Tutores em EAD: entenda a importância no processo de aprendizado

  • 18/maio/2020

Tutores em EAD: entenda a importância no processo de aprendizado

Powered by Rock Convert
Tempo de Leitura: 7 minutos

A popularização da Educação a Distância (EAD) promoveu uma série de mudanças na dinâmica do ensino. Aos educadores, coube a missão de reinventar o modo de lecionar e transmitir o conteúdo. Já os alunos, embora contem com inúmeras vantagens (flexibilidade, possibilidade de estudar quando e de onde quiser, entre outras), precisam manter o nível de engajamento com o curso, e é aí que entra o trabalho dos tutores em EAD.

Você já sabe o que são e o que fazem esses profissionais? Entende por que eles são tão importantes para o processo de Educação a Distância? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Acompanhe!

O que são tutores em EAD?

Os tutores em EAD são os profissionais responsáveis por transmitir o conteúdo dos cursos online de modo atraente, com a devida qualidade para os alunos, a fim de facilitar o processo de aprendizagem. Além disso, atuam como mediadores e intérpretes pedagógicos, estando sempre ao lado dos estudantes e tirando as suas dúvidas.

A eles também cabem as funções de motivar e engajar, já que participam diretamente do processo de aprendizagem de cada estudante, identificando suas dificuldades e trabalhando justamente em cima delas.

Dessa forma, quando prestam uma tutoria em EAD, eles garantem que seja construída uma relação contínua com cada aluno em específico, atendendo todos da melhor maneira possível.

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando sobre a diferença entre tutor e professor, não é mesmo? Bom, é possível afirmar que os tutores são professores, mas também é exigido que eles:

  • contem com uma formação de nível superior;
  • tenham experiência mínima de um ano de magistério no ensino básico ou superior ou;
  • estejam cursando/já tenham concluído algum programa de pós-graduação.

Além disso, para que sejam considerados tutores, precisam manter a fluência quanto aos recursos tecnológicos com a intenção de favorecer o aprendizado do aluno no ambiente virtual — inclusive, auxiliando aqueles estudantes que possam ter dificuldades.

Qual é o papel dos tutores em EAD?

Esses profissionais prestam tutoria a distância, por isso, devem estar sempre aptos a promover as capacidades de seus alunos, indicando a eles os melhores caminhos possíveis para seguir ao longo do processo de aprendizagem.

Para isso, é necessário destacar que eles precisam ser capazes não só de utilizar as novas tecnologias, tão presentes na EAD, mas também de elaborar diferentes estilos para transmitir o conhecimento, visando o aumento do interesse, da motivação e do engajamento dos estudantes.

Outro papel essencial dos tutores em EAD é garantir aos alunos um ambiente estimulante de aprendizado. Afinal, com todas as inovações promovidas pela Educação a Distância, é preciso ter a certeza de que o curso é encarado de forma dinâmica e que o aluno não está apenas acompanhando tudo de modo automático, sem solucionar as suas dúvidas ou ter engajamento com o conteúdo.

Além disso, o tutor deve ser capaz de estimular o envolvimento dos alunos em debates feitos em fóruns, bem como a interação e a cooperação entre os participantes de cada curso.

Dessa forma, é promovido o conceito de aprendizagem colaborativa, por meio do qual os alunos podem não só contar com o auxílio dos tutores em EAD, mas também se ajudar e construir conhecimentos coletivamente.

Por que os tutores são tão importantes?

Como já mencionamos, o sistema educacional, com a ascensão do ensino a distância, vem passando por diversas transformações — e a tendência é que essa reforma seja contínua, exigindo dos professores uma atualização constante. Isso, porque a EAD surge como um mundo de possibilidades, mostrando-se aberta para novos conceitos e estratégias pedagógicas.

Mas o que isso tem a ver com a importância do tutor? A resposta é simples: tudo. A EAD deixa os alunos cada vez mais independentes, e isso é um fato. Contudo, cabe aos educadores assegurar que o aprendizado está ocorrendo da melhor forma possível, garantindo a interatividade entre curso e aluno.

O material do curso é acessado pelos estudantes por meio da plataforma, contudo, os tutores devem estimular o desejo desses estudantes em aprender e ir além do que é proposto. Isso pode ser feito articulando os conteúdos disponíveis com os interesses, necessidades e questões do cotidiano de cada um.

Assim, de um modo geral, os tutores em EAD são importantes, pois:

  • geram atendimento em consultas tanto individualizadas quanto em grupo, em meios diversos, para ouvir tudo o que os alunos têm a dizer;
  • preocupam-se com a importância do processo educacional centrado no estudante;
  • oferecem feedbacks aos integrantes das turmas;
  • despertam o caráter autônomo dos alunos;
  • desenvolvem nos estudantes a capacidade de resolver problemas;
  • são capazes de promover a inovação;
  • dominam os principais procedimentos adotados pelos cursos;
  • apresentam uma concepção bastante clara de aprendizagem;
  • incentivam a colaboração entre indivíduos ou grupos com interesses em comum;
  • facilitam a construção de conhecimentos;
  • adaptam-se ao ritmo determinado por cada aluno, dentro dos seus parâmetros;
  • estabelecem relações empáticas com os estudantes.

Quais são as vantagens de contar com um tutor em EAD?

Ficou claro que, por conta da variedade de processos envolvidos, o trabalho do tutor tende a suceder o do professor. Isso significa que, muitas vezes, sua principal atividade é atender às dúvidas que surgem após a apresentação das aulas.

Por conta disso, um tutor tem totais condições de acompanhar mais de uma turma ao mesmo tempo, se houver disponibilidade. Para os estudantes, ter esse tipo de apoio além das orientações e dos conteúdos passados pelos professores é extremamente benéfico.

Confira, a seguir, as principais vantagens de estudar na companhia dos tutores em EAD.

Desenvolvimento de novas habilidades

O ensino a distância não pode ser um desafio para nenhum perfil de aluno. Tal situação comprometeria o desempenho nas aulas, prejudicando os resultados tanto do estudante quanto da instituição.

Felizmente, quando a figura do tutor entra, inúmeros obstáculos são eliminados no processo de ensino e aprendizagem. Isso, porque, embora possa atuar como professor, esse profissional também busca garantir que os estudantes tenham condições de aproveitar cada aspecto da modalidade EAD.

Para isso, ele costuma desenvolver um conjunto de ações educativas para aprimorar as capacidades e habilidades básicas dos alunos. Esse cuidado no preparo das turmas permite que elas obtenham autonomia e tomem as melhores decisões.

Função pedagógica dinâmica

Os tutores em EAD também são capacitados a trabalhar com uma pedagogia que conduza o aluno a exercer suas atividades de acordo com o próprio contexto. Para tanto, é preciso criar um ambiente amigável, enriquecedor e propício à aprendizagem online.

Powered by Rock Convert

Nas plataformas virtuais, esse profissional deve ser aquele que facilita a interação entre os estudantes, de modo que consigam discutir assuntos e explorar os materiais passados nas aulas. Durante os debates, é comum que o tutor faça perguntas para estimular o pensamento crítico dos participantes.

Esse forte envolvimento com as atividades incentiva os alunos a conferirem os conteúdos de maneira mais aprofundada, com interesse e disposição.

Facilidade para esclarecer dúvidas

Lidar com a falta de auxílio é um medo comum entre pessoas que não conhecem a dinâmica da educação a distância. Porém, se o curso disponibiliza bons tutores, é praticamente impossível ficar sem apoio durante a rotina de estudos.

Nessa modalidade, os questionamentos dos alunos podem ser enviados via chat ou outro sistema de mensagem, de acordo com a plataforma virtual adotada pela instituição. Após o lançamento das questões, o tutor já pode acessá-las e respondê-las.

Com base nas perguntas mais frequentes, o profissional consegue entender o que precisa melhorar e até propor soluções para tornar o processo de ensino mais eficiente. Também pode identificar os pontos positivos e descobrir se a performance atingiu o nível desejado.

Potencial transformador da aprendizagem

O sistema educacional sofreu várias modificações com o crescimento dos cursos a distância. Nesse sentido, é esperado que os tutores em EAD participem diretamente desse processo, orientando as pessoas para que se familiarizem com a novidade e desfrutem de seus benefícios.

Eles mediam o contato entre alunos e professores para garantir que o assunto seja compreendido por completo. Esse trabalho exige conhecimento sobre as tecnologias empregadas, cuidado com a abordagem direcionada aos estudantes e interesse por bons resultados.

Contato com uma abordagem motivadora

O perfil do tutor representa um novo tipo de educador, já que tende a ser aberto a novidades e estar sempre de olho nas tendências do mercado. Isso faz com que tenha preparo para adequar as propostas de cursos online às demandas dos estudantes.

Quem conta com a tutoria, portanto, passa a ter mais vontade pelo saber e satisfação com a oportunidade de aprender. Essa postura é desejável mesmo após o processo de formação, visto que permite o acesso a outros conhecimentos que garantem o destaque no trabalho escolhido.

Orientação quanto às ferramentas tecnológicas

Como dito, um tutor deve ser capaz de fazer uso de todos os instrumentos tecnológicos empregados no curso. Dominar as principais ferramentas e recursos de comunicação (como listas de discussão, e-mails e salas de bate-papo) possibilitará explicar aos alunos como tudo funciona.

Isso significa que, ao se deparar com dúvidas relacionadas aos itens disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, o estudante poderá recorrer ao tutor para obter a orientação adequada. Consequentemente, não terá impeditivos para assistir às aulas e realizar os exercícios propostos.

Todas as Instituições de Ensino contam com tutores em EAD?

Os tutores em EAD, como você pôde perceber, são de extrema importância para os alunos da modalidade a distância em termos pedagógicos. Portanto, podem ser considerados fundamentais para o sucesso de um curso e até mesmo da instituição que conta com esses profissionais.

Contudo, é preciso afirmar que nem todas as faculdades e universidades prestam a devida atenção a essa questão. Logo, a instituição que conta com tutores também estará valorizando os seus alunos, que aprenderão de forma mais eficiente e, consequentemente, apresentarão melhores desempenhos.

Sendo assim, antes de pensarem na possibilidade de ingressar em um curso a distância, é interessante que os alunos optem por uma faculdade que ofereça tutorias. Esse é certamente um diferencial que deve ser levado em conta no processo decisivo.

A Faculdade Unyleya, por exemplo, garante que todos os seus estudantes EAD recebam a atenção necessária nesse sentido. Isso, porque conta com tutores qualificados para deixar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente.

Como funciona a tutoria EAD na Unyleya?

Estudar sozinho, utilizando um computador ou qualquer outro dispositivo móvel com acesso à internet, jamais deve significar ausência de apoio. É por isso que todas as instituições comprometidas em ter bons resultados com a educação a distância devem oferecer a tutoria como um diferencial.

Para começar, saiba que a Unyleya oferece cursos de graduação e de pós-graduação EAD em mais de 50 áreas do conhecimento. Há mais de 10 anos, sua proposta simples e inovadora consiste em levar ensino de alta qualidade para todas as regiões do país.

Uma parte disso foi cumprida com o reconhecimento dado pelo MEC a todos os cursos. As formações, por sua vez, são alinhadas às exigências do mercado de trabalho para que cada estudante tenha condições de obter o merecido destaque na profissão escolhida.

Os tutores em EAD complementam o corpo docente altamente qualificado da Unyleya. Nessa faculdade, eles ficam responsáveis por orientar os alunos e acompanhar o desempenho acadêmico de cada um. Também é deles o papel de propor atividades que facilitem a compreensão dos conteúdos apresentados nas aulas.

A presença do tutor é constante em diversos processos realizados pela instituição. Isso inclui a participação em fóruns para discutir assuntos e tirar dúvidas, a mediação de debates feitos por estudantes, a resolução de possíveis conflitos e a recomendação de materiais extras para o estudo.

Nesse sentido, vale a pena explorar ao máximo o trabalho desse profissional, seja para solucionar problemas, seja para conseguir uma orientação mais focada em suas necessidades. Lembre que a principal função do tutor é fazer com que seu tempo na instituição seja aproveitado da melhor maneira possível.

Pronto! Agora você já entende quem são os tutores em EAD e conhece o papel fundamental desses profissionais para garantir o bom funcionamento do ensino a distância. Sendo assim, para obter a melhor experiência em seu curso, não deixe de optar por uma instituição de ensino que ofereça tutores aos alunos.

Uma delas é a Unyleya. Quer conhecer ainda mais sobre esse diferencial? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire as suas dúvidas. Vamos adorar conversar com você!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você