Connect with us

Dicas de Estudo

Pós-graduação em Direito: o que voltar a estudar pode fazer pela sua carreira?

Quem tem planos de crescer na área jurídica sabe a importância de um diferencial competitivo relevante para disputar espaço no mercado. Nesse sentido, a pós-graduação em Direito pode ser a saída para tirar essas ambições do papel, conseguir mais clientes e finalmente aumentar seus honorários.

O avanço da tecnologia trouxe várias transformações nas relações sociais. Isso, entre outros fatores, exige do advogado um aprimoramento constante de sua formação. Desse modo, estudar Direito é hoje uma obrigação permanente.

Mesmo os advogados que sofrem com a falta de tempo podem prosseguir com a complementação de seus estudos. Afinal, é possível fazer uma pós em Direito EAD (Educação a Distância), por exemplo. Quer saber mais? Então veja neste post algumas das vantagens que uma especialização pode trazer para sua carreira. Confira!

Seja um especialista

A escolha de nichos do Direito pode ser uma excelente estratégia para fazer seu escritório se destacar. Afinal, o especialista é sempre mais lembrado pelos clientes, o que pode estimular as indicações de seu nome e de sua banca.

São inúmeras as especializações disponíveis e, com cada uma delas, várias portas podem ser abertas na carreira. A seguir, vamos dar 3 exemplos. Veja!

Direito Administrativo e Gestão Pública

Os alunos que desejam ingressar nas carreiras públicas jurídicas podem investir na pós sobre Direito Administrativo e Gestão Pública. Esse tipo de aprendizado ajuda a preparar o candidato para um concurso, já que esses são temas recorrentes nos editais da área jurídica. Mesmo para os cargos que exigem apenas o Ensino Médio, em inúmeras ocasiões, esses conteúdos são cobrados nos processos seletivos.

Vale lembrar que esse mercado é bem mais amplo do que apenas os cargos concursados em si, já que muitas das vagas, principalmente as de chefia, são preenchidas em comissão — isto é, em nomeação direta pelos ocupantes dos cargos eletivos, como prefeitos, vereadores, deputados etc.

Com um título de especialista nessa área, será viável atuar em postos estratégicos de prefeituras, autarquias, câmaras municipais, assembleias legislativas e afins.

Direito Desportivo

Outra boa opção é um curso de Direito Desportivo. Nele, é possível aprender sobre o perfil dos novos conflitos desse segmento. Muitos contratos envolvendo atletas e times são de valores altos, o que pode representar uma boa oportunidade de negócios para seu escritório.

Com uma pós nessa área, é viável saber desde as perspectivas jurídicas até a influência das dimensões constitucionais sobre a atuação nesse ramo. A doutrina e a jurisprudência também são repassadas de forma completa.

Direito do Trabalho

Com uma pós no Direito do Trabalho, por exemplo, o estudante aprende a ter uma visão crítica do contexto social que envolve essa área, bem como os pormenores do Direito Processual Trabalhista — e tudo sempre com base nos modelos constitucionais.

Assim, o profissional tem acesso às tendências mais modernas dessa vertente, inclusive, sob a perspectiva do Direito Comparado. Lembre-se de que o Direito do Trabalho sofreu intensas modificações no ano passado, motivo que torna o aperfeiçoamento nesse tema urgente.

No próximo tópico, falaremos com mais detalhes sobre a importância da atualização constante, inclusive na área trabalhista. Acompanhe!

Obtenha atualização constante

A tecnologia e a Internet revolucionaram diversas profissões, sendo que com o Direito não é diferente. Por causa disso, o mercado requer cada vez mais dos advogados, já que as relações sociais e culturais — e os conflitos que delas surgem — mudam todos os dias.

Nesse contexto, é fundamental se atualizar de forma constante para acompanhar não apenas as alterações na legislação, mas também o modo de pensar o Direito, que também passa por intensas transformações.

Direito Cibernético

O Direito Cibernético, por exemplo, envolve a legalização do desenvolvimento de programas de informática, bem como o registro de patentes. Além disso, novos tipos de crime surgiram com a popularização da Internet: indução virtual ao suicídio, falsificação e uso indevido de dados, estelionato eletrônico, entre outros. O bom advogado precisa estar atento a todas essas modificações.

Direito Autoral

O Direito Autoral é mais um exemplo de ramo que está em permanente transfiguração por causa da Internet. Obras artísticas, literárias e científicas podem ser reproduzidas ilegalmente com muito mais facilidade, não é mesmo? O advogado deve estar preparado para atender a essas demandas.

Direito Ambiental

Na área ambiental, cada vez mais as empresas procuram por especialistas jurídicos a fim de evitar multas e ações do Ministério Público, que tem se tornado cada vez mais rígido nos últimos anos. Isso abre uma brecha enorme de atuação, desde que o profissional seja capacitado.

E as mudanças nunca param no meio jurídico. Com uma pós-graduação em Direito, o aluno consegue acompanhar de perto as principais polêmicas da área nos últimos tempos, como a prisão após condenação em segunda instância.

O Direito do Trabalho também passou por intensas alterações desde a entrada em vigor da nova CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em novembro de 2017. Esse é outro assunto que requer um bom aprimoramento.

Conquiste aumento em seus honorários

Um curso de especialização cria novas chances de atuação no mercado, o que contribui para conseguir melhores honorários. Afinal, a pós-graduação valoriza o currículo, fato que pode ser um grande aliado na busca por um emprego na área jurídica de uma companhia.

Além disso, ao ampliar o leque de áreas de atuação do Direito no escritório, a busca por novos clientes ficará bem mais rápida e simples. Por essa razão, um curso de especialização deve ser considerado um investimento estratégico — e não apenas uma despesa.

Ganhe mais qualidade em seu networking

Com uma pós-graduação em Direito, inevitavelmente você vai conhecer pessoas interessantes para seu progresso profissional. Colegas e professores podem indicar tanto vagas de emprego quanto novos clientes.

Afora isso, o contato com os educadores — geralmente profissionais de destaque no mercado — acaba sendo útil em toda a carreira. Isso acontece não apenas por meio de indicações como também pelo aprimoramento da qualidade do trabalho, que passa por um refinamento significativo. Ao conhecer pessoas com experiências diferentes das suas, certamente sua evolução e seu crescimento serão favorecidos.

Aprenda a teoria e a prática

Ao contrário do que acontece com a graduação, na qual os ensinamentos são majoritariamente voltados à teoria, na pós você recebe um aprendizado que une a prática aos conceitos e princípios do Direito.

Ao mesmo tempo em que você vai ler grandes obras, assistir às aulas de professores renomados e fazer pesquisas relevantes, também será necessário a elaboração de trabalhos em conjunto com outros colegas. Com essa interação, até mesmo a sua oratória jurídica tende a se desenvolver mais.

Fique mais preparado para prestar concursos públicos

Muitas carreiras públicas são exclusivas dos profissionais graduados em Direito: magistratura, defensor público, promotores, procuradores etc. Para passar no concurso, uma pós vai ajudar muito.

Isso por causa do conteúdo adquirido e também pelo fato de que, em muitos processos seletivos públicos, há provas de títulos. Nesse contexto, ter uma especialização vai significar mais pontos em sua média final. O Direito Constitucional e o Direito Administrativo, por exemplo, são temas que caem de forma recorrente nas provas das principais bancas examinadoras.

Esteja habilitado para a carreira acadêmica

Poucos profissionais da área jurídica percebem o quanto a carreira de professor de Direito em universidades pode ser promissora. Nos últimos anos, tem aumentado a procura por especializações, por todos esses motivos que acabamos de mencionar.

Nesse contexto, investir na qualificação profissional pode facilitar sua evolução por esse caminho, uma vez que, para atuar em uma instituição de qualidade, pelo menos uma pós você terá de apresentar.

Como você pôde perceber, a pós-graduação em Direito traz sólidos benefícios para sua carreira. Essa especialização lhe dará uma formação de relevância, mais prestígio no mercado e, como consequência, ganhos mais altos.

Ficou interessado? Quer saber mais? É muito fácil: entre em contato com o Cejur (Centro de Estudos Jurídicos da Faculdade Unyleya)! Esperamos por você!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD