Connect with us

Dicas de Estudo

8 livros de direito administrativo indispensáveis para você

 

O estudo por meio de livros de Direito Administrativo é indispensável aos profissionais que desejam se aprofundar nesse campo. Autores renomados publicaram algumas obras que trazem observações, comentários e conceitos fundamentais para quem deseja se desenvolver na área. Sabe-se que boas leituras fazem toda diferença.

Neste post você vai encontrar os 8 livros indispensáveis para qualquer advogado que deseja se aprofundar no Direito Administrativo. Confira!

1. Direito Administrativo (2017)

Escritora conhecida, Fernanda Marinela traz neste livro (11ª edição) inserções importantes e atualizadas após o advento da Lei nº 13.303/2016, referente ao regime jurídico de empresas públicas e sociedades de economia mista. A lei trouxe novas regras de contratações, todas devidamente abordadas na obra.

O livro também traz o Decreto nº 8.945/2016 e a Lei nº13.300/2016, que trata sobre o mandado de injunção. A MP nº 759/2016 também é abordada, com suas regras de desapropriação em casos de reforma agrária. O foco dessa edição do livro, além de seu conteúdo original, é inserir decisões de destaque aplicadas no ano de 2016, além de outras atualizações importantes do setor.

2. Devo Saber – Direito Administrativo (2018)

De Evandro Guedes e Thallius Moraes, o Devo Saber é uma apostila voltada para os profissionais que desejam prestar concurso para o setor público. Os autores trabalharam para trazer os principais assuntos e temas cobrados em provas, com uma abordagem prática e bastante objetiva.

No material, o profissional encontra fundamentos básicos do segmento, com ênfase na Lei nº 8.112/90, nos atos administrativos e nas licitações. Todos os assuntos de destaque e com relevância nesse campo do Direito são abordados com uma linguagem clara, com a proposta de solucionar dúvidas e preparar para concursos.

3. Governança Pública: O Desafio do Brasil (2014)

A obra é de autoria de João Augusto Ribeiro Nardes, Cláudio Sarian Altounian e Luis Afonso Gomes Vieira. Importante campo do Direito Administrativo, o tema Governança Pública é a pauta central e tido como fundamental para o desenvolvimento do país. Para trazer o assunto, o livro conta com linguagem prática.

O conteúdo ilustra uma série de casos importantes e mostra uma ótica de controle externo, com foco no desenvolvimento dos setores econômicos e sociais do Brasil. Diante disso, os autores trazem propostas para os principais desafios históricos do Brasil, apontando as causas e como deveriam ser conduzidos para o futuro.

4. Curso de Direito Administrativo Positivo (2015)

Edimur Ferreira de Faria é o autor de um dos livros de Direito Administrativo voltado aos estudantes que desejam desenvolver seus conhecimentos sobre a área. Contudo, por mais que esse seja o foco da obra, o curso é um material rico, amplo e com observações profundas sobre esse segmento do Direito.

Um dos pontos de destaque da obra é a sua atualização quanto às leis e diversos temas de grande importância na área administrativa. Edimur preocupou-se em abordar disciplinas relevantes e não só conceituá-las, mas também em desenvolver esses assuntos de maneira mais detalhada. Todo esse cuidado faz da obra um material indispensável para quem busca mais sobre o Direito Administrativo.

5. Manual de Direito Administrativo (2015)

O livro de Marcus Vinicius Corrêa Bittencourt traz as instituições do Direito Administrativo com bastante objetividade, eu uma abordagem completamente simples e didática. Isso faz com que ele seja um conteúdo direcionado desde estudantes até profissionais experientes que desejam atualizar seus conhecimentos.

A obra traz fundamentos e conceitos básicos e fundamentais para o aprendizado, com muita clareza, mas sem que isso afete as questões mais inflexíveis da legislação. Todo conteúdo é organizado de maneira sistemática, o que facilita o entendimento e conduz o leitor de modo adequado. O livro é uma ótima obra, tanto para quem dá os primeiros passos quanto para quem busca óticas distintas.

6. Direito Administrativo Didático (2013)

Obra de Reinaldo Moreira Bruno, o livro traz uma abordagem bastante simples e explicativa, como seu próprio título sugere. O autor é pesquisador, o que faz com que esse seja um dos livros de Direito Administrativo com maior contextualização de períodos importantes. Ainda assim, o conteúdo é conduzido de maneira moderna e relevante para o profissional.

O foco é em um material fácil de ser absorvido e que esteja adequado ao sistema constitucional atual do Brasil. A obra tem uma série de avaliações positivas, com recomendações expressivas e é tida como uma das grandes referências no setor de Direito Administrativo no país.

7. Direito Administrativo Brasileiro (2018)

Hely Lopes Meirelles, professor da USP, traz um dos livros de Direito Administrativo mais atualizados na sua 43ª edição. O longo legado e vasta experiência do escritor são aplicados nessa obra, uma das mais relevantes sobre o tema na literatura jurídica brasileira. Todo conhecimento do livro é frequentemente revisado, com a finalidade de manter o conteúdo atualizado e ainda relevante.

O livro, em uma abordagem profunda, mas de proposta simples, visa reunir a teoria com demonstrações práticas do Direito Administrativo. Na obra, traz conceitos importantes e, com base neles, propões soluções concretas para as diversas questões do segmento no país.

8. Direito Administrativo Descomplicado (2018)

Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo são os autores do livro que é considerado o mais importante no setor de Direito Administrativo do Brasil. A edição é de março de 2018, trazendo um conteúdo atualizado. Obra de destaque, traz conteúdo de forma simples, didática e de fácil entendimento. Ela se tornou assim um grande manual tanto para concurseiros quanto para profissionais.

Ainda que sua abordagem seja prática, o livro tem grande rigor científico e aplica todo esse conceito em diversos exercícios práticos para os leitores. O conteúdo abordado é o principal material cobrado em editais dos principais concursos do Brasil. Para quem busca uma posição em cargos públicos, a obra é simplesmente indispensável para o sucesso.

Seja para conhecer diferentes óticas, seja para dar um salto na carreira ao passar em um concurso, esta seleção de 8 livros de Direito Administrativo será de grande ajuda. O profissional precisa se manter atualizado e com conhecimentos sólidos.

Aproveite o assunto e saiba como está o panorama atual do Direito Administrativo no Brasil!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD