atuar nessa área?

secretariado executivo

O mundo corporativo depende da atuação de diversos profissionais para funcionar de forma apropriada. É o trabalho em equipe que faz com que projetos sejam desenvolvidos, dos mais simples aos mais complexos, e contribuam para o crescimento de uma empresa. Nesse cenário, pessoas formadas em secretariado executivo são parte fundamental do processo.

Afinal de contas, elas desempenham uma série de funções que são essenciais na rotina de um escritório. Essa é uma profissão de grande importância e que exige formação específica para ser exercida com a excelência que o mercado precisa.

Por esse motivo, desenvolvemos este conteúdo para tirar as suas dúvidas sobre o que é o secretariado executivo e como você pode atuar nesse ramo, entre outras questões relevantes a respeito dessa carreira. Acompanhe!

O que é secretariado executivo?

O secretário executivo é o profissional que assessora os gestores em suas atividades. Trata-se de um cargo de grande responsabilidade, já que ele atua de forma direta com tomadores de decisão e com quem precisa gerir a rotina da empresa, garantindo todo o suporte para que os executivos, inclusive de alto escalão, realizem seus trabalhos da melhor forma possível.

Os profissionais de secretariado executivo estão presentes em empresas dos mais variados setores do mercado. Além disso, eles podem assessorar gestores com diferentes funções — diretores comerciais, financeiros, de marketing, entre outros —, o que significa que pode ser essencial se adaptar às necessidades específicas de cada área.

Quem pode atuar na área?

Para a maioria das pessoas, a primeira impressão que se tem do secretariado executivo é a de que essa é uma profissão para mulheres. Isso porque a tradicional imagem da secretária que atende a telefonemas e redige documentos para o chefe já faz parte da expectativa popular.

É verdade que existe uma predominância feminina nessa área, mas não há nada que indique que apenas as mulheres podem atuar no ramo. Assim, é correto afirmar que os cargos de secretariado executivo podem ser ocupados por quaisquer pessoas que se capacitem para seguir essa carreira.

O que faz um secretário executivo?

As funções de quem trabalha com secretariado executivo podem variar de acordo com as atividades dos gestores que o profissional assessora. Fatores como o tipo de empresa e o departamento em que o secretário atua também influenciam a sua rotina.

De modo geral, no entanto, um secretário executivo realiza tarefas como as que listamos a seguir:

  • organização da agenda de executivos, marcando e desmarcando compromissos, além de manter os chefes atualizados em relação aos horários;
  • atendimento de clientes, fornecedores, funcionários e outros contatos internos e externos, por telefone, por e-mail e pessoalmente;
  • elaboração de documentos, desde e-mails de rotina até documentos oficiais que devem obedecer a um formato específico;
  • controle do envio e do recebimento de correspondência tanto física quanto eletrônica;
  • arquivamento de documentos;
  • organização de viagens e eventos de trabalho;
  • acompanhamento de reuniões, mantendo um registro dos temas abordados e das decisões que são tomadas;
  • tradução e redação de documentos em idioma estrangeiro — quando se tratar de secretário pelo menos bilíngue.

Quais as habilidades necessárias?

A partir da lista de funções de um secretário executivo, não é difícil deduzir que a organização é um dos mais importantes requisitos para esse profissional. É fundamental ter um grande senso de responsabilidade para executar todas as tarefas de rotina de um escritório, agindo como um braço direito do executivo.

Também é importante ter um bom domínio da linguagem formal escrita e falada, tanto para redigir documentos quanto para atender ao público interno e externo. Facilidade para lidar com recursos tecnológicos é outra habilidade que não pode faltar, pois um secretário precisa trabalhar com computadores e softwares específicos.

Saber lidar com pessoas é mais um requisito que merece destaque. O secretário executivo é quem faz a ponte entre o gestor e outros setores da empresa, além do público externo. Logo, uma ótima capacidade de comunicação interpessoal faz toda a diferença nesse trabalho.

Por que investir na graduação em Secretariado?

Independentemente do setor do mercado em que uma empresa atua, a presença de um profissional de secretariado executivo é imprescindível para que a rotina do escritório siga de maneira tranquila e funcional. Isso significa que há um amplo mercado de trabalho para atuar.

Além disso, a formação em Secretariado ainda fornece conhecimentos para exercer funções fora do tradicional posto de secretário. É possível, por exemplo, prestar assessoria a executivos e organizar eventos de forma autônoma, o que expande as possibilidades de carreira do profissional.

Quais são as médias salariais?

Considerando que o salário frequentemente é um fator importante na escolha de uma profissão, é interessante destacar que as remunerações oferecidas para essa área são mais um motivo para apostar na formação. Isso porque pesquisas indicam que a média salarial para secretariado executivo é de quase R$ 3.000,00.

Esse valor ainda pode variar de acordo com a área de atuação da empresa e com o nível de experiência de cada profissional. Para o secretariado executivo bilíngue, por exemplo, a média salarial é ainda mais alta, podendo chegar a mais de R$ 5.000,00.

Como escolher o curso ideal?

Ter uma formação de qualidade é imprescindível para alcançar o sucesso em qualquer profissão, e com o secretariado executivo não seria diferente. Por isso, você precisa buscar uma instituição de ensino que ofereça um curso com uma boa grade curricular, um corpo docente formado por professores especializados nessa área e uma infraestrutura completa para dar suporte ao seu processo de aprendizagem.

Na Unyleya, você encontra o curso tecnólogo em Secretariado, uma graduação com apenas 2 anos de duração que é ofertada na modalidade de Educação a Distância (EAD). O curso é ideal para quem busca uma formação de nível superior para se preparar de forma rápida para o mercado de trabalho.

Diante de todas essas informações, fica claro que vale a pena investir nessa graduação para dar início à carreira em secretariado executivo. Essa profissão está presente nos mais diversos setores do mercado, de modo que não são poucas as oportunidades de trabalho para quem se dedica para fazer a diferença na rotina das empresas.

Gostou de entender melhor o que é a profissão de secretariado executivo? Saiba mais sobre o curso tecnólogo em Secretariado da Unyleya e siga as nossas páginas nas redes sociais para mais informações — estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn!

4/5 - (4 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.