Resolução de ano novo: como manter um compromisso?

  • 09/jan/2018

Resolução de ano novo: como manter um compromisso?

A passagem de ano é um momento propício para repensar e refazer os planos. Afinal, é o início de uma nova fase, e nada melhor do que reorganizar a vida e começar a planejar futuro. Quem nunca ouviu falar na famosa lista de resoluções de ano novo?

Para muitos essa listinha já é tradição. Faz parte das festas de fim de ano pensar e definir quais serão os passos do ano seguinte. Com as esperanças renovadas e a energia positiva das festas, acreditando que tudo é possível, pessoas fazem as mais ousadas resoluções — comprar um carro, mudar de emprego, viajar pelo mundo, escrever um livro, entrar na faculdade, abrir seu próprio negócio, afinal, por que não?

O que acontece, no entanto, é que o ano sempre parece passar rápido demais. As promessas de ano novo acabam ficando esquecidas em meio à rotina corrida e no fim do ano seguinte só resta a sensação de não ter cumprido nada daquilo que planejou. Mas por que isso acontece? Nenhuma das metas citadas acima é impossível — é tudo uma questão de determinação, planejamento e muita organização.

Mas afinal, como cumprir as resoluções de ano novo? Separamos as dicas fundamentais para transformar seus sonhos em metas concretas e terminar o próximo ano com sensação de realização e dever cumprido. Quer saber mais? Continue lendo!

Seja realista

Em um ano dá para fazer muita coisa, com certeza. É tempo de sobra para cumprir os mais complicados objetivos. No entanto, você sabe bem que alguns deles fogem completamente da sua realidade.

Se você tem um sonho grande, mas ainda muito distante, considere que um ano pode ser pouco. Em vez de ir direto ao ponto final, pense em metas que te deixarão mais perto dessa realização, para que no ano seguinte ele realmente esteja a seu alcance.

Se você quer, por exemplo, trabalhar em outro país, mas ainda não fala nenhum outro idioma, aprendê-lo pode ser a meta do ano. Simultaneamente, você pode melhorar o currículo, fazer cursos, se dedicar à sua profissão e pesquisar bem sobre as oportunidades de trabalho.

Reserve tempo para o que quer fazer

Para cumprir suas metas, você precisará de tempo. Crie um espacinho no dia para se dedicar aos seus objetivos e comece logo no início do ano. Planeje e se comprometa a cumprir seu planejamento. Nada de deixar para começar depois, porque quando você perceber pode já não dar mais tempo.

Considere opções que se encaixam bem na sua rotina. Se um dos seus objetivos é fazer faculdade, por exemplo, mas você pensa que não tem tempo para um curso presencial, saiba que a faculdade a distância é uma excelente opção — você pode fazer seus próprios horários e seguir no ritmo que for mais adequado para você.

Divida os objetivos em pequenas metas

Para tornar os objetivos mais claros, você precisa dividi-los em passos. Pense em algo que você quer conquistar até o fim do ano: o que você precisa para chegar lá?

Divida seus grandes objetivos em várias metas pequenas e subsequentes, de modo que, ao alcançar cada uma delas, você fique um passo mais perto do objetivo final. Além de facilitar a organização e mensuração, esse método ajudará a te manter motivado, afinal, você terá pequenas conquistas constantes.

Crie objetivos de médio e curto prazo

Depois de dividir as metas, você precisará organizá-las dentro do tempo que tem disponível. Faça o possível para ter as metas bem distribuídas ao longo do ano, assim você estará trabalhando constantemente nos seus objetivos, mas sem se sobrecarregar.

Você pode começar com um planejamento semestral, definindo em que etapa deverá estar até a metade do ano. Depois, divida o semestre em metas mensais e, por fim, crie a lista de atividades semanais. Parece complexo, mas com a organização certa essas atividades tomam muito menos tempo do que você imagina.

Com disciplina e foco, você pode, por exemplo, estudar seu novo idioma durante dez minutos por dia. No fim do mês você pode fazer uma avaliação e verificar seu desempenho, para conferir se o método está mesmo funcionando.

Vale lembrar que essa lista pode ser adaptada conforme o seu bom desenvolvimento ou novas possibilidades — seja pelo fim de um projeto grande no trabalho, que te dá mais tempo, ou uma das metas ter sido mais fácil do que o inicialmente imaginado. O importante é ter um caminho a seguir e fazer parte da sua rotina segui-lo.

Seja persistente

Um dos principais pontos para cumprir metas é o comprometimento. Você precisa estar confiante naquilo que definiu e manter o foco na conquista final. É claro que, no meio do caminho, as coisas podem se tornar mais difíceis do que você imaginava.

Se isso acontecer, vale tudo para manter a animação: converse com amigos, procure filmes e livros que te inspiram, pesquise por histórias de sucesso, ouça músicas com boa energia. O importante é restabelecer o ânimo e seguir em frente!

Não tenha medo de recomeçar

Caso você perceba que algo está dando errado ou que seu método de organização não está funcionando, não tenha medo de parar e se reorganizar. É melhor “perder tempo” começando de novo do que acabar o ano e perceber que tudo o que você fez não deu resultado.

É importante lembrar, também, que no decorrer do ano seus sonhos podem mudar. Aquilo que você planejou para o ano seguinte pode não fazer mais sentido daqui a dois meses. Isso não necessariamente quer dizer que suas metas foram mal pensadas ou que você tomou decisões precipitadas — as pessoas estão em constante transformação e mudar os planos de vez em quando é perfeitamente normal.

Só tenha certeza de que você está parando com aquele objetivo porque ele realmente não faz mais sentido para você e que você não está desistindo dele só por preguiça ou desânimo.

Uma resolução de ano novo é uma ótima oportunidade para tomar as rédeas do seu desenvolvimento pessoal e profissional, reorganizar objetivos e desenterrar aqueles sonhos que pareciam muito distantes. Antes de fazer seu planejamento, pense com muito cuidado, pesquise o máximo possível e conheça as melhores opções para tornar suas metas reais.

Para começar, que tal conhecer os cursos de graduação da Faculdade Unyleya? Não perca essa oportunidade: esse objetivo pode estar mais próximo do que você imagina.






Nosso App

Nossas Redes Sociais