Connect with us

Dicas de Estudo

Como se preparar para os concursos na área do Direito?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Os concursos na área do Direito são muito procurados, uma vez que costumam apresentar boas oportunidades de trabalho. Além disso, muitos indivíduos que têm o objetivo de ingressar na carreira pública realizam o curso de Direito porque acreditam ser a graduação mais direcionada para o ramo.

De fato, os concursos públicos são uma ótima opção, visto que proporcionam estabilidade, boas remunerações e oportunidade de crescimento profissional.

Se você tem o sonho de conseguir uma vaga em um cargo público, continue a leitura deste post e conheça os principais concursos na área do Direito!

Quais são os cargos mais almejados nos concursos na área do Direito?

Existem diversos concursos na área do Direito que despertam o desejo da maioria das pessoas, tanto em razão de sua interessante área de atuação, como por causa dos bons salários oferecidos. Confira alguns dos cargos mais cobiçados a seguir:

Juiz

Tornar-se juiz é o sonho de muitas pessoas, no entanto, trata-se de uma tarefa que requer muito estudo e dedicação. Essa é uma das carreiras mais clássicas e um dos concursos mais concorridos na área do Direito.

O magistrado é a figura responsável por resolver de forma imparcial os problemas que são levados até o judiciário com base na legislação vigente no Brasil. Por isso, as pessoas que pretendem ingressar no cargo deve ter um senso de justiça apurado.

Para entrar na carreira, é preciso ser aprovado em um certame que conta com 5 etapas. São elas: 

  1. prova objetiva que abrange diversas áreas do Direito;

  2. prova discursiva e uma prova prática de sentença;

  3. investigação social e exames médicos e psicológicos;

  4. prova oral;

  5. avaliação de títulos.

Além disso, quem pretende realizar o concurso precisa comprovar, pelo menos, 3 anos de atividade jurídica — período em que o candidato deve ter atuado como advogado ou em alguma outra área do Direito.

Delegado de polícia

Outro cargo muito desejado na área do Direito é o de delegado de polícia, que costuma ser o sonho daqueles que são apaixonados pelo Direito Penal.

Para ingressar no cargo de delegado, é necessário ter um diploma de bacharel em Direito. Além disso, na Polícia Federal e na Polícia Civil de alguns estados, ainda é exigido que o candidato tenha, ao menos, 3 anos de experiência jurídica ou policial.

O delegado é a pessoa responsável pelas ocorrências dentro da área de abrangência da delegacia que atua, e a sua obrigação é investigar os casos registrados na região com o objetivo de combater a criminalidade, além de descobrir a autoria dos crimes. Para tanto, o delegado realiza interrogatórios, colhe depoimentos, instaura inquéritos policiais, lavra registro de ocorrências, entre outras atividades.

Após concluir a sua investigação, o delegado envia ao magistrado um relatório contendo o delito que foi cometido e o seu autor, pois o juiz criminal é a figura responsável por encaminhar a apuração ao Ministério Público — nesse caso, é o Promotor de Justiça que decide se vai ou não fazer a denúncia.

Promotor de Justiça

O Promotor de Justiça é um representante do Ministério Público responsável por realizar a acusação nos julgamentos e atuar em busca da condenação dos réus no caso de crimes que afetam a ordem social geral.

Assim, o promotor faz o papel oposto ao do advogado que visa à defesa do acusado, uma vez que ele busca acusar os réus.

Além do descrito acima, quem figura no cargo também exerce o papel de fiscal da lei e atua na defesa dos direitos difusos e coletivos (como patrimônio público, meio ambiente, entre outros).

Para o ingresso no cargo, é exigido que o candidato obtenha sua aprovação em concurso público, seja bacharel em Direito, tenha experiência jurídica, esteja em dia com seus direitos políticos e não tenha antecedentes criminais.

Como se preparar para um concurso público?

Como vimos, existem diversas vantagens em ser aprovado em um concurso público — como estabilidade profissional, profissões desafiadoras e boas remunerações.

No entanto, para obter a aprovação em um certame, é preciso se preparar com antecedência e se dedicar aos estudos. Confira algumas dicas que podem auxiliá-lo durante esse processo:

Busque informações sobre os concursos

O primeiro passo do concursando deve ser procurar pelas seleções existentes e definir qual carreira pretende seguir. Depois disso, no momento de iniciar os seus estudos, é fundamental que ele reúna o máximo de informações possível acerca do concurso público que ele quer prestar.

Essa etapa é fundamental porque as bancas examinadoras costumam cobrar na prova questões relacionadas às atribuições do cargo ou da instituição. Por essa razão, é importante realizar esse tipo de análise e focar nos temas que têm mais possibilidade de serem cobrados em sua prova.

Fique atento aos editais

Um edital contém todos os temas que serão cobrados na prova de determinado concurso público. Por isso, é fundamental ficar atento ao referido documento e buscar estudar todo o seu conteúdo.

Quando não há um edital vigente para o cargo que você deseja, o ideal é estudar as matérias que são comuns aos concursos na área em foco. Nesse momento, também é importante verificar os editais de provas anteriores e utilizá-los como base.

Após a publicação do edital, é possível direcionar os seus estudos e focar somente nas áreas que serão realmente cobradas. Contudo, lembre-se de que o período disponível para os estudos é menor, já que a data da prova já estará marcada.

Conheça as avaliações anteriores

Entre todas as técnicas de estudo, a que costuma ter mais eficiência é a resolução de questões de provas anteriores. Portanto, é fundamental conhecer as avaliações que já foram aplicadas para o cargo no qual você deseja ingressar.

Isso ocorre porque as bancas costumam ter um perfil determinado. Sendo assim, o ideal é que você busque resolver o maior número de questões da banca examinadora responsável pelo seu concurso para identificar quais são os assuntos que aparecem com mais frequência e dar mais ênfase a esses pontos em seus estudos.

Faça uma especialização

Fazer uma especialização é outro ponto fundamental, pois, além de adquirir conhecimento durante o curso, o candidato ainda pode utilizar o seu título para ingressar no cargo que deseja.

Isso é possível porque a maioria dos concursos conta com uma prova de títulos — momento em que os certificados e diplomas do candidato são avaliados. Diante disso, quanto mais especializações ele tiver realizado, mais pontos serão atribuídos à sua colocação.

Assim sendo, um concursando que realiza uma especialização está na frente dos demais candidatos que concorrem a mesma vaga com ele.

Viu só como existem diversas opções de concursos na área do Direito? Por isso, se o seu desejo é se tornar um servidor público, escolha a função com a qual você mais se identifica e comece a sua preparação para o certame o quanto antes!

Já que você tem interesse em prestar um concurso público, aproveite a visita ao blog e descubra agora mesmo como é possível estudar com videoaulas na área do Direito!

 

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.