O que é Gestão Pública? Descubra aqui!

  • 17/abr/2018

O que é Gestão Pública? Descubra aqui!

Embora não seja suficiente para garantir uma carreira de sucesso, o ensino superior abre muitas portas profissionais. Com a expansão do número e da qualidade das faculdades no Brasil, a graduação é uma possibilidade não só para quem está saindo do ensino médio, mas também para adultos que desejam conquistar novas posições no mercado.

Para quem está no segundo grupo, um curso muito interessante é o de Gestão Pública. Essa carreira está em expansão e interessa principalmente a quem tem afinidade com assuntos de política e economia. É o seu caso? Você quer entender um pouco mais sobre esse curso e saber se vale a pena escolher a profissão? Acompanhe nosso post e descubra!

O que é a Gestão Pública?

Essa atuação profissional consiste na aplicação de conhecimentos e técnicas da Administração para o gerenciamento de setores e instituições públicas ou voltadas ao interesse coletivo. Além dos órgãos do governo, a Gestão Pública pode estar presente em organizações não governamentais (ONGs) e até mesmo em instituições privadas que ofereçam algum tipo de trabalho social.

Os conhecimentos dessa área servem para o planejamento, coordenação e avaliação dos programas que a instituição oferece. As teorias são aplicadas em diversos campos, como Recursos Humanos, Finanças e Políticas Públicas. A partir delas, se realiza o gerenciamento dos diversos serviços públicos, como os de educação, saúde, transporte e segurança, além de projetos sociais.

Embora exerçam funções semelhantes, existem diferenças entre a Gestão Pública e a Administração. Mesmo abordando muitas teorias administrativas, a gestão de serviços públicos tem seus conhecimentos próprios, desenvolvidos a partir da vivência particular das organizações públicas ou coletivas. Além das técnicas de Administração, o curso de Gestão Pública aprofunda conteúdos das Ciências Políticas.

Como se tornar um gestor público?

Quem se interessa pela área tem duas opções principais: o curso de tecnólogo ou o bacharelado em Gestão Pública. Ambos são cursos superiores e preparam o profissional para a atuação nas Políticas Públicas, sendo o tecnólogo mais rápido e mais focado nas necessidades do mercado de trabalho.

Para se tornar um gestor público, é importante também entender qual o perfil buscado nessa profissão. Administrar recursos públicos e coordenar projetos nessa área é uma tarefa de grande responsabilidade. Por isso, um bom profissional precisa ter clareza sobre as necessidades desse campo de atuação.

Além dos conhecimentos adquiridos na formação, como conteúdos da Administração, das Tecnologias e da Ciência Política, o profissional deve desenvolver diversas habilidades comportamentais. A ética, o compromisso social e a capacidade de trabalhar em grupo, por exemplo, são posturas indispensáveis a um bom gestor público.

Outra competência essencial nessa área é a visão estratégica. O gestor precisa conhecer a fundo as legislações do campo no qual trabalha, identificar os recursos disponíveis e gerir as demandas de acordo com essas informações. Como seu setor ou instituição se integram à máquina pública, há muito que conhecer e considerar ao realizar sua função.

Quais são os conteúdos estudados no curso?

A graduação em Gestão Pública deve preparar o estudante para atuar na administração de órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, além de setores de interesse coletivo em diversas instituições. Os conhecimentos básicos para exercer esse trabalho estão ligados ao Direito, Contabilidade e Administração.

Esse é um curso completo e multidisciplinar. O aluno tem contato com matérias de diversas áreas de conhecimento para montar o seu perfil profissional. Para quem se interessa em estudar campos variados e deseja estar sempre atualizado, a graduação em Gestão Pública é bastante atrativa. Veja algumas disciplinas estudadas no curso:

  • Comunicação e Linguagem;

  • Teoria Geral da Administração;

  • Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável;

  • Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas às Informações Gerenciais;

  • Diversidade e Cultura Organizacional;

  • Fundamentos de Contabilidade;

  • Fundamentos do Direito;

  • Fundamentos da Administração Pública Brasileira;

  • Fundamentos de Políticas Públicas;

  • Economia do Setor Público;

  • Gestão de Projetos;

  • Direito Administrativo;

  • Gestão Estratégica Governamental;

  • Gestão de Empreendimentos Sustentáveis;

  • Finanças Públicas e Orçamentárias Brasileiras;

  • Licitações, Pregões e Contratos.

O que faz um gestor público?

Percebeu o quanto a formação em Gestão Pública é ampla e interessante? O curso é voltado diretamente para a atuação, preparando o estudante com todos os conhecimentos necessários para entender e compor as Políticas Públicas no Brasil. Essa é uma profissão estratégica no nosso país, conhecido pela amplitude da atuação do Estado.

Os principais empregadores dos gestores públicos são órgãos governamentais — ministérios, secretarias, institutos de pesquisa, agências de fomento e serviços de saúde, educação e desenvolvimento social.

Associações sem fins lucrativos e instituições do terceiro setor também contratam esse profissional. Além disso, ele pode trabalhar em grandes empresas que façam parcerias com o governo ou organizem projetos sociais.

Entre as atribuições realizadas pelo gestor público, as mais comuns são:

  • elaboração, acompanhamento e avaliação de Políticas Públicas;

  • planejamento de projetos;

  • coordenação de equipes na execução dos projetos;

  • gerenciamento do setor ou instituição, aperfeiçoando a qualidade dos processos;

  • acompanhamento de licitações e outras demandas financeiras;

  • controle de orçamento;

  • assessoria a cargos políticos ou gerenciais.

Como está o mercado?

A Gestão Pública é uma área em expansão. Nos últimos anos, esse campo atuação consolidou o seu espaço, deixando clara a importância da competência técnica nos cargos de gestão de Políticas Públicas. Assim, o mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais a ação desse profissional.

O retorno financeiro é uma vantagem da profissão. O salário inicial é atrativo e cargos federais costumam oferecer rendimentos muito bons. No setor privado, a média salarial pode ser um pouco menor, mas há muitas possibilidades de crescimento e valorização.

Um caminho muito vantajoso para quem se forma nesse curso é se preparar para concursos públicos. Os conteúdos estudados na graduação dão a possibilidade de você focar tanto em seleções para cargos de gestor público quanto para outros concursos de nível superior de diversas áreas.

Percebeu como a área de Gestão Pública é muito atrativa? Sem dúvida, é uma opção interessante para quem está decidindo seus próximos passos profissionais. Essa é uma formação completa e permite que você ocupe cargos valorizados no mercado.

Ficou interessado nessa área? Então conheça o curso superior tecnólogo em Gestão Pública da Faculdade Unyleya e descubra as possibilidades da graduação EAD! Aproveite também para assinar nossa newsletter e acompanhar mais dicas sobre cursos e carreira!

 



Nosso App

Nossas Redes Sociais