Confira 7 passos para fazer um resumo de estudos arrasador!

  • 27/set/2019

Confira 7 passos para fazer um resumo de estudos arrasador!

Sabe quando você precisa fazer uma prova e tem a impressão de que não vai conseguir aprender todo o conteúdo necessário para ter um bom resultado? Nessas horas, nada como fazer um bom resumo de estudos para conseguir lembrar de tudo que precisa.

A verdade é que o resumo é uma das maneiras mais simples de estudar. Porém, ao mesmo tempo, traz muito resultado, pois é uma forma de estimular o seu cérebro a compreender e memorizar as informações principais do conteúdo estudado. Isso acontece porque, ao resumir, você vai escrever aquela informação com base no seu entendimento da matéria.

Além disso, você sabia que um resumo pode melhorar o seu ritmo de estudos? Quando você faz isso, não é preciso ler novamente todo o assunto para relembrar algum tópico essencial. Assim, você economiza tempo e continua aprendendo. Então, agora é hora de começar a praticar a arte de fazer bons resumos. Não precisa ter medo, afinal, nós separamos 7 passos para que você domine essa técnica. Confira!

1. Faça um resumo mental

Imagine se você tivesse que fazer um resumo sobre uma matéria que estudou na faculdade e passasse horas encarando uma folha em branco, sem ter a menor ideia do que colocar nele. O resultado certamente seria um grande desperdício de tempo. Portanto, vale a pena resumir mentalmente o que você entendeu daquele conteúdo antes de começar a escrever.

Quer uma dica? Na hora de estudar uma matéria, principalmente se for extensa, é interessante fazer um resumo mental de cada parágrafo do texto. Dessa maneira, fica mais fácil estruturar a forma como você vai colocar as ideias no papel, além de ganhar ainda mais agilidade nos estudos.

2. Organize as ideias principais

A organização é a palavra-chave na vida de um estudante — seja do local onde você vai estudar todos os dias, seja da maneira como vai gerenciar seus horários. Logo, ela também é importante para conseguir elaborar um bom resumo. Sendo assim, toda vez que estudar um assunto importante, é essencial que você identifique quais são os pontos principais daquela matéria e crie uma relação lógica entre eles.

Vamos a um exemplo simples: quando uma pessoa estuda um fato histórico, como uma guerra, é preciso destacar vários aspectos, como os países que participaram dela, as causas e consequências do conflito, quem venceu a disputa e até mesmo a época em que tudo ocorreu. Assim, é válido organizar essas informações e estruturar o resumo como se estivesse narrando aquela batalha, ressaltando esses pontos que devem ser lembrados.

3. Escolha um formato para o seu resumo

Cada estudante é de um jeito. Há aqueles que preferem resumos longos, muitos gostam dos resumos curtos, também conhecidos como flashcards; tem quem prefira ressaltar os conceitos; outras pessoas podem ter mais facilidade com os mapas mentais. Por esse motivo, é interessante testar os principais tipos de resumos e descobrir qual deles funciona melhor para você.

Já adiantamos uma coisa: caso você seja o tipo de pessoa que aprende com mais facilidade quando pode “visualizar” o que está estudando, vale a pena fazer alguns esquemas em seu resumo de estudos. Se tiver habilidade ou caso goste de desenhar, também é possível fazer algumas ilustrações que representem as características mais relevantes do conteúdo.

4. Estabeleça um padrão no seu resumo

Você sabia que o cérebro humano tem a capacidade de memorizar algumas informações com maior facilidade quando existe um padrão entre elas? Pois é! E o melhor de tudo é que você pode utilizar esse conhecimento científico a seu favor. Não sabe como fazer isso? É mais simples do que parece: basta criar padrões na hora de escrever seus resumos.

Caso você goste de resumos mais coloridos, pode criar um padrão de cores, também conhecido como color code. Essa é uma técnica que consiste em determinar uma cor específica para cada característica textual. Assim, você pode usar um tom para datas, um para conceitos importantes e outro para fórmulas, por exemplo.

Além de tornar o seu aprendizado mais efetivo, essa técnica também permite que você tenha mais facilidade na hora de pensar em como elaborar o seu resumo e deixá-lo organizado.

5. Utilize tópicos

Você já precisou estudar um conteúdo tão extenso que parecia interminável? Vai ser mais fácil resumi-lo se você dividir o assunto em tópicos! Aliás, você também pode fazer isso com matérias mais curtas, já que os tópicos deixam a informação classificada de acordo com as partes mais importantes do que foi estudado.

Vale lembrar que isso também ajuda a revisar a matéria depois, pois, mesmo que você consiga se lembrar do conteúdo por bastante tempo, pode ser que você precise revisar alguns tópicos. Então, essa é mais uma forma de tornar sua rotina de estudos muito mais produtiva.

6. Destaque os pontos centrais

O objetivo do resumo sempre é tornar o seu aprendizado mais prático e garantir que você consiga compreender o sentido da matéria que precisa estudar. Portanto, se você não destacar o que é essencial, isto é, os pontos centrais do conteúdo, provavelmente encontrará dificuldades para se lembrar disso depois. 

Por isso, dê destaque ao que foi mais importante e escreva de acordo com o que conseguiu absorver da matéria. Caso queira deixar isso ainda mais presente no seu texto, vale a pena utilizar post-its com as informações mais relevantes.

7. Escreva

Depois de saber como fazer um bom resumo, só existe uma coisa a ser feita: comece a escrever já! Pode ser que o seu primeiro resumo não saia do jeito que você imaginava, mas, aos poucos e com a prática constante, eles se tornarão cada vez melhores.

Bom, como você pode perceber, fazer um resumo de estudos vai muito além de simplesmente copiar partes do texto ou fazer anotações enquanto estuda. Por isso, coloque esses 7 passos em prática e veja como é possível ter resultados muito melhores nos seus estudos.

Que tal acompanhar outras dicas de estudo diretamente em seu e-mail? Basta se inscrever gratuitamente na newsletter da Faculdade Unyleya para receber as nossas novidades em primeira mão!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você