Saiba mais sobre o curso de especialização em Gastronomia EAD

  • 17/dez/2018

Saiba mais sobre o curso de especialização em Gastronomia EAD

Assim como em qualquer outra área, fazer uma especialização em Gastronomia é muito importante para quem escolheu essa profissão. O amor pela culinária e um talento especial para transformar pratos do dia a dia em verdadeiras obras de arte são pré-requisitos para se sair bem na carreira.

Acontece que, para se destacar no mercado, é preciso atualizar-se constantemente. Ficar por dentro das últimas tendências é uma ótima maneira de se renovar e ficar cada vez melhor na cozinha — logo, nada melhor do que investir em um bom curso para isso.

E, se você está se perguntando como é possível conciliar os estudos com a rotina intensa de trabalho, continue a leitura deste post para descobrir uma boa alternativa!

O que preciso saber antes de me especializar na área de Gastronomia?

Antes de mais nada, vamos falar sobre o curso de especialização em si. Conhecer os aspectos gerais da Gastronomia é extremamente importante para fazer essa escolha. Além disso, vale saber também sobre o que será estudado durante a pós-graduação e as perspectivas do mercado de trabalho.

Quais conhecimentos são aprendidos durante o curso?

Uma especialização em Gastronomia deve servir para intensificar o conhecimento do estudante, proporcionando conteúdos diferenciados daqueles aprendidos na graduação.

Um detalhe importante é que, para fazer um curso como esse, é preciso já ter um diploma de curso superior, embora nem sempre haja exigência de que ele seja na mesma área — isso depende das regras de cada instituição de ensino.

O fato é que não faz sentido e não é permitido fazer uma pós-graduação sem comprovar a conclusão do nível superior. Para se ter uma ideia, existem hoteleiros, turismólogos, nutricionistas e até engenheiros que se dedicam a aprender Gastronomia. Pessoas que têm a vontade de empreender nesse mercado formam outro grupo de interesse.

Mas, afinal, o que se estuda nesse tipo de curso? Tomando como base o MBA da Faculdade Unyleya, a carga horária total é de 360 horas que são divididas de acordo com a seguinte estrutura curricular:

  • Ciência dos Alimentos Aplicada à Gastronomia;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Gastronomia Avançada;
  • Gestão de Pessoas Aplicada a Serviços de Alimentos e Bebidas;
  • Gestão de Segurança Alimentar;
  • Gestão e Logística de em Serviços Gastronômicos;
  • História da Alimentação e Novas Tendências da Gastronomia.

Enfim, dá para perceber que não se trata de um curso voltado somente para a arte de cozinhar. Como um legítimo MBA, o foco é voltado para a gestão de negócios para preparar os alunos para os desafios do mercado.

Como está o mercado de trabalho para os gastrônomos?

A profissão de gastronomia tem um mercado bastante abrangente, com possibilidades de atuação em diferentes tipos de estabelecimento, que vão de restaurantes e bares a buffets, indústrias e hospitais. E para os profissionais especialistas e pós-graduados, as chances de conquistar cargos de destaque são ainda maiores.

Com a popularização dos reality shows e a repaginação de outros programas televisivos voltados para esse tema, a profissão tem ganhado cada vez mais popularidade e importância no mercado nacional, ampliando as oportunidades de trabalho em diversas regiões do Brasil.

Do ponto de vista financeiro, a faixa salarial inicial na área gastronômica gira em torno de R$ 1.250,00, podendo chegar a R$ 7.000,00 para chefs de cozinha ou atingindo valores ainda mais altos.

Tudo isso depende muito da especialização do profissional, do tempo de experiência e da importância do cargo que ele ocupa, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Se o mercado estiver difícil, um caminho interessante é empreender. Apesar de ter um negócio próprio ser um enorme desafio, pense em um diferencial e implemente toda a sua qualidade para atrair o público.

O setor de alimentação costuma apresentar ótimas oportunidades e um bom retorno — só tome muito cuidado para não focar somente na parte gastronômica e se esquecer de todos os outros fatores relacionados à sua gestão.

O MBA é a única opção de especialização?

Não, embora seja uma sugestão bastante atrativa, é claro que há outras alternativas para quem deseja conquistar esse mundo da Gastronomia. Basta fazer uma pesquisa na internet para perceber como existem várias possibilidades.

A própria Faculdade Unyleya oferece outras duas opções de pós-graduação: o curso de Docência Superior em Gastronomia e o curso de Nutrição Aplicada à Gastronomia — os dois na modalidade a distância e com duração de 360 horas.

O primeiro tem como objetivo formar profissionais para lecionar no Ensino Superior. Ao fim dos estudos, o aluno estará apto a exercer a atividade de professor universitário de Gastronomia. Para tanto, deve aprender sobre tópicos como:

  • Metodologia Prática de Ensino;
  • Psicopedagogia Aplicada ao Ensino Superior;
  • Sustentabilidade Aplicada à Gastronomia;
  • Fundamentos e Tendências Pedagógicas, entre outros.

Já a segunda opção é para pessoas que querem entender melhor o aspecto nutricional dos alimentos como um diferencial da sua formação gastronômica.

Então, o propósito vai além de dominar as técnicas básicas da Gastronomia, aprendendo a classificar alimentos, desenvolver cardápios e identificar os materiais necessários para cada proposta executada em uma cozinha. Entre as disciplinas do segmento de nutrição, podemos encontrar:

  • Cozinha Experimental e Análise Sensorial de Alimentos;
  • Alimentos e Nutrição Aplicada à Gastronomia Natural e Vegetariana;
  • Design e Elaboração de Cardápios;
  • História da Alimentação e Novas Tendências em Gastronomia.

Isso demonstra como a área é vasta e capaz de proporcionar experiências diferentes para as pessoas que têm interesse no assunto. Assim como a prática é importante para desenvolver as competências do gastrônomo, o aprendizado teórico também contribui muito para o seu sucesso. Sem contar que as certificações agregam valor ao seu currículo.

Qual é o perfil desse tipo de profissional?

Uma das primeiras preocupações de quem escolhe essa carreira é saber se tem o perfil adequado para ser um gastrônomo. Às vezes, ter interesse na área não significa exatamente ter o talento para lidar com as atividades do dia a dia, certo?

Contudo, nada é impossível quando se tem vontade de aprender. Além de dominar os conhecimentos técnicos, desenvolver algumas habilidades pessoais também é recomendável para se dar bem nesse mercado. Confira a seguir alguns exemplos:

Liderança

Lidar com outras pessoas é uma situação absolutamente normal e corriqueira para quem trabalha com isso. É muito improvável (para não dizer impossível) encontrar uma cozinha que funcione com uma pessoa só.

Nesse caso, pode ser que você não seja o chef ou o responsável geral, porém, ao investir na sua liderança e demonstrar essa capacidade, naturalmente vai se destacar — inclusive, aumentando as suas chances de conquistar um cargo mais alto.

Tranquilidade

Imprevistos acontecem e nem sempre tudo sai como o esperado. O que não pode acontecer é perder o controle, entrar em desespero e colocar em risco a qualidade de todo o processo. Logo, ter tranquilidade para enfrentar as ocorrências e saber contorná-las é indispensável.

Eficiência

Ainda que ser uma pessoa tranquila seja um ponto favorável em alguns momentos, não espere tanta calmaria em uma cozinha. Ser eficiente e enérgico é necessário para cumprir todas as tarefas.

Pensando em um restaurante, por exemplo, os pedidos vão chegando e os clientes não querem ficar esperando demais. Diante disso, se você é uma pessoa um pouco lenta, saiba que terá que trabalhar duro para reverter essa condição e ser mais ativo.

Atenção

Cozinhar é realmente uma função minuciosa. Tempo, quantidades e ingredientes exigem muita atenção para que as receitas saiam da maneira certa.

Um dos fatores que contribuem para a boa imagem de um restaurante ou chef é a capacidade de repetir os pratos sempre com exatidão. A clientela gosta de voltar e sentir aquele mesmo sabor novamente. Sendo assim, profissionais desatenciosos não costumam ter sucesso.

Curiosidade

É claro que um bom gastrônomo pode ser especialista em determinados pratos. Só que a curiosidade em conhecer, experimentar e testar novas coisas também deve ser um traço do seu perfil.

Caso contrário, existe o risco de ser para sempre o cozinheiro de um prato só. Sem contar que as possibilidades são inúmeras, sendo essa uma das partes mais legais e motivantes da profissão.

Na realidade, as competências necessárias para se dar bem na área podem variar de acordo com os objetivos profissionais de cada um. No entanto, essas são algumas das habilidades que vale a pena buscar desenvolver.

O que é a educação a distância e por que investir nessa modalidade?

Agora que você já está por dentro das informações sobre o curso e já conhece melhor o mercado profissional de Gastronomia, vamos falar sobre a modalidade de educação a distância e as possibilidades que ela oferece para você fazer a sua especialização ou pós.

Como funciona a EAD?

Na modalidade de educação a distância, ou EAD, existe uma plataforma online que reúne todos os conteúdos que os alunos precisam, como materiais de estudo complementares, apostilas, exercícios etc.

Outra vantagem desse sistema é permitir que os estudantes interajam entre si, tirando dúvidas e trocando informações por meio dos chats e fóruns de discussão. Aliás, professores e tutores presentes na plataforma devem participar dessa interação.

É importante destacar, ainda, que é preciso ficar atento às datas de entrega das atividades para não perder os prazos, além de comparecer ao polo de apoio presencial para realizar as provas.

Hoje em dia, a modalidade de educação a distância está se tornando cada vez mais popular, especialmente entre profissionais como os gastrônomos, que têm uma rotina movimentada de trabalho e buscam formas de se especializar com flexibilidade de horários para estudar.

Essa praticidade, somada à tecnologia, permite que você consiga elaborar o seu cronograma e seguir o seu ritmo de aprendizagem de acordo com a sua disponibilidade durante a semana, garantindo maior aproveitamento do conteúdo aprendido.

Outra grande vantagem é que, por ser totalmente online, os valores da EAD costumam ser mais acessíveis se comparados às mensalidades dos cursos presenciais. A rotina de estudos também é mais econômica, já que os gastos diários com transporte, alimentação fora de casa ou impressão de materiais são significativamente reduzidos.

Porém, isso pode variar segundo os critérios definidos pela instituição de ensino escolhida, como duração do curso e a necessidade de ir ao polo de apoio presencial ao longo dos semestres.

Além desses benefícios, pode-se destacar que a carga horária e a grade curricular da EAD são as mesmas de um curso presencial, assim como a validade do diploma. Ou seja, não há motivos para não investir na praticidade oferecida por esse método, pois a qualidade da formação e a certificação estão garantidas.

Como escolher o melhor curso de Gastronomia EAD?

Antes de escolher uma faculdade e fazer a sua matrícula, é interessante verificar alguns tópicos que influenciarão na qualidade do seu curso. Logo, separamos algumas sugestões de perguntas que podem ajudá-lo a fazer essa avaliação. Confira:

  • A grade curricular atende aos seus objetivos e desenvolve as habilidades buscadas pelo mercado de trabalho?
  • A faculdade que você escolheu é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)?
  • Quais são os indicadores de qualidade do seu curso de especialização ou pós-graduação?
  • Como é formado o corpo docente do curso?
  • O polo de apoio presencial possui infraestrutura adequada para a aplicação de provas?

Responder a essas questões é uma boa tática para que você consiga avaliar os pontos fortes e fracos tanto do curso quanto da faculdade em que deseja ingressar, fazendo uma escolha mais adequada para o seu futuro profissional.

Afinal, o que importa é que você faça um investimento (não só de dinheiro, como de tempo) que esteja alinhado às suas metas pessoais e profissionais. Adquirir conhecimento é a melhor maneira de abrir portas e construir uma carreira bem-sucedida!

Gostou de conhecer o curso de especialização em Gastronomia? Viu só como a modalidade EAD pode facilitar a sua vida e permitir que você seja um especialista?

Agora, para continuar por dentro de tudo o que acontece no universo das profissões e receber várias dicas, aproveite para assinar a nossa newsletter!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você



Nosso App

Nossas Redes Sociais