Connect with us

Especialize-se

Quer saber quais são as áreas da saúde em alta? Descubra agora!

Áreas da saúde em alta
Tempo de Leitura: 4 minutos

A pandemia trouxe alterações em diversos setores do mercado de trabalho, fazendo com que medidas inovadoras precisassem ser tomadas para levar a sociedade à adaptação para o novo contexto. É isso que fez com que alguns segmentos se destacassem e demandassem mais profissionais. Por conta disso, ficar de olho nas áreas da saúde em alta é uma ótima estratégia para acertar na escolha de uma carreira de sucesso.

O mercado da saúde é um dos que mais sofreram impactos com a disseminação do coronavírus causando uma pandemia mundial. Com a necessidade de estudo e combate ao novo vírus e suas variações, certas especialidades receberam uma maior atenção.

Pensando nisso, separamos áreas da saúde em alta no momento para que você possa se atualizar. Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler este post!

Como a pandemia afetou o mercado de trabalho na área da saúde?

Profissionais da Medicina, Enfermagem, Farmácia, Bioquímica e Fisioterapia precisaram trabalhar ainda mais durante a pandemia. O mercado de trabalho na área da saúde sofreu grande expansão nesse período, por conta da necessidade de pessoas especializadas no combate às infecções virais e no tratamento das sequelas causadas pela Covid-19.

A pandemia deu destaque para áreas da saúde que precisaram atuar diretamente no combate ao coronavírus. Profissões que trabalham na análise do vírus causador da Covid-19, com a examinação dos pacientes, nos possíveis tratamentos para os casos e nos métodos de prevenção foram as que mais precisaram de mão de obra.

Isso fez com que algumas profissões se tornassem ainda mais promissoras para seguir no mercado de trabalho, devido ao aumento de oportunidades e da necessidade de profissionais aptos para atuar nessas áreas.

Quais são as áreas da saúde em alta no momento?

Mas, então, quais são as áreas da saúde que estão em alta no momento? A seguir, confira carreiras nas quais vale a pena investir!

Auditoria em Sistemas de Saúde

O profissional que trabalha na auditoria em saúde tem como responsabilidade fiscalizar e analisar se os processos realizados dentro de uma instituição de saúde estão de acordo com a legislação, os padrões e as normas adequadas.

Fazer uma pós-graduação em Auditoria em Sistemas de Saúde é uma boa ideia para profissionais com formação na área da saúde. Ela permite estudar de forma mais detalhada as questões relacionadas à estrutura de clínicas e hospitais, bioética, gestão hospitalar e políticas públicas.

Infectologia

A área da Infectologia busca estudar tudo aquilo que envolve doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas que entram em contato com o corpo humano, alterando o estado de saúde.

Por conta disso, essa profissão tem sido mais essencial para o combate à pandemia e para diversas outras patologias virais, como AIDS (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), chikungunya e H1N1.

Para seguir nessa área, é importante fazer residência médica em Infectologia, após concluir o curso superior em Medicina. Análise de doenças tropicais, tratamento de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e programas de imunização são apenas algumas das principais preocupações e atividades realizadas por profissionais desse segmento. 

Enfermagem

A Enfermagem sempre foi uma área muito necessária na saúde. Ela atua diretamente no tratamento de pacientes, aplicando injeções e vacinas, realizando coletas, fazendo curativos e auxiliando em cirurgias. As áreas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e neonatal se destacam no momento.

Farmácia Clínica

O profissional especializado em Farmácia Clínica é responsável por orientar a prescrição de medicamentos. Ele faz o acompanhamento da dosagem ideal, monitora o paciente e rastreia a saúde nos hospitais, clínicas, ambulatórios e drogarias.

Administrar o uso de medicamentos é fundamental para o sucesso do tratamento de diversas doenças, assim como na prevenção de danos provocados pelos efeitos colaterais da medicação.

Nutrição

Devido à importância que a alimentação tem no bem-estar da sociedade, a área da Nutrição também está em evidência no momento. Prescrição de dietas para alimentação saudável, nutrição enteral e parenteral, além da Nutrição Esportiva são tendências para a profissão.

O nutricionista contribui não apenas para a formação de um cardápio adequado para cada indivíduo, como também ajuda na perda de peso de forma saudável. Isso colabora na redução da aderência a dietas prejudiciais e promove a saúde com segurança.

Profissionais da Nutrição podem trabalhar por conta própria, ou podem atuar em diversos setores de instituições de saúde, restaurantes, consultorias, academias e outros espaços.

Como uma boa instituição de ensino pode ajudar você a se consolidar nesse mercado?

A formação tem uma grande influência na qualidade do atendimento de um profissional de saúde. É por isso que se torna imprescindível procurar por uma boa instituição de ensino na qual se graduar e se especializar.

Fazer uma pós-graduação em saúde se mostra uma ótima ideia no momento, tendo em vista que existem muitas profissões em alta. Contudo, só é possível aproveitar os benefícios da especialização se você tiver contato com conteúdos atuais, construtivos e de qualidade.

Desse modo, uma boa instituição de ensino alavanca a carreira por oferecer uma educação de qualidade e ajudar o aluno a desenvolver qualidades profissionais para a atualidade. Além do mais, com conhecimentos mais profundos em um segmento do mercado, é possível atuar em áreas especializadas, trazendo ainda mais prestígio e reconhecimento para a vida profissional.

Sendo assim, o primeiro passo é identificar uma instituição de ensino que ofereça cursos em alta na área da saúde. É importante procurar por características indispensáveis para uma universidade de qualidade:

  • reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC);
  • boa avaliação dos alunos e dos ex-alunos;
  • corpo docente bem-formado;
  • metodologia de ensino atual e inovadora.

Gostou de saber mais sobre as áreas da saúde em alta? Ficar por dentro de assuntos como esse é uma forma muito estratégica de investir na sua educação e impulsionar a carreira. Com isso, é possível encontrar o curso ideal e uma boa instituição de ensino para desenvolver as habilidades necessárias para entrar nas tendências do mercado.

Achou este post interessante? Então, compartilhe o artigo com os seus amigos nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem ficar por dentro do que está em alta na área da saúde!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.