Biomedicina EAD: saiba mais sobre as especializações na área

  • 31/jul/2020

Biomedicina EAD: saiba mais sobre as especializações na área

Powered by Rock Convert
Tempo de Leitura: 11 minutos

A área da saúde oferece boas perspectivas profissionais, sendo que um campo que está em alta é o de atuação dos biomédicos, que trabalham com a pesquisa e análise de amostras biológicas para o estudo e identificação de doenças. Contudo, para construir uma trajetória de sucesso nessa profissão a melhor estratégia é fazer uma pós-graduação em Biomedicina EAD.

O EAD, sigla para a educação a distância, é o melhor formato para quem quer fazer a carreira decolar, mas está com a rotina corrida ou com o orçamento mais apertado. A parte interessante disso tudo são as inúmeras opções de cursos que o profissional encontra, possibilitando que ele se destaque no segmento que mais combine com seu perfil.

Quer entender melhor por que se especializar em Biomedicina? Então, não perca o post completo que preparamos para você. Continue a leitura e descubra como funciona os cursos de pós online, as vantagens de estudar nesse formato, além da sugestão de 10 áreas para o biomédico se qualificar que estão em alta!

Por que se especializar em Biomedicina?

Quem escolhe se tornar biomédico pode trabalhar com análise e pesquisas de amostras biológicas, como sangue, plantas e alimentos, de maneira a investigar esses materiais para identificar algum agente patogênico.

Dessa maneira, na graduação, o aluno acompanha uma matriz curricular extensa, com disciplinas teóricas e práticas que vão prepará-lo para o mercado. Acontece que, nessa formação, ele será apresentado ao conhecimento mais generalista dessa área. É claro que, com o diploma de ensino superior e registro no Conselho de Biomedicina de seu estado, o profissional já está pronto para atuar nesse campo.

No entanto, não é segredo para ninguém como o mercado de trabalho é concorrido, seja qual for a profissão escolhida. Na área da saúde não é diferente, e aí incluímos a formação em Biomedicina.

Caminho para se destacar

Há muitas pessoas que escolheram a graduação nesse ramo, então como fazer para se destacar e conquistar bons empregos? A resposta é simples: buscando a qualificação. Nesse ponto, ganha destaque a pós-graduação em Biomedicina EAD.

São diversos cursos de especialização para o biomédico escolher, cada um com foco em um determinado segmento de atuação. Assim, na pós, ele vivencia uma nova dinâmica, pois acompanha aulas com temas bastante específicos de um determinado nicho.

Por que isso é importante? Porque ele passa a deter os conhecimentos e habilidades para atuar em uma das diferentes especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Com isso, ganha um diferencial competitivo, visto que hospitais, laboratórios, centros de pesquisas e até indústrias vão preferir contratar um biomédico especializado para entregar um trabalho de qualidade superior.

Atualização profissional

É fundamental que os biomédicos estejam sempre atualizados com as tendências e tecnologias da saúde, especialmente àquelas que se relacionam ao seu campo de trabalho.

Por isso, além de acompanhar revistas e sites especializados, e participar de eventos do segmento, o recomendado é sempre estudar. No caso de um curso de pós em Biomedicina, as aulas vão trazer as novidades da área, apresentando novas pesquisas, técnicas e até equipamentos. É, portanto, um conhecimento indispensável para quem quer se destacar e dar um salto na vida profissional.

Segmentos que estão em alta

Há uma alta demanda no mercado de trabalho por biomédicos especializados. As ofertas são ainda maiores para quem se dedica aos segmentos que estão em alta, como o campo da genética, principalmente por conta do aumento de pesquisas com células-tronco.

Nesse cenário, sai na frente quem resolve, por exemplo, fazer um curso de pós-graduação direcionado para essa área.

Salários mais atrativos

O profissional que faz um plano de carreira incluindo a realização de cursos de pós-graduação vai se dar bem, visto que tem mais chances de ser selecionado para vagas que oferecem salários melhores.

Foi isso o que apontou a pesquisa salarial da Catho Educação: segundo o levantamento, o profissional graduado, como biomédicos, enfermeiros ou engenheiros, podem elevar sua remuneração em 47,5% quando concluem um curso de especialização ou MBA.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, a cada ano de estudo, o salário de um profissional pode aumentar em 15%, o que demonstra a importância da educação continuada.

Com esses dados, fica fácil perceber que as empresas escolhem e valorizam profissionais que buscaram o aperfeiçoamento em uma determinada área, ou seja, investir na capacitação — mesmo depois de conquistar o diploma da graduação — vai impulsionar a carreira do biomédico.

Possibilidade de promoção

Muita gente pode pensar assim: “já trabalho em um emprego bom, por isso não vejo a necessidade de me especializar”. Será mesmo?

O profissional que prioriza a qualificação profissional, realizando um curso de pós, passa a ser bem-visto pelos gestores. Afinal, demonstra sua preocupação em adquirir mais aprendizado e agregar um valor maior ao seu trabalho.

Então, no momento em que surge a vaga para um cargo mais alto na empresa em que ele atua, certamente será um dos selecionados para conseguir uma promoção, podendo, muitas vezes, conquistar uma posição de liderança e também um salário mais alto.

Empreendedorismo

Por último, cursar uma pós-graduação pode ser também o caminho para o biomédico que quer empreender, abrindo seu próprio laboratório. Ter um conhecimento mais especializado vai permitir que ele saiba como organizar melhor os processos e também como liderar outros profissionais da área.

Como funciona uma especialização a distância?

Apesar do crescimento dos cursos de graduação e de pós-graduação a distância no Brasil, muita gente não entende como funciona uma especialização dessa forma.

Funciona assim: as aulas e o cronograma do curso ficam em uma plataforma, chamada de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), em que o aluno acessa utilizando um computador ou tablet que tenha conexão com a Internet.

Na Unyleya, é possível ainda estudar a distância acessando o app diretamente no celular, facilitando assim o acompanhamento das aulas em qualquer lugar. No entanto, ninguém precisa ser expert em tecnologia para fazer uma especialização EAD: a plataforma de ensino e o app são intuitivos e muito fáceis de usar.

Assim, o aluno pode assistir às aulas online nos horários e locais que considerar mais convenientes, já que pode fazer a pós sem precisar estar presencialmente em uma sala de aula, como ocorre no modelo tradicional de aprendizagem.

Aulas e avaliações

Nas aulas, os alunos têm acesso a um material didático completo, formatado especialmente para o EAD, ou seja, o conteúdo fica todo disponibilizado online. Em cada disciplina, é preciso fazer leituras, exercícios ou outras atividades e, para ser aprovado, pode ser solicitado um trabalho ou a realização de uma prova.

No caso da necessidade de avaliações, na Unyleya, elas são feitas no próprio portal do aluno, uma comodidade para que você não precise se deslocar. Outra questão que é preciso destacar é que na instituição não há a obrigatoriedade de entregar o trabalho de conclusão de curso (TCC), sendo, portanto, uma atividade opcional.

Acompanhamento dos professores

A plataforma de aprendizagem conta ainda com um fórum para que a turma possa tirar dúvidas ou discutir alguma ideia. Há ainda o trabalho dos professores, que orientam o aluno quanto ao uso do ambiente de aprendizagem e tiram qualquer dúvida da disciplina.

Eles estão sempre disponíveis para resolver qualquer problema, garantindo um acompanhamento individualizado para que você aproveite o melhor do curso a distância sem preocupações.

Quais os diferenciais da educação online?

Se você almeja fazer uma especialização em Biomedicina EAD deve estar curioso para conhecer as vantagens de optar pela modalidade online de ensino. Descubra a seguir os diferenciais de se qualificar com as aulas digitais.

Praticidade para estudar

A tecnologia já faz parte das nossas vidas, trazendo praticidade para nos comunicarmos com amigos e familiares, para fazer compras, usar serviços bancários, se entreter e também para realizar um curso de pós-graduação.

Se a gente pensar que, na maioria das vezes, quem procura um curso de especialização já está no mercado, a ideia de assistir às aulas online acaba se encaixando muito bem na rotina desses profissionais.

É possível fazer o expediente normal de trabalho e criar um cronograma para incluir os estudos com a pós no tempo em que o aluno está mais livre. Dá para estudar em casa à noite, aos finais de semana ou em qualquer outro momento ou lugar: o EAD oferece essa flexibilidade, permitindo ao profissional realizar uma qualificação sem precisar se deslocar para aulas semanais ou quinzenais da especialização.

Reconhecimento do MEC

Algumas pessoas ficam inseguras com a educação a distância, mas não há motivo para se preocupar. O aluno terá aulas com professores qualificados e vai seguir o mesmo conteúdo programático de um curso no formato presencial.

Sem contar que o certificado da pós online tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) da mesma maneira que ocorre com o modelo tradicional de aula. Basta escolher uma instituição de ensino que tenha autorização do MEC para funcionar e para ofertar o curso em questão.

Portanto, você poderá incluir em seu currículo um certificado com reconhecimento nacional.

Powered by Rock Convert

Autonomia do aluno

Se você busca um curso em que possa ditar o ritmo e rotina de estudos, escolha sem medo a pós em Biomedicina EAD. É que a proposta desse formato é propiciar o protagonismo do aluno, ou seja, ele avança o conteúdo nos assuntos em que tiver um domínio melhor e pode revisar a matéria sempre que precisar.

Então, é até possível terminar o curso em menos tempo de acordo com a disponibilidade do profissional. Isso porque não é preciso esperar todos os colegas assimilarem o assunto apresentado e tirar todas as dúvidas para seguir para o tema seguinte.

Economia de tempo

A rotina de um biomédico é bastante corrida e, apesar de ele saber que é importante se qualificar, acaba não encontrando tempo na agenda para fazer um curso. Por isso, escolher uma pós na área em EAD é uma opção interessante.

Ele estuda nos horários e locais que quiser e não perde tempo se deslocando até a instituição de ensino ou até mesmo para procurar um livro na biblioteca, já que o material dos cursos digitais também pode ser acessado online.

Custos menores

Fazer a pós-graduação no formato digital também é um incentivo e tanto para quem não pode arcar com mensalidades altas. No EAD, os custos são menores quando comparados com os cursos presenciais. Isso porque a instituição de ensino não precisa manter uma infraestrutura para receber uma turma presencialmente.

Assim, ao optar por especialização na modalidade digital, você valoriza seu currículo sem ficar com o orçamento apertado.

Valorização pelas empresas

Por último, é importante destacar que o aluno que escolhe fazer especialização EAD acaba desenvolvendo algumas habilidades, chamadas de soft skills, que são bem-vistas pelo mercado de trabalho.

O fato de estudar sozinho, por exemplo, demonstra proatividade e optar por assistir às aulas digitais é sinal de que o profissional é flexível, e está disposto a enfrentar diferentes desafios.

Dessa maneira, as empresas valorizam a qualificação online. Além de demonstrar a preocupação com o aperfeiçoamento profissional e se tornar especialista em uma área da Biomedicina, ter feito uma pós a distância aponta que o biomédico é autônomo para buscar o conhecimento e que é capaz de conciliar diferentes atividades.

Quais as 10 principais pós em Biomedicina EAD?

Viu só como sua carreira como biomédico pode decolar com um curso de especialização? O mais interessante dessa área são as diferentes possibilidades de segmento para fazer uma pós-graduação. Dessa forma, há opções para profissionais com diferentes perfis e objetivos profissionais.

Acompanhe a seguir quais cursos de pós em Biomedicina EAD você encontra na Unyleya e as características de cada formação.

Análises Clínicas

A especialização em Análises Clínicas vai proporcionar o conhecimento atualizado para o biomédico realizar exames de análises clínicas (como hematologia, microbiologia, bioquímica, parasitologia e imunologia).

A matriz curricular é formatada para preparar o profissional para assumir a responsabilidade técnica e também elaborar laudos dos exames. Com o certificado desse curso, ele pode ainda assumir a gestão e liderança dessas atividades em laboratórios clínicos.

As disciplinas trazem as metodologias e técnicas mais recentes para essa área a fim de que o profissional realize um trabalho seguro, e de qualidade. Confira a seguir os principais temas abordados nessa especialização:

  • Bioquímica Clínica e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Hematologia Clínica — Série Branca;
  • Hematologia Clínica — Série Vermelha;
  • Imuno-Hematologia e Imunologia Clínica;
  • Microbiologia Clínica;
  • Parasitologia Clínica;
  • Urinálise e Fluidos Biológicos.

Hemoterapia e Terapia Celular

A pós-graduação 100% digital em Hemoterapia e Terapia Celular é voltada para os biomédicos que querem atuar no controle de qualidade de ensaios laboratoriais e também no acompanhamento e tratamento de doenças oncohematológicas.

As aulas têm como objetivo atualizar e qualificar o profissional nos campos da Hemoterapia e Terapia Celular para que possam atuar em âmbito público e privado. É uma maneira de valorizar o currículo, visto o avanço nas pesquisas sobre novos tratamentos relacionados ao câncer.

Veja abaixo as principais matérias do curso:

  • Biologia Celular, Molecular e Físico-Química do Sangue;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Doenças Linfoproliferativas Malignas — Síndrome Mielodisplásicas e Mieloproliferativas Crônicas;
  • Hemoglobina — Aspectos Gerais, Estrutura e Bioquímica;
  • Legislação, Biossegurança e Fisiologia;
  • Processamento e Controle de Qualidade de Hemocomponentes e Hemoderivados;
  • Terapia Transfusional;
  • Testes Imuno-Hematológicos — Tipagem Sanguínea, TAD, TAI, Prova de Compatibilidade, Fenotipagem e Genotipagem;
  • Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas.

Toxicologia Geral

A especialização em Toxicologia Geral é voltada para o biomédico que quer atuar com avaliação clínica e laboratorial de agentes tóxicos e suas consequências para o organismo.

O curso vai tratar dos efeitos nocivos dessas substâncias, das tendências da área e de outros fatores que vão propiciar o trabalho inclusive na área forense. Acompanhe abaixo os assuntos abordados nessa pós-graduação:

  • Ação e Efeitos de Substâncias Tóxicas;
  • Análise Toxicológica Clínica;
  • Bioestatística e Ética Profissional;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Drogas Lícitas e Ilícitas;
  • Nanotoxicologia;
  • Praguicidas e Metais Pesados;
  • Toxicologia Ambiental;
  • Toxicologia dos Alimentos e Venenos Naturais.

Biologia Molecular

A pós-graduação em Biologia Molecular oferece uma formação técnico-científica sólida nessa área a fim de que o aluno compreenda o funcionamento e estrutura celular de forma completa. Aborda os conceitos e avanços mais atuais desse campo, as propriedades físicas e químicas das biomoléculas, suas interações metabólicas, além de temas da Genética, Melhoramento, Biossegurança e Biotecnologia.

As principais matérias abordadas nessa especialização são:

  • Bioética, Legislação e Biossegurança;
  • Biologia Celular;
  • Dogma Central da Biologia Molecular e Introdução a Bioinformática;
  • Estudos Estruturais e Funcionais de Proteínas;
  • Fundamentos de Bioquímica — Polímeros Biológicos;
  • Produção Heteróloga de Proteínas;
  • Técnicas de Biologia Molecular;
  • Tópicos Avançados em Biologia Molecular.

Biotecnologia

Quem quer aprender sobre desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de fármacos, alimentos, fertilizantes e outros produtos vai gostar de realizar a especialização em Biotecnologia.

Assim, é uma opção interessante para o biomédico que deseja atuar nas indústrias, pois ele pode trabalhar com produtos e processos biológicos. Quem tem essa formação pode ainda trabalhar em projetos voltados para a preservação ambiental.

Entre as principais disciplinas, estão:

  • Biologia Celular;
  • Biossegurança e Bioética em Biotecnologia;
  • Biotecnologia Aplicada;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Dogma Central da Biologia Molecular e Introdução a Bioinformática;
  • Fundamentos de Bioquímica — Polímeros Biológicos;
  • Melhoramento Genético;
  • Microbiologia Aplicada a Biotecnologia;
  • Nanobiotecnologia.

Anatomia e Patologia Associada

A pós-graduação em Anatomia e Patologia Associada tem como objetivo preparar o aluno para identificar as estruturas anatômicas nos exames de imagem. Assim, sua matriz curricular foi formatada para apresentar uma visão completa da anatomia humana e das patologias para que o profissional alcance um diferencial no trabalho laboratorial.

O curso traz ainda uma abordagem diferenciada com tecnologia em 3D para confecção de modelos anatômicos para simulação de órgãos e sistemas. Entre os temas dessa especialização estão:

  • Anatomia de Cabeça e Pescoço;
  • Anatomia de Tronco e Membros;
  • Anatomia Seccional e por Imagem;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • História da Anatomia;
  • História da Imaginologia;
  • Modelagem 3D de Estruturas Anatômicas;
  • Patologia nos Métodos de Imagem.

Banco de Sangue e Hematologia Clínica

O curso de especialização em Banco de Sangue e Hematologia Clínica é ideal para quem quer compreender essa área para atuar com diagnóstico laboratorial, acompanhamento de doenças hematológicas e nos processos relacionados ao banco de sangue, como produção, sorologia, imunohematologia, testes pré e pós transfusionais e também na gestão da qualidade.

O aluno acompanha os seguintes temas nessa pós-graduação:

  • Bioestatística e Ética profissional;
  • Biossegurança;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Hemostasia, Hematopoiese e Coagulação;
  • Hemoterapia e Banco de Sangue;
  • Interpretação e Biologia Molecular em Hematologia;
  • Principais Anemias e Leucemias;
  • Terapêutica Transfusional.

Fisiopatologia Humana Aplicada às Ciências da Saúde

A especialização em Fisiopatologia Humana Aplicada às Ciências da Saúde é direcionada ao biomédico que pretende entender, de maneira mais aprofundada, os sistemas funcionais do corpo humano e os processos fisiológicos para desenvolver um trabalho com mais qualidade técnico-científica em sua área.

Na matriz curricular desse curso, o aluno tem disciplinas variadas, como:

  • Desenvolvimento Profissional;
  • Fisiologia Cardiorrespiratória;
  • Fisiologia do Sistema Imunológico;
  • Fisiologia do Sistema Reprodutor Humano;
  • Fisiologia Gastrointestinal;
  • Fisiologia Humana Integrada;
  • Fisiologia Renal;
  • Neurofisiologia Humana;
  • Processos Celulares do Funcionamento do Corpo Humano.

Hematologia Básica e Clínica

A pós-graduação em Hematologia Básica e Clínica é indicada para o biomédico que busca conhecimentos específicos da área da hematologia clínica-laboratorial. Dessa forma, ele adquire qualificação para trabalhar com análise e interpretação de exames hematológicos, pois aprende sobre as principais alterações fisiopatológicas que têm relação com doenças hematológicas.

Com essa formação, o profissional também está apto para trabalhar com a liderança de equipes e gestão de laboratórios.

Fazem parte do conteúdo programático dessa especialização as disciplinas de:

  • Bioestatística e Ética Profissional;
  • Biossegurança;
  • Coleta Sanguínea, Anticoagulantes e seu Transporte;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Hematologia Laboratorial;
  • Hemostasia, Hematopoiese e Coagulação;
  • Interpretação e Biologia Molecular em Hematologia;
  • Principais Anemias e Leucemias.

Imunologia Clínica

Por último, a especialização em Imunologia Clínica é o curso ideal para o currículo do biomédico que quer trabalhar na área de diagnóstico de patologias específicas — como tumores, doenças infecciosas e autoimunes — por meio da análise dos resultados de exames laboratoriais.

A especialização traz o conhecimento atualizado para que o profissional entenda as possíveis estratégias traçadas pelo sistema imunológico para controlar ou eliminar os diferentes patógenos. Desse modo, as aulas abordam temas variados, entre eles:

  • Bioestatística e Ética profissional;
  • Biossegurança;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Diagnóstico de Doenças Infecciosas e Autoimunes;
  • Excelência e Humanização em Atendimento;
  • Imunodeficiência e Marcadores Tumorais;
  • Métodos Laboratoriais Aplicados na Imunologia Clínica;
  • Princípios Básicos da Imunologia.

Quem decidiu pela carreira como biomédico e busca caminhos para crescer profissionalmente na área precisa realizar uma especialização em Biomedicina EAD. Optar pela pós a distância — além de enriquecer o currículo — vai permitir que o profissional tenha tranquilidade nos estudos para obter uma qualificação que vai transformar seu futuro profissional!

Quer saber mais sobre todas as possibilidades de cursos de especialização para o biomédico? Entre em contato com a nossa equipe e descubra como a Unyleya é a instituição parceira para sua ascensão profissional!

Powered by Rock Convert

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você