Connect with us

Carreiras na Graduação

Ciências Contábeis EAD: é possível estudar dessa forma?

Se você se imagina cuidando das contas de uma empresa, fazendo o registro e o controle de suas receitas, despesas e lucros, deve apostar em uma carreira como contador. Mas, será que é possível fazer uma graduação na área a distância, com toda a flexibilidade e praticidade que essa modalidade de ensino proporciona? A resposta aqui é: sim! Isso é possível graças ao curso de Ciências Contábeis EAD.

Se você quer entender ainda mais sobre o que faz um profissional da área de Ciências Contábeis e como funciona o curso em questão, continue a leitura deste artigo! A seguir, apresentaremos, também, algumas dicas que lhe ajudarão a tornar seus estudos a distância ainda mais eficientes. Vamos lá?

O que faz um profissional da área de Ciências Contábeis?

O profissional graduado em Ciências Contábeis segue a profissão de contador, coordenando todos os registros de um negócio (como compras, vendas, aplicações, investimentos, entre outros) e dando uma visão precisa de seu patrimônio. Ele deve também ser capaz de interpretar eventos econômicos e fornecer informações e insights importantes aos gestores da organização, possibilitando a tomada de decisões.

Entre outras funções do contador, estão:

  • acompanhar alterações na política tributária;
  • gerir informações necessárias ao controle e planejamento da organização;
  • desenvolver a capacidade de adaptação para as mudanças da companhia​;
  • definir as estratégias de negócios da empresa;
  • registrar fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos;
  • ajudar a traçar planos de investimento. ​

Quais são as suas possibilidades de atuação?

Devido à uma lei que obriga as entidades públicas e privadas a contarem com um profissional que confirme a veracidade de suas transações contábeis, o mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Ciências Contábeis EAD está em alta e fornece possibilidades amplas.

Entre as suas áreas de atuação, podemos listar como principais as seguintes:

  • contabilidade gerencial: fazendo o registro e a análise das operações financeiras e patrimoniais da empresa, fornecendo dados importantes para a tomada de decisões;
  • planejamento e controladoria: analisando ações de diversas áreas da empresa e propondo medidas que objetivam o equilíbrio das contas e melhorias na rentabilidade do negócio;
  • auditoria: fiscalizando as contas de uma organização privada, instituição pública ou não governamental, conferindo seus registros, dados e balanços;
  • contabilidade ambiental: executando o controle e o planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental de uma companhia;
  • ensino: dando aulas em Ciências Contábeis em cursos técnicos e ministrando treinamentos na área contábil dentro de empresas;
  • perícia contábil: acompanhando todas as operações financeiras de um negócio em busca de informações que provem, ou não, erros ou fraudes fiscais e patrimoniais.

Como funciona o curso Ciências Contábeis EAD?

Com o objetivo de promover a formação do contador em nível de graduação, o curso de Ciências Contábeis EAD prepara os profissionais para o registro no Conselho Regional de Contabilidade, mantendo-os atualizados em relação às metodologias e práticas profissionais, bem como comprometidos com as demandas sócio-político-culturais brasileiras. Dentre os seus principais pilares, estão a capacitação do aluno para contabilidade gerencial, auditoria, perícia, entre outros.

O curso de Ciências Contábeis EAD da Faculdade Unyleya, por exemplo, tem a duração de 4 anos (ou seja, 8 períodos) e conta com um modelo de ensino dinâmico e inovador, voltado para a formação em conceitos e competências — algo amplamente valorizado pelo mercado de trabalho atual.

Todos os materiais, conteúdos, fóruns, exercícios e afins se encontram centralizados no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e as atividades são acompanhadas por tutores a distância e presenciais.

Entre as disciplinas que compõem a sua grade curricular, estão:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Estatística Básica;
  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Fundamentos de Direito;
  • Contabilidade Geral;
  • Matemática Financeira;
  • Orçamento e Planejamento Empresarial;
  • Administração Financeira;
  • Perícia Contábil e Arbitragem;
  • Contabilidade Pública;
  • Comércio Exterior, entre outras.

Como otimizar os estudos a distância?

A modalidade de Educação a Distância ampliou as possibilidades de ingresso no ensino superior devido à sua flexibilidade e à possibilidade de estudar quando e de onde quiser, contando apenas com um computador com conexão à internet. Contudo, engana-se quem ainda pensa que os cursos EAD são, de alguma forma, mais fáceis que os presenciais.

Essa é uma ideia que certamente já ficou no passado, uma vez que até mesmo as empresas já buscam por profissionais com competências desenvolvidas sobretudo nos cursos EAD. Na modalidade a distância, o aluno tem que lidar com as mesmas obrigações de realizar provas e trabalhos, participando ativamente do curso e das discussões apresentadas.

A única diferença é que as aulas e exercícios são feitos de frente ao computador, sem a necessidade de se deslocar diariamente à Instituição de Ensino. Essa praticidade é uma vantagem muito grande, contudo, é preciso saber administrar toda essa liberdade com sabedoria​.

Para conquistar bons resultados a distância, é fundamental adotar uma rotina de estudos concreta. Isso quer dizer separar de antemão aqueles horários que você tem livre para acessar o ambiente virtual, assistir às aulas (e reassistir, se necessário, já que elas ficam disponíveis por todo o curso), fazer as atividades e interagir nos fóruns.

Se você pensa que basta ligar o computador uma vez a cada quinze dias e simplesmente fazer os exercícios, saiba que essa é uma estratégia que definitivamente não funcionará. É preciso levar o curso a sério, afinal, trata-se de uma graduação com um diploma com exatamente o mesmo peso de um diploma presencial.

Para fixar o conteúdo, faça resumos e anotações — da mesma forma que você faria em uma sala de aula presencial conforme o professor fosse escrevendo no quadro, certo? Além disso, lembre-se de que é fundamental tirar todas as suas dúvidas no momento dos estudos. Para isso, existem vários canais de contato com os professores (como chat e e-mail).

Pronto! Agora você já sabe que é totalmente possível estudar Ciências Contábeis EAD para atuar como um profissional qualificado na área. Lembre-se, no entanto, de que é fundamental buscar por uma instituição com boa penetração no mercado e reconhecida pelo MEC, garantindo assim a qualidade do curso, do corpo docente e dos métodos de ensino.

E então, gostou do conteúdo de hoje e se interessou pelo curso de Ciências Contábeis EAD? Então, entre agora mesmo em contato conosco. Vamos adorar conversar com você e solucionar as suas possíveis dúvidas!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD