Connect with us

Especialize-se

Millennials e mercado de trabalho: como se desenvolve essa relação?

millennials mercado de trabalho

Já parou para pensar em como se dá o impacto dos millennials no mercado de trabalho? Esse é o nome dado às pessoas nascidas entre 1980 e meados da década de 1990 e que estão presentes em diversas áreas de atuação. Apresentam alguns traços de comportamento profissional muito interessantes.

Os millennials, também chamados de geração Y, fazem parte de um grupo de pessoas acostumadas com os avanços da modernidade. Eles viram a tecnologia estar cada vez mais presente nas casas e tiveram os primeiros contatos com a internet e as redes sociais.

Esse é um dos motivos pelos quais essa geração tem trazido também tanta inovação no mercado de trabalho e ocupado profissões em alta. Quer entender melhor como os millennials se relacionam com a vida profissional? Então, acompanhe este post e veja alguns fatos interessantes dessa relação!

Os millennials buscam conciliar a vida pessoal e profissional

O primeiro ponto importante para ressaltar é o modo como os millennials buscam o sucesso tanto na vida pessoal quanto na profissional. Para alcançar esse objetivo, eles desenvolveram diversas estratégias para encontrar um equilíbrio sustentável, trazendo bons resultados para o desenvolvimento dessas duas áreas.

É por isso que, frequentemente, é possível notar algumas habilidades em comum entre pessoas que nasceram na geração Y. A seguir, confira quais são elas!

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das competências profissionais mais procuradas no mercado de trabalho. Trata-se da capacidade de administrar os sentimentos a ponto de focar o que realmente importa no momento, evitando conflitos e a tomada de decisões não pensadas.

Para aprender a não deixar que os problemas da vida pessoal interfiram no desempenho profissional, muitos millennials começaram a desenvolver ainda mais essa habilidade, recebendo um ótimo diferencial na carreira.

Gestão do tempo

As rotinas são cada vez mais aceleradas, e os adultos que mais sentem esse efeito pertencem ao grupo dos millennials. É por isso que a gestão de tempo se tornou outro de seus pontos fortes.

Afinal, aprender a caminhar na mesma velocidade que as revoluções tecnológicas aponta também a importância que cada segundo tem na vida de uma pessoa. Isso fez com que essa geração desenvolvesse um senso bem mais apurado de organização e administração de tempo.

Flexibilidade

Os millennials, por conhecerem tanto a época antes da internet quanto a era após a transformação digital, sabem aproveitar o melhor dos dois mundos. É por isso que a flexibilidade é um dos aspectos mais procurados por eles no mercado de trabalho.

Consequentemente, é também uma das habilidades mais bem desenvolvidas pelos indivíduos dessa geração, tendo em vista que a flexibilidade é fundamental para se atualizar constantemente e aproveitar as oportunidades da modernidade.

É uma geração que se aperfeiçoa constantemente

Outro ponto muito relevante da geração dos millennials é que os indivíduos buscam o aperfeiçoamento profissional e pessoal a todo o tempo. Esse comportamento contribui muito para que consigam ter acesso às melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Tendo em vista que esse público conquista uma boa velocidade de atualização de forma natural e constante, a geração millennial visualiza boas oportunidades e acaba adquirindo competências essenciais para assumir mais responsabilidades no mercado.

Mas como os millennials conseguem manter o aperfeiçoamento constante? Veja algumas estratégias usadas pela geração Y!

Especializações

O que mais difere as gerações X e Y é a oportunidade que o público mais jovem teve de ter acesso ao Ensino Superior. Com mais pessoas formadas, o mercado de trabalho viu também a necessidade de ter profissionais ainda mais especializados.

Ao mesmo tempo, conforme foram sendo criados novos segmentos no mercado, houve a necessidade de ter profissionais capacitados para cobrir essas lacunas. Por exemplo, empresas de todos os segmentos perceberam a necessidade de incluir recursos da Tecnologia da Informação na rotina de trabalho, o que tornou importante que muitos profissionais tivessem noções de Informática e Computação.

É por isso que os cursos de pós-graduação passaram a ser mais procurados, de modo a garantir a especialização necessária para atuar em um determinado nicho de mercado. É nisso que muitos millennials investem para conseguirem se destacar.

Cursos livres

Não são apenas as especializações que são valorizadas nos currículos atualmente. Os cursos livres têm um forte peso e ajudam a atualizar os conhecimentos sobre uma área de atuação. Por conta disso, a geração Y também está sempre atenta e em busca de novas oportunidades de aperfeiçoamento profissional e pessoal, seja online ou presencialmente.

Networking

Ter contatos profissionais faz toda a diferença para ter vantagens na carreira. É por isso que os millennials no mercado de trabalho abusam dos benefícios de criar um bom networking.

Colegas do curso, colaboradores do mesmo ambiente de trabalho, supervisores do emprego, recrutadores, professores, entre outras opções, são pessoas que podem contribuir para a formação de uma rede de contatos sólida e ótima para o aperfeiçoamento.

Workshops

Os workshops são eventos ainda mais práticos para garantir o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Geralmente, são de curta duração, mas proporcionam uma verdadeira imersão em assuntos que estão em alta, ajudando a ter uma melhor visão de mercado e carreira.

Essa maneira dinâmica de aprender novos conteúdos combina totalmente com o estilo de vida da maioria dos millennials. Por esse motivo, é outro espaço que a geração utiliza para o desenvolvimento profissional.

São ambiciosos em buscar os mais altos cargos

Outro fato importante dos millennials no mercado de trabalho é que eles dificilmente ficam acomodados em um determinado cargo. Por estarem sempre se aperfeiçoando e apresentarem habilidades profissionais valiosas para conciliar a carreira e a vida pessoal, os indivíduos dessa geração estão sempre se esforçando para conquistarem cargos altos e de liderança.

É por isso que os millennials nunca estão satisfeitos e são considerados incansáveis. Essa característica agrega uma ambição benéfica, que promove o desejo de garantir o crescimento profissional e alcançar lugares de topo de mercado.

Esses são alguns dos principais diferenciais dos millennials no mercado de trabalho. Eles abrem um leque de oportunidades para o desenvolvimento pessoal e de carreira. Por isso, é possível identificar na maioria desses profissionais o senso de urgência para capacitação, um olhar mais apurado para os avanços tecnológicos e uma fácil adaptação às tendências.

Este post chamou a sua atenção? Então, continue lendo mais sobre as principais qualidades dos millennials

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD